Livros para Entrevista de Emprego


Qual foi o último livro que leu? O que você está lendo neste momento? Qual o seu livro preferido? Estas são algumas das perguntas relativas a livros que pode ouvir em entrevista de emprego, para as quais deve estar preparado.

Qual o interesse da pergunta

Os livros que o candidato lê dão algumas pistas sobre os seus gostos e interesses. O livro pode ser um indício de que o candidato quer aprender sobre algo e melhorar o seu nível de conhecimento, se aperfeiçoando numa determinada área.

A sua última leitura pode ser um livro desinteressante que o ajuda a adormecer melhor e que pouco dirá sobre os seus interesses mas o seu livro preferido já pode dizer muito sobre si.

Como responder

Deve ser sincero na sua resposta pois podem pedir a sua opinião sobre o livro. Mais importante do que o livro em si é a sua capacidade de análise ou de síntese da obra.

Caso não se lembre de algum livro em especial tente citar livros técnicos da área a que se candidata que tenha lido no passado, como na universidade, por exemplo. Veja alguns livros sobre o mundo dos negócios.

Mesmo que o livro não se relacione diretamente com a área, convém saber falar sobre o livro e explicar o interesse que você vê nele.

Citar livros muito populares não vai trazer muitas vantagens em relação aos outros candidatos. Alguns livros podem até mesmo dar uma imagem menos adulta ou educada.

Exemplo de resposta

“O último livro que li foi "Wikinomics - Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o seu Negócio". Os autores mostram uma interessante visão sobre as colaborações em massa na sociedade atual, onde todos nós podemos ser importantes para o desenvolvimento da economia.”