10 dicas para arrasar na entrevista para o primeiro emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Quem está à procura do primeiro emprego, pode ficar apreensivo com a sua primeira entrevista. Várias dúvidas podem assombrar a mente de quem se encontra nesta situação. Afinal, você dará início à tão sonhada carreira. Respire fundo, procure se acalmar e leia as dicas abaixo que vão ajudá-lo a se preparar para este momento único da sua vida profissional.

Siga nossas dicas e saiba como se sair bem na entrevista!

1. Investigue a vaga e a empresa

Procure estudar todas os requisitos necessários para a vaga em questão. Procure construir um discurso em que você possa alinhar sua experiência de vida com as habilidades exigidas pela vaga.

Visite o site da empresa e estude a história, a missão, o que fazem, quais os produtos ou serviços são oferecidos e a política interna. Pesquise também pelo nome da empresa nas redes sociais.

Esforce-se para descobrir pontos na sua experiência acadêmica que coincidam com a realidade da empresa. Isso ajudará você a adequar suas respostas na entrevista de acordo com as expectativas da organização.

2. Vista-se de forma adequada

vestimenta adequada

Use o bom senso na hora de decidir a roupa. Evite usar calças jeans e tênis se está se candidatando para um estágio em uma empresa de advocacia. Também não vá de terno e gravata para uma vaga de web designer naquela startup descolada.

Procure por fotos dos colaboradores no ambiente de trabalho no site da empresa. Assim, você pode descobrir o dress code adequado. Mas caso não tenha certeza, opte por um traje mais social. Aproveite e saiba o que não vestir em uma entrevista.

3. Estude o seu currículo

Leve uma cópia impressa do currículo que foi enviado para a vaga. Se está enviando versões adaptadas do currículo para várias vagas, tome cuidado para não levar uma versão diferente da que o recrutador tem em mãos.

Procure marcar os pontos importantes que você considera imprescindíveis para mencionar na entrevista. Assim, você livra a sua mente da possibilidade de esquecer de dizer alguma coisa relevante.

4. Prepare uma narrativa

Dedique um tempo para preparar uma narrativa para perguntas como “Fale um pouco sobre você” ou “Por que você deve ser contratado?”. Use como diretriz os motivos que lhe conduziram a tomar as decisões que tomou.

Por exemplo, por que você escolheu entrar para um determinado curso ou qual o motivo do seu interesse pela vaga.

Procure ser objetivo. Prepare respostas que durem no máximo três minutos. Se for falar a respeito de algum item que consta no seu currículo, fale de forma a aprofundar um pouco o assunto.

5. Ensaie a entrevista

Use a câmera do celular para gravar um ensaio da entrevista. Se possível, peça para um familiar ou amigo ajudar nesta tarefa. Desta maneira, você terá uma ideia concreta a respeito de como está se saindo.

Assim, poderá fazer correções no tom de voz e postura caso seja necessário.

6. Seja pontual

A pontualidade é muito valorizada nas entrevistas de emprego. No dia da entrevista, procure chegar pelo menos 15 minutos antes do horário combinado.

Se você não conhece a localidade onde será realizada a entrevista, avalie se não seria interessante fazer o caminho alguns dias antes. Caso decida fazer isso, marque o tempo necessário para fazer o trajeto.

7. Desligue o celular

desligar o celular

Antes de começar a entrevista, tenha a certeza de que desligou o celular.

Nada pior do que ser interrompido por uma ligação ou pelo som de alertas de redes sociais durante a entrevista.

8. Esteja atento para os vícios de linguagem

Fique atento para os vícios de linguagem e o uso de gírias. Muitas pessoas têm como hábito de falar “tipo”, “tipo assim” ou “do tipo” em cada uma das frases que fala.

Outro vício comum é terminar frases com “né”. Além disso, o uso de termos como “cara”, “pô” ou “tá" devem ser evitados. Procure responder de forma natural e esteja atento ao estilo de linguagem do recrutador, adequando seu discurso ao dele.

9. Cuidado com a linguagem corporal

Procure manter o contato visual com o entrevistador durante a entrevista. Evite cruzar os braços ou colocar as mãos no bolso. Estes movimentos podem significar sinais de insegurança.

Por isso, saiba como se comportar. Mantenha suas mãos sempre visíveis e gesticule apenas o suficiente para se fazer entender. Ao cumprimentar, seu aperto de mão deve ser firme. Aguarde que o movimento do cumprimento seja iniciado pelo entrevistador.

10. Envie um e-mail

Após a entrevista, envie um e-mail de agradecimento pela oportunidade. Esta é uma prática que demonstra gratidão e cordialidade. Também permite marcar sua presença com a empresa.

Caso o recrutador tenha fornecido uma data para uma resposta, anote no calendário e após o prazo entre em contato para saber como anda o processo.

As 13 perguntas mais comuns na entrevista de emprego

As perguntas a seguir podem ser frequentes tanto na entrevista do primeiro emprego como em entrevistas subsequentes.

  • Fale um pouco sobre você
  • Quais são os seus defeitos?
  • Dê 3 exemplos de defeitos seus
  • Dê 3 exemplos de qualidades suas
  • Por que está interessado em trabalhar na nossa empresa?
  • Por que você deve ser contratado?
  • O que o diferencia dos outros candidatos?
  • Como você reage às críticas?
  • Onde se vê daqui a 5 anos?
  • Qual é o emprego dos seus sonhos?
  • Que animal gostaria de ser?
  • Que salário considera justo?
  • Qual foi o último livro que leu?

Caso queira se aprofundar no assunto e estudar as respostas mais comuns para estas e outras perguntas, leia também os artigos abaixo. E muito sucesso!

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.