7 Qualidades para mencionar na entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Ainda não tem as qualidades para a entrevista de emprego na ponta da língua? Listar os defeitos e as qualidades em uma entrevista de emprego é uma prática muito comum. Normalmente são pedidas ao candidato três qualidades e também três defeitos na entrevista de emprego.

Analise, antecipadamente, aquelas que mais fazem parte de seu potencial, e também as que são mais vantajosas conforme a vaga que está concorrendo. Listamos abaixo algumas opções que podem ajudar.

1. Organização

Um exemplo de qualidade para a entrevista de emprego é a organização. Qual é o recrutador que não gosta de possuir trabalhadores organizados que sabem dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades? Você pode demonstrar que é organizado citando qual o software ou metodologia que você utiliza para lidar com a sua lista de tarefas. Isso ajuda a poupar tempo e como diz o ditado: tempo é dinheiro!

2. Flexibilidade

Uma das qualidades que as empresas mais admiram nos colaboradores é a flexibilidade. Cite essa qualidade quando for perguntado pelas qualidades pessoais em entrevista. Saber dançar conforme a música é essencial nos tempos atuais onde a mudança se tornou uma norma. Mencione um momento, das suas experiências profissionais anteriores, onde você se viu numa situação onde as condições externas mudaram e você as contornou sendo flexível.

3. Sinceridade

Entre as qualidades que as empresas procuram quando contratam um trabalhador é a honestidade. Um trabalhador honesto e com ética profissional é uma garantia para empresa. Lembre-se de que pessoas que escondem seus erros por medo de punição também podem acabar sendo classificadas como não sendo sinceras. Procure, nas suas experiências profissionais, um cenário onde a sinceridade foi decisiva para a solução de uma situação.

4. Criatividade

Também pode falar no seu sentido criativo. Em algumas situações será necessário pensar e agir de forma diferente. Trazer uma visão original para a empresa é uma vantagem. Desde que os constantes avanços da tecnologia tem nos poupado do trabalho repetitivo, a criatividade e inovação tem sido cada vez mais valorizadas. Alguma você vez teve uma ideia brilhante que resultou num corte de custos para alguma empresa onde trabalhou? Anote e lembre-se de mencionar na entrevista.

5. Proatividade

Tem poder de iniciativa e vontade de resolver situações pendentes? Não tem medo de assumir responsabilidades? Então confesse isso mesmo ao entrevistador. O comportamento reativo, do tipo “apagador de incêndios”, embora tenha a sua utilidade, tende a ser menos valorizado. Qual foi a vez em que você agiu de forma preventiva evitando que a sua equipe passasse por um problema?

6. Pontualidade

Se gosta e consegue ser pontual, e cumprir todos os horários, informe isso ao recrutador. Contar com a presença de um colaborador num determinado horário para o exercício de sua atividade é um dos pilares para uma boa relação profissional. Uma carta de apresentação de empregadores anteriores ajuda a comprovar esta qualidade.

7. Sabedoria

Fale da sua experiência adquirida nos vários trabalhos exercidos anteriormente para mostrar como pode ser importante para a empresa. É uma expectativa comum que o profissional que passou por outras empresas traga novas ideias baseadas na sua experiência. Nas empresas por onde passou, era comum que você adicionasse valor com a sua experiência anterior? Liste alguns exemplos e guarde-os para a entrevista.

Três qualidades e três defeitos 

É comum que, durante a entrevista de emprego, o entrevistador peça para listar três qualidade e três defeitos. Num mundo onde o tempo parece se tornar cada vez mais escasso, esta pode ser uma forma rápida de ter uma ideia do perfil do candidato. Esteja preparado para esta situação e mantenha esta lista em mente.

Tente relacionar as qualidades pessoais com as necessidades do trabalho em questão para gerar mais interesse no recrutador.

Veja aqui alguns exemplos de defeitos para a entrevista de emprego.

Pode ser interessante como se comportar numa entrevista de emprego.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.