10 perguntas a fazer na entrevista de emprego


A entrevista de emprego não é só um teste para você, é um teste também para a empresa. É importante, para eles, compreenderem se é o candidato ideal, mas é também importante, para você, perceber se esta é a oportunidade ideal.

Mais do que isso, fazer as perguntas certas pode fazer toda a diferença na impressão que deixa nas pessoas que estão recrutando. Ao fazer mostra proatividade e interesse. Veja aqui perguntas que um candidato pode e deve fazer numa entrevista de emprego.

Sobre a posição a que se candidata

1. “Quais os maiores objetivos desta posição? Que metas gostaria que alcançássemos nos próximos 6 meses?”

Esta pergunta revela vontade de responder às expetativas, mostrando que gosta de trabalhar cumprindo objetivos e que tem abertura para trabalhar em conjunto de modo a alcançarem as metas propostas.

2. “Quais as possibilidades de progressão de carreira?”

Esta pergunta demonstra interesse de longo prazo, comprometimento e desejo de progredir dentro da empresa.

3. “Como é o típico dia de trabalho?”

Esta é uma das perguntas mais importantes. Imagine que é um pessoa bastante sociável, mas grande parte das tarefas nesta posição se fazem individualmente. É importante entender se as principais tarefas se adequam à forma como gosta de trabalhar.

4. “Onde está a pessoa que estava nesta posição e quanto tempo se manteve na empresa?”

Saber onde está a pessoa que se encontrava na posição a que se candidata vai ajudar a compreender qual o passo de carreira possível, após o desempenho desta função. Deve também tentar compreender quanto tempo a pessoa esteve na posição e quais foram as razões que levaram à sua saída (foi promovida? despedida?).

Sobre o projeto e a equipe

5. “Quais os maiores desafios ou problemas nesta função?”

Ao fazer esta pergunta, vai mostrar que quer saber qual o principal problema a resolver ou a enfrentar nesta posição de trabalho, de forma a poder agir com mais rapidez.

6. “Quem faz parte da equipe?”

Tente perceber quantas pessoas fazem parte da sua equipe, qual o seu background de formação e experiência profissional e há quanto tempo estão na empresa. Quanto mais diversa a equipe, melhor para você.

7.“Com que departamentos vou lidar mais?”

Tente ainda perceber quais as relações mais importantes que vai ter de estabelecer dentro da empresa, mas fora da sua equipe.

Sobre a empresa

8. “Quais as maiores vantagens de trabalhar aqui? Quais são os pontos positivos?”

O entrevistador deve ser capaz de vender a empresa que está representando. Tente entender se os pontos positivos são o que mais valoriza numa empresa.

9. “Quais os valores mais importantes da cultura da empresa?”

Os valores da cultura de uma empresa são mais importantes do que aquilo que imaginamos. Perceber se a empresa valoriza mais o trabalho em equipe ou a competição, por exemplo, pode ser um ponto essencial para decidir se aquela é uma vaga adequada a você.

10. “Quais são os maiores desafios nesta vaga e na empresa em geral?”

Você vai poder mostrar que está interessado em compreender a empresa, e qual o seu papel no todo da organização.

Leia mais perguntas a fazer na próxima entrevista de emprego.