Como responder às perguntas mais difíceis numa entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Saiba como responder às perguntas mais comuns e mais difíceis da entrevista de emprego. Mais do que responder, é importante saber responder de forma a aumentar as suas chances de ser contratado.

Pode me falar um pouco sobre você?

Para responder ao pedido de falar sobre você na entrevista de emprego deve falar sobre a sua experiência profissional, mencionando os bons resultados que teve (o que pode fazer pela empresa) e dar uma pista do seu plano para o futuro.

Quais os seus defeitos?

Aponte alguns defeitos pessoais mas mostre como os pensa contornar brevemente. Fique com exemplos de defeitos para a entrevista e com uma proposta de resposta sobre os defeitos.

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Apesar de não saber de futurologia pode traçar um plano realista para o seu futuro, mostrando que está interessado em fazer carreira na área. Veja como responder exemplarmente à pergunta como se vê daqui a 5 anos.

Qual a sua profissão de sonho?

Aproveite para mostrar a sua criatividade ao responder a esta pergunta, ou para planejar o futuro com esta profissão em mente.

Porque está interessado em trabalhar na nossa empresa?

Recorra à motivação e à satisfação pessoal para responder à pergunta porque está interessado em trabalhar nesta empresa. Esta é também uma oportunidade de mostrar o que sabe sobre a empresa.

Qual o animal que gostaria de ser?

Não pode dizer que gostaria de ser uma preguiça e não fazer nada por semanas, ou de ser um leão, para devorar o entrevistador. Escolha um animal pelas suas características de acordo com a oferta de trabalho. Confira o significado dos animais para uma entrevista de emprego.

O que aconteceu neste intervalo sem trabalhar?

As pausas nas datas da experiência profissional podem ser prejudiciais ao candidato. Aproveite para contar o que fez de útil nas alturas sem trabalhar, como trabalho voluntário, apoio familiar, cursos e formações.

Porque o devemos contratar?

Para responder a esta pergunta volte ao anúncio de emprego e faça a questão de garantir que tem todas as competências pedidas. Mesmo que não possua todos os requisitos, deve mostrar o quanto pode ser valioso para a empresa numa determinada área ou tarefa. Utilize as características que o recrutador mais valoriza para construir a sua resposta.

Qual a razão de deixar o trabalho atual?

Não entre em areias movediças ao falar mal do atual empregador. O que o recrutador quer descobrir é se houve algo errado no seu comportamento e que possa acontecer novamente. Refira que não tinha espaço para crescer ou novos desafios para enveredar no antigo emprego. Fique com mais exemplos de como responder a esta pergunta.

Qual a sua maior conquista?

Uma forma de encontrar a sua maior conquista é olhar para o seu currículo. Certamente que colocou no curriculum vitae os melhores momentos da sua carreira, assim como as principais tarefas desempenhadas.

Qual o salário tem em mente?

Por mais que se tenha destacado nas anteriores respostas ainda tem um grande desafio pela frente: apontar um salário para você. O ideal é sondar com antecedência trabalhadores da empresa e estar a par dos salários praticados na área, não esquecendo de se fazer uma avaliação à experiência pessoal e à qualidade do próprio trabalho. Fale num valor realista para a empresa, para o cargo e para as suas capacidades, mas refira que está aberto a negociações, já que existem até várias coisas que se podem negociar além do salário.

Veja também como se comportar numa entrevista de emprego.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.