Como Responder à Pergunta Como Você se vê Daqui a 5 anos


Como você se vê daqui a cinco anos, ou onde você se vê daqui a cinco anos, é uma questão da entrevista de emprego que pode deixar um candidato sem saber o que dizer. Para não ser pego desprevenido, veja algumas ideias de como responder a essa pergunta.

Perspectivas de futuro

Não encare esta questão como uma pergunta boba. O recrutador quer saber se o candidato tem uma visão de futuro, se ele está realmente interessado na área ou se está apenas de passagem, e se o investimento que vai fazer nele em treinamento vai valer a pena.

Posição de liderança

Uma resposta normal para esta pergunta é afirmar que se deseja estar numa posição de chefia, no lugar do entrevistador, mas esta resposta pode causar polêmicas, principalmente em empresas pequenas, onde não há lugar para subir na carreira ou para tirar o lugar de gerentes e diretores.

Desenvolver projetos

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê tralhando na área, desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê a desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar.

Aprendizagem

Pode referir como o emprego atual é importante para aprender e para subir degraus na sua carreira, e que deseja que ele garanta a sua realização profissional e pessoal. Pode falar na vida a nível geral, e não somente do contexto profissional. Pense nos conhecimentos que espera desenvolver nos próximos anos e imagine o que eles vão permitir que você faça.

Fazer carreira e ajudar a empresa

Tente traçar um plano realista para o seu futuro e mostrar que está interessado numa carreira e não num emprego. Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê a contribuindo para o sucesso da empresa, já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.