10 habilidades imprescindíveis na carreira de qualquer profissional


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Independente da atividade exercida, existe um conjunto de habilidades que são consideradas imprescindíveis para qualquer profissão. Podemos afirmar que estas habilidades são expectativas comuns, tanto dos recrutadores como dos líderes.

Não restam dúvidas que a maior garantia de sucesso das empresas está na presença destas habilidades entre seus colaboradores. Portanto, fique atento à lista que preparamos para ajudar na autoavaliação.

1. Autoconhecimento

autoconhecimento

Procurar se conhecer o melhor possível deve ser um objetivo que todo ser humano deve perseguir durante a vida.

Descobrir o que o motiva, quais são os valores que o guiam, bem como reconhecer o que o faz realizado, saber que tipo de impressão você deixa nas pessoas, quais são seus pontos fortes e fracos. Estes são apenas algumas dos temas que ampliam nosso autoconhecimento.

Por que o autoconhecimento é imprescindível?

Um elevado nível de autoconhecimento entre os colaboradores permite diminuir as perdas de tempo e energia. Quando a pessoa se conhece, menor a probabilidade de concordar com algo que não está alinhado com seu sistema de valores, por exemplo.

2. Cooperação

cooperação

A capacidade de agir de forma conjunta com outras pessoas para alcançar um objetivo assume uma importância cada vez maior no mercado de trabalho.

Pessoas que colocam seus interesses acima do interesse do grupo tendem a perder pontos em ambientes onde a liderança é mais participativa ou liberal.

Por que a cooperação é imprescindível?

Com estruturas cada vez menores por conta de avanços tecnológicos ou otimização de custos, a garantia de sobrevivência das empresas está na capacidade de cooperação.

3. Empatia

empatia

Uma habilidade resultante da inteligência emocional, a empatia permite que o indivíduo seja capaz de compreender o estado emocional das outras pessoas.

Esta é uma das habilidades mais importantes para quem deseja desenvolver sua capacidade de liderança. Indiferente da área de atuação, a sensibilidade às necessidades dos outros sempre faz diferença no ambiente de trabalho.

Por que a empatia é imprescindível?

Seja qual for a sua profissão, é muito provável que você trabalhe interagindo com outras pessoas. A empatia é uma competência essencial para o convívio social equilibrado. Nenhum ambiente se sustenta emocionalmente com colaboradores que não conseguem se colocar no lugar do outro.

4. Autocontrole

autocontrole

Outra habilidade resultante da inteligência emocional, o autocontrole emocional permite que a pessoa passe por situações de estresse mantendo o equilíbrio. Todo tipo de trabalho possui seus momentos mais difíceis. Saber controlar a própria reatividade é a chave para desenvolver o autocontrole.

Por que o autocontrole é imprescindível?

Independente da área de atuação, não é agradável conviver com alguém que perde a cabeça e se descontrola diante das adversidades. As lideranças encaram a ausência de autocontrole como um problema sério. Isto porque pode gerar ambientes de trabalho tóxicos, com baixos níveis de produtividade.

5. Relacionamento interpessoal

relacionamento interpessoal

Quanto melhor a habilidade de relacionamento interpessoal de um indivíduo, mais fácil e harmonioso será seu convívio com outras pessoas.Esta habilidade é definida como a forma pela qual nós trocamos experiências e sentimentos.

Por que o relacionamento interpessoal é imprescindível?

A qualidade da interação entre as pessoas no ambiente profissional define o clima organizacional. Existe uma relação direta entre ambientes mais harmônicos e o aumento da produtividade, potencial para inovação e melhoria dos resultados.

6. Comunicação

comunicação

O desenvolvimento da habilidade de comunicação serve para que o indivíduo alcance clareza e objetividade. Seja através da linguagem verbal ou escrita, através de uma boa comunicação nos tornamos capazes de trocar informações com os outros de forma eficiente.

Por que a comunicação é imprescindível?

Vivemos em uma época em que as formas de comunicação se multiplicam dia após dia. Ser capaz de utilizar da melhor maneira a linguagem verbal, escrita e até a corporal é a garantia de que somos compreendidos.

Quando a comunicação não flui dentro de um ambiente profissional, maior é a tendência a erros, retrabalho e atrasos.

7. Integridade

integridade

Em termos simples, a integridade é a capacidade que uma pessoa possui de não se fragmentar. Em outras palavras, não se espera que um indivíduo íntegro diga uma coisa e faça outra, por exemplo.

A integridade também tem relação com o código de conduta que conduz a vida da pessoa.

Por que a integridade é imprescindível?

Um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de equipes é a falta de integridade. Quando um ou mais indivíduos demonstram que não se importam em manter a palavra ou cumprir com o que foi estabelecido, cria-se um ambiente de desconfiança e baixa motivação. O que causa um enorme impacto na produtividade.

8. Flexibilidade

flexibilidade

Flexibilidade é a capacidade de estar aberto para a mudança e novas ideias. Também tem relação com a adaptação diante de novos cenários. Na natureza, observamos a flexibilidade como a capacidade de se dobrar sem se quebrar.

Por que a flexibilidade é imprescindível?

Por causa dos rápidos avanços tecnológicos, os tempos atuais são marcados por constantes transformações, mudanças e inovações. Pessoas inflexíveis tendem a apresentar dificuldades diante dessa realidade.

9. Assertividade

Uma pessoa assertiva sabe lidar com uma situação de conflito sem perder a compostura.
Uma pessoa assertiva sabe lidar com uma situação de conflito sem perder a compostura.

Uma pessoa é dita assertiva quando se expressa de forma afirmativa, sem deixar dúvidas a respeito de sua intenção a respeito do assunto abordado.

Por que a assertividade é imprescindível?

Saber se expressar de forma objetiva, transparente e honesta é uma expectativa comum dos ambientes profissionais.

Nada pior do que um colaborador que usa a ironia e sarcasmo para tentar expressar sua insatisfação. Isto pode tornar o clima organizacional pesado e afetar as relações interpessoais.

10. Autoconfiança

autoconfiança

Autoconfiança é a habilidade de confiar em si mesmo e, desta maneira, agir com segurança. Diretamente relacionada com a autoestima e a capacidade de persistência, a autoconfiança é fruto da história de vida da pessoa.

É através da autoconfiança que a pessoa fortalece sua coragem para realizar projetos na vida.

Por que a autoconfiança é imprescindível?

Indivíduos autoconfiantes acabam por servir como fonte de inspiração para os outros colaboradores da equipe.

Assim, os níveis de motivação tendem a aumentar sensivelmente. Esta é uma das habilidades básicas necessárias para os cargos de liderança. Um líder sem autoconfiança é incapaz de passar o mínimo de segurança para a sua equipe.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.