10 dicas poderosas para ampliar o seu autoconhecimento!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Autoconhecimento é a capacidade de observar a si mesmo, nas várias dimensões da vida. Através deste processo, nos tornamos capazes identificar claramente obstáculos e desafios particulares que podem contribuir para o nosso desenvolvimento.

Com o aumento do autoconhecimento, nos tornamos menos propensos a embarcar em ideias, planos e projetos que não estão alinhados conosco.

O autoconhecimento nos faz otimizar o nosso tempo e energia. Se você deseja saber mais sobre você, acompanhe o nosso artigo.

1. Aprenda a meditar

A meditação é uma das formas mais antigas de ampliar o seu autoconhecimento. Através da sua prática constante, conseguimos estimular a nossa capacidade de observar nossos pensamentos.

A partir da observação dos nossos pensamentos, nos tornamos capazes de identificar os padrões mais comuns que ocorrem. Sem esta capacidade de observação, funcionamos no piloto-automático sem muita possibilidade de transformação.

A prática da meditação não exige muito tempo ou um espaço isolado, confira neste vídeo como é possível meditar em um instante.

2. Pratique o silêncio

Vivemos em um mundo onde somos bombardeados por estímulos sensoriais o tempo todo. Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, esta tendência cresceu de forma exponencial.

Procurar permanecer em silêncio de forma consistente, ajuda a fortalecer a presença no momento presente. Portanto, reserve algum momento do seu dia para desligar o celular e o computador. Permaneça em silêncio, mesmo que seja por alguns minutos.

Assista esta palestra com Francisco Kaiut onde ele demonstra a relevância do silêncio como caminho para descobrirmos quem somos emocionalmente.

3. Preste atenção à sua linguagem corporal

Defina um dia da sua semana para ficar atento para alguma postura corporal. Preste atenção se existe alguma postura assumida em reação à algum evento. Você pode descobrir que alguns estados emocionais podem ser reforçados pelas posturas.

Por exemplo: cruzar os braços ou as pernas pode ter vários significados. Mas procure observar se você o faz diante de alguma frustração ou sentimento de inferioridade. Assim, poderá identificar quais posturas podem ajudar e quais atrapalham.

4. Faça um inventário dos seus valores

Para se conhecer melhor é imprescindível conhecer os seus valores. Sem este conhecimento, passamos pela vida sem uma ferramenta para nos indicar o caminho adequado, sem se deixar enganar pelos valores das outras pessoas.

A partir de algumas perguntas, é possível identificar claramente quais são os seus valores. Deixamos aqui alguns exemplos para ajudar a identificar os seus:

  • Como você usa o seu tempo?
  • O que você não deixa de fazer, independente das condições externas?
  • Em que áreas você é mais disciplinado?
  • Sobre o que você conversa em situações sociais?
  • Quais são os temas que você gosta de ler ou de aprender?

Diante do conjunto de respostas de cada pergunta, você pode notar quais são os itens que se repetem. Muito provavelmente os resultados vão configurar a sua lista de valores.

5. Conheça a sua personalidade

Entender como a nossa personalidade funciona é um grande passo para o ganhar autoconhecimento. Existem diversos sistemas de mapeamento da personalidade que podem contribuir com este aprendizado.

Idealizado por Isabel Briggs Myers, e sua mãe, Katharine Briggs, o MBTI é uma destas ferramentas. Ao destacar os pontos fortes e as armadilhas de cada um dos 16 tipos de personalidade, podemos contar com a informação necessária para o desenvolvimento de cada pessoa.

6. Faça pausas periódicas

Independente da sua área de atuação, procure realizar pausas periódicas na sua rotina de trabalho. Reserve um tempo para estar com você mesmo e aproveite para mudar a sua perspectiva, seja lá qual for.

Seja no trabalho ou durante os estudos, você pode usufruir dos benefícios das paradas sistemáticas ao utilizar a técnica Pomodoro. Ela consiste em dividir os tempos em fatias de 25 minutos intercalados com pausas de 5 minutos.

Conforme avançamos no uso da técnica, somos capazes de compreender melhor os nossos limites. Assim também podemos avaliar os efeitos das breves pausas na nossa produtividade no dia a dia.

