A linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Nem só do seu currículo e do que diz depende uma oportunidade de emprego. Porque os gestos também revelam muito sobre você, saiba qual a linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego.

Como cumprimenta, como se move, como se senta e como olha. De todas estas manifestações do seu corpo vai depender o seu futuro profissional. Se prepare e estude a linguagem corporal a adotar na entrevista.

1. Dê um aperto de mão firme

Não tome a iniciativa de cumprimentar, devendo aguardar que o entrevistador o faça. E a melhor forma que tem de retribuir é com um aperto de mão firme.

2. Sorria

Há candidatos mais sérios e outros mais bem-dispostos, mas da linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego deve sempre fazer parte uma expressão sorridente. Demonstra otimismo e entusiasmo.

3. Mantenha a cabeça erguida

Não se trata aqui de uma pose altiva, mas apenas de se manter com a cabeça levantada e os ombros ligeiramente chegados atrás. É uma postura que demonstrará confiança da sua parte. Se a isto juntar uma discreta inclinação para a frente estará a revelar atenção ao recrutador.

4. Sente-se direito mas flexível

Manter-se direito enquanto é entrevistado é o ideal, em vez de uma postura demasiado descontraída como se estivesse no café com os amigos. Mas como em tudo na vida, “nem 8 nem 80”, por isso não permaneça demasiado rígido. Reaja com movimentos corporais discretos em alguns momentos da entrevista.

5. Coloque ambos os pés no chão

Sem que a sua posição se assemelhe a uma estátua, mantenha os pés assentados no chão, paralelos. É a linguagem corporal adequada a uma entrevista de emprego, ao contrário das pernas cruzadas ou a balançar.

6. Olhe o entrevistador

Olhe o entrevistador nos olhos durante a maior parte do tempo. Mantenha o contato visual se quer demonstrar interesse e confiança. Mas tendo o cuidado de evitar que o seu olhar direto seja encarado como intimidatório. A falta de contato visual é o erro de linguagem corporal mais grave cometido em entrevista.

7. Tenha as mãos visíveis

Mesmo que não seja pessoa de gesticular, numa entrevista de emprego deve manter as mãos visíveis e descontraídas. Seja sobre a mesa ou sobre o próprio colo, é sempre melhor do que esconder ou cruzar os braços. Unir os dedos das duas mãos passará uma imagem de autoridade e de confiança.

Veja também: Como se comportar numa entrevista de emprego

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.