Saiba o que são soft e hard skills e como influenciam sua carreira


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Atualmente, ouvimos com frequência os termos soft skill e hard skill associados à área de recursos humanos, que avaliam habilidades e competências.

Por isso, é importante sabermos exatamente o que cada um significa para ficarmos bem preparados para os processos seletivos.

Basta uma rápida olhada no dicionário para constatarmos que a palavra em inglês skill tem tradução em português para "habilidade". Com isso, já percebemos que os dois termos tratam de tipos distintos de habilidades.

Entenda o que é cada termo a seguir!

O que são soft skills?

As soft skills podem ser definidas como as habilidades comportamentais utilizadas nos relacionamentos interpessoais e que podem afetar positivamente os resultados. Também é possível afirmar que as soft skills estão intimamente ligadas com a inteligência emocional.

imagem mulheres conversando

Recentemente, os profissionais de recursos humanos notaram que profissionais com soft skills bem desenvolvidas são capazes de afetar os resultados.

Além disso, ficou evidente a relação entre soft skills e hard skills. Para cada hard skill, podem existir várias soft skills que sirvam como alicerce para o pleno desenvolvimento da habilidade técnica.

Exemplos de soft skills:

  • Comunicação
  • Relacionamento interpessoal
  • Resolução de problemas
  • Ética de trabalho
  • Negociação
  • Persuasão
  • Empatia
  • Espírito de equipe

O que são hard skills?

As chamadas hard skills são aquelas habilidades que podem ser aprendidas através de livros e cursos. São habilidades técnicas, que podem ser validadas com testes objetivos ou pela apresentação de um certificado de conclusão de curso.

imagem de homem trabalhando

Historicamente, as hard skills eram muito valorizadas nos processos de recrutamento e seleção. O foco era encontrar profissionais especializados com grande capacitação técnica.

Normalmente, as hard skills são as habilidades que aparecem listadas no currículo do profissional. Por tradição, é através dessas habilidades que o candidato é selecionado para uma entrevista.

Exemplos de hard skills:

  • Programação
  • Tradução
  • Escrita
  • Finanças
  • Contabilidade
  • Matemática
  • Operação de máquinas e equipamentos

Qual é a importância das soft skills em relação às hard skills?

Com o avanço da globalização nos últimos anos e através das inovações tecnológicas, as soft skills passaram a ganhar maior destaque. Cada vez mais, a componente humana faz a diferença no êxito de um negócio.

Em ambientes cada vez mais competitivos, as hard skills passam ser um requisito básico. Enquanto que as soft skills começam a ser consideradas como um diferencial estratégico.

Porém, a maioria dos profissionais aprende que precisa melhorar suas soft skills da maneira mais dura. É o que afirma Peggy Klaus, autora do livro The Hard Truth About Soft Skills ("A dura verdade sobre as soft skills", em tradução livre).

Isto acontece, geralmente, quando esses profissionais não conseguem avançar em suas carreiras para alcançar seus objetivos. São nesses momentos de bloqueio que tomam consciência da falta de algumas soft skills.

Portanto, se você busca uma oportunidade no mercado de trabalho, fique atento!

É cada vez mais comum encontrar empresas que desejam ter em seu time pessoas que tenham os dois tipos de habilidades.

Como funcionam na prática?

Por exemplo, na contratação de um programador, a hard skill de programação em Java pode estar associada às soft skills de relacionamento interpessoal e comunicação. Isto porque será integrado em uma equipe de cinco pessoas.

Além disso, o contato com os usuários finais dos produtos é incentivado na empresa. Portanto, torna-se imprescindível a comunicação.

Um programador pode ter elevado conhecimento técnico (hard skills). Mas se não sabe se relacionar (soft skills), pode acabar contribuindo negativamente.

O clima organizacional pode ficar insatisfatório para todos, porque outros colaboradores terão que compensar as deficiências do novo colega.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.