Como Conhecer a Cultura de uma Empresa


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Conhecer a cultura organizacional de uma empresa é importante para se destacar da concorrência num processo de recrutamento. É essencial pesquisar sobre uma empresa antes da entrevista de emprego mas para conhecer a cultura de uma empresa não basta navegar no seu website, que pode ser na verdade um florido de marketing.

Falar com colaboradores

Se conhecer colaboradores dentro da empresa, estes são a sua melhor fonte para saber como a empresa funciona, como ela recompensa os seus trabalhadores, qual o seu ritmo de trabalho, o seu nível de rotatividade, de ética, e o que ela preza no trabalho.

Falar com clientes e fornecedores

Quem faz negócios com a empresa também lhe pode dar pistas sobre a atuação desta entidade.

Ler a revista

Pode encontrar mais sobre a cultura de uma empresa na sua revista institucional (quando existente). Nela consegue descortinar melhor os valores da empresa, assim como as suas parcerias, os seus resultados, projetos e todo o tipo de informações úteis.

Organograma

Enquanto espera pela sua vez na entrevista de emprego, além de ler a revista na sala de espera pode verificar se existem organogramas nas paredes, nomes de colaboradores e outras informações sobre as suas pessoas. Isto permite descobrir se é uma empresa com uma hierarquia vincada, centralizada.

Recursos humanos

O departamento de recursos humanos é o local por excelência onde pode pedir informações sobre a cultura organizacional da empresa.

Redes sociais

Se prestar atenção também à empresa nas redes sociais consegue saber se o ambiente de trabalho é animado, se a empresa realiza eventos para juntar os colaboradores, se tem um papel social ativo, entre outros.

Conhecer a cultura de uma empresa ajuda-o a responder à pergunta porque quer trabalhar na nossa empresa.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.