Como responder aos defeitos em entrevista de emprego


Listar defeitos numa entrevista de emprego pode ser complicado. Normalmente, falar em qualidade é bem mais simples do que os defeitos, o que pode resultar em uma armadilha.

Para se sair bem falando sobre as suas fraquezas, além de auxiliar em analisar nestes pontos e não ser prejudicado frente aos recrutadores, damos algumas dicas abaixo.

1. Fugir a clichês

Fuja dos clichês que se usam em entrevista de emprego, como "sou muito perfeccionista" ou "sou um viciado em trabalho". Se realmente quer apontar estes defeitos, então contorne a situação, dizendo frases como “às vezes gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.” 

Muitos recrutadores consideram que utilizar uma "qualidade enfeitada de defeito" demonstra a falta de sinceridade e auto-análise do candidato.

2. Demonstrar uma reação positiva

O objetivo do entrevistador com esta pergunta é saber até que ponto o trabalhador consegue identificar problemas e como os contornar, assim como ter uma noção de que tipo de pessoa contará na empresa, e como ela se dará no trabalho em equipe.

Convém ser sincero na resposta mas não em demasia, se quiser ficar com o lugar (isto no caso do seu defeito ser muito grave, como a falta de pontualidade). Seja humilde na resposta, mostrando vontade de superar os seus defeitos. Também pode dizer como já começou a lutar (ou como já conseguiu vencer) as suas fraquezas.

3. Dar a resposta que se quer ouvir

Não existe uma resposta certa para os defeitos, na verdade. O essencial será mostrar determinação em vencer os desafios pessoais e em evoluir como pessoa e como trabalhador. Tente orientar os seus defeitos para o cargo em questão e para as suas funções.

Também pode falar nos defeitos no passado, mostrando que já os ultrapassou ou que está em vias de os ultrapassar. Tornar algo negativo em positivo através do trabalho deve ser a sua preocupação ao responder a esta pergunta do recrutador.

Saiba também como falar sobre você mesmo em entrevista de emprego.

Exemplos de respostas

  • Ser organizado não é o meu ponto mais forte mas encontrei uma forma de gerenciar o tempo e tarefas que realmente melhorou a minha capacidade de organização.
  • Às vezes gasto demasiado tempo numa tarefa, ou faço tarefas que podiam ser delegadas. Nunca falho um prazo, mas gosto de me certificar que tudo fica bem feito.
  • Tinha dificuldades em fazer cálculos mas tenho treinado muito e já estou muito melhor.
  • Quando era estudante tinha tendência a deixar os trabalhos para a última hora, já que trabalho melhor sob pressão, mas recentemente aprendi a gerenciar as tarefas e o tempo de forma mais eficiente.

Veja alguns exemplos de qualidades para a entrevista de emprego.