5 dicas incríveis para as informações adicionais do seu currículo!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A seção de informações adicionais do seu currículo serve para incluir itens que não se encaixam nas outras seções, mas que são relevantes para a vaga. A seguir, algumas dicas sobre como tratar essas informações para causar um bom impacto. Confira!

1. Personalize o título

Por se tratar de uma seção comum nos currículos, o título “informações adicionais” pode acabar por não chamar a atenção do recrutador. Procure usar a imaginação e crie um título único, capaz de se destacar no meio da multidão.

Alguns exemplos de títulos alternativos para a seção de informações adicionais:

  • Palestras e workshops realizados
  • Artigos publicados
  • Atividades como voluntário
  • Prêmios e reconhecimentos conquistados
  • Atividades como afiliado

2. Procure condensar informações repetidas

Se você possui um número elevado de itens relacionados para colocar nas informações adicionais, procure citar os totais em vez de listar um por um. Assim, você aproveita melhor o espaço sem perder informação.

Se participou cinco vezes em um trabalho voluntário onde desenvolveu competências de relacionamento interpessoal, evite indicar em detalhe cada uma das vezes. Cite o total de vezes acompanhado do período em que elas ocorreram. Por exemplo:

5 vezes voluntário na arrecadação de recursos para a ONG Abecedário entre 2011 e 2013.

3. Inclua palestras realizadas

Se a sua profissão exige a oratória, incluir uma lista com as palestras realizadas pode adicionar grande valor ao CV. As empresas valorizam a capacidade de comunicação e a habilidade de falar em público.

palestra

Indique o tema apresentado, a data de realização, o local e, se possível, quantas pessoas assistiram. Se existirem resultados alcançados com a palestra, cite-os de forma resumida.

4. Cite suas publicações

Se durante a sua carreira você de alguma forma publicou algum artigo, pode mencionar na seção de informações adicionais. Dependendo do caso, isso pode pesar positivamente para a sua candidatura.

Um profissional com artigos publicados tende a ser visto como um expert na sua área de atuação, mesmo que tenha publicado por conta própria. Pode ser um e-book (livro digital) ou artigo em blog ou site.

5. Adicione depoimentos

Você pode aproveitar para incluir alguns depoimentos a respeito da sua atuação como profissional.

Peça para alguns colegas darem um depoimento a respeito do período em que trabalharam com você. Limite o texto a apenas uma linha para não ficar extenso. Solicite a autorização deles para incluir nome e e-mail no seu currículo.

Não exagere nas informações adicionais

É comum encontrar profissionais que incluem a seção de informações adicionais apenas para deixarem o currículo mais visualmente atrativo. Como se o design do documento pudesse garantir uma vaga.

Se você incluiu a seção de informações adicionais porque o CV estava pequeno, pondere a respeito de remover a informação. Use sempre o bom senso na hora de redigir seu currículo.

As informações adicionais devem sempre agregar valor para a vaga alvo.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.