Porque está interessado em trabalhar na nossa empresa? Como responder


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Provavelmente já ouviu a pergunta: porque está interessado em trabalhar na nossa empresa? Ou: porque quer este emprego?

Pode parecer uma pergunta inocente mas ela é muito importante para a avaliação do candidato, razão pela qual não deve ser subestimada. Não existe uma resposta certa a essa pergunta, mas existem diferentes formas de responder bem, como as seguintes.

Aptidões e integração

Demonstre que os seus conhecimentos e sua experiência profissional casam com a vaga que está se candidatando e que elas beneficiariam a empresa a curto prazo. Uma das coisas que o recrutador quer saber, é se o candidato tem as competências necessárias para o trabalho. Sublinhe que acha que pode realmente fazer a diferença, com todo o seu conhecimento e com as condições que vão ser dadas.

Motivação e satisfação pessoal

Diga que se vê facilmente no papel do cargo que é candidato e que beneficiaria com este trabalho a nível profissional e pessoal.

Cultura da empresa

Explique que admira a cultura da empresa e que se identifica com ela, precisando de pouco tempo para se integrar.

Pode ter de dar exemplos, por isso pesquise sobre a cultura da empresa com antecedência. Esta pergunta testa também o nível de conhecimento do candidato sobre a empresa.

Gosto da empresa...

Pode elogiar a empresa em determinados aspetos, para além da cultura, colocando o interesse em primeiro lugar na empresa, e não em você. Mencione o ambiente, a organização, a missão, os valores, entre outros.

Grande oportunidade de...

Outra opção é referir que esta é uma grande oportunidade, seja para explorar as suas capacidades e crescer profissionalmente, ou para fazer parte de uma organização com a qual sempre quis trabalhar, etc. O essencial é transmitir que esta é uma oportunidade de crescimento, com futuro, quer para o candidato, quer para a empresa.

Saiba como responder a mais perguntas difíceis da entrevista de emprego.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.