Saiba mais Como aumentar a produtividade nos estudos com a técnica pomodoro

7. Utilize regularmente a roda da vida

A roda da vida é uma ferramenta capaz de indicar o nível de satisfação nas diversas áreas da vida. Ao criar o hábito de fazer uma roda da vida periodicamente, podemos ampliar o nosso conhecimento ao identificarmos as áreas negligenciadas.

A roda da vida consiste em um círculo dividido em fatias de alguns setores da nossa vida. Podem existir fatias da área pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida, por exemplo.

8. Crie o hábito de escrever

imagem homem escrevendo
Mantenha o hábito da escrita para aumentar o seu autoconhecimento

Escrever sobre os nossos estados de ânimo, pode contribuir muito para o nosso autoconhecimento. Ao colocarmos nossos pensamentos e sentimentos no papel, criamos uma distância que permite investigá-los posteriormente.

Reserve um momento do seu dia para manter a prática da escrita. Pode ser no final do dia, antes de se deitar. Ou se preferir, logo pela manhã após acordar. O importante é criar o hábito e usar a escrita como forma de descarregar o seu cérebro e o seu coração.

9. Avalie seus pontos fortes e pontos fracos

Separe um tempo para fazer uma avaliação dos seus pontos fortes e dos pontos fracos. Você pode contar com ajuda da ferramenta SWOT, sigla derivada dos termos em inglês: Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Após dividir uma folha de papel em quatro partes da análise SWOT, procure listar cada uma das áreas sem julgamento. Ao finalizar, você terá em suas mãos uma fotografia do seu estado atual. Peça para alguém da sua confiança analisar os resultados, assim você garante a imparcialidade.

10. Realize exercícios de respiração

A respiração consciente é uma prática ideal quando notamos que vamos nos desequilibrar emocionalmente. Conforme praticamos, entendemos melhor os nossos gatilhos emocionais e aprendemos como apaziguar os seus efeitos.

Basta focar a atenção na sua respiração durante alguns instantes. Você pode optar por prestar a atenção no ar que entra pelas suas narinas. Ou pode focar a atenção nos seus movimentos abdominais. Não importa qual o aspecto escolhido, o principal é manter sua atenção nela.

Você pode contar com a ajuda de uma imagem para acompanhar a inspiração e a expiração.

Conheça alguns livros para ampliar o seu autoconhecimento

Também podemos ampliar o nosso autoconhecimento através da leitura. Existem inúmeros autores que contribuem para o tema, destacamos aqui alguns deles.

Inteligência emocional - Daniel Goleman

Ao introduzir o conceito de uma mente emocional, o autor nos leva a descobrir a importância de ampliar a consciência das nossas emoções. Muitas vezes, o sucesso e o fracassos estão associados ao baixo nível de inteligência emocional.

O poder do agora - Eckhart Tolle

Passamos a maior parte do nosso tempo lembrando o passado e nos preocupando com o futuro. No livro, o autor mostra a importância do momento presente. Ao mesmo tempo em que a mensagem do livro é simples, ela aponta para o grande desafio dos tempos modernos.

O poder do hábito - Charles Duhigg

O autor demonstra através de vários casos práticos que ao focar nos padrões que moldam as nossas vidas, podemos transformar os nossos hábitos. Permitindo desta forma um novo entendimento da natureza humana.

Por que fazemos o que fazemos - Mario Sérgio Cortella

O estabelecimento de uma vida com propósito, encontrar motivação em tempos de crise e a importância de valores como lealdade, são alguns dos temas abordados pelo autor. Livro fundamental para quem procura por realização na carreira, sem descuidar da vida pessoal.

O efeito sombra - Deepak Chopra e Marianne Williamson

Descobrir mais a respeito do nosso lado obscuro, faz parte do nosso autoconhecimento. O objetivo do livro é desvendar toda a energia que existe no nosso lado sombra. Em vez de pensar que a obscuridade pode te dominar, aprenda a usar este lado a seu favor.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

No livro, o autor dá indicações sobre os 7 hábitos que permitem alcançar o equilíbrio interior e o sucesso. Assim, ele oferece ferramentas para a mudança e o desenvolvimento de pessoas nos campos afetivo, familiar e profissional.

A coragem de ser imperfeito - Brené Brown

A autora aborda temas que costumam ser evitados como medo, vergonha e imperfeição. Ao fugirmos de algumas emoções classificadas como negativas, nos fechamos para experiências com potencial positivo. Para alcançar uma vida plena, devemos lidar com os dois lados da moeda.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.