O Coaching de Carreira é voltado para apoiar a pessoa na conquista de uma vida profissional mais plena. Funciona através de encontros periódicos com uma metodologia baseada em perguntas e é essencialmente prática.
O processo serve como base para a definição de um plano de ação, inspirado nas respostas dadas pelo cliente. Também investiga seus valores, objetivos, metas, entre outros aspectos.
Destacamos algumas áreas em que o Coaching de Carreira pode contribuir.
Melhoria de performance
A busca pela melhoria do desempenho individual deve ser um objetivo de todos os profissionais. O Coaching de Carreira pode ajudar o indivíduo a adquirir uma visão estratégica, priorizar tarefas e prevenir cenários negativos.
Todos esses aspectos contribuem para a melhoria do desempenho profissional e podem ser fruto deste processo. A partir do objetivo do cliente, o coach conduzirá o cliente, através de perguntas, a encontrar soluções.
Um exemplo é o cliente identificar que a comunicação é um ponto deficiente em sua carreira. O coach pode ajudá-lo a criar uma lista de situações onde ele pode se comunicar de forma mais assertiva.
Desenvolvimento de competências e habilidades
É muito comum que um profissional se veja paralisado na carreira por não ter desenvolvido alguma competência ou habilidade. O processo de Coaching de Carreira pode ajudar a identificar estes pontos cegos.
Além disso, ajuda a traçar um plano de ação para o desenvolvimento do que está faltando para impulsionar a carreira do cliente.
Através da utilização de diversos exercícios e tarefas, é realizado um inventário de competências e habilidades. Assim, o cliente toma consciência do seu momento atual. Isto servirá como ponto de partida para uma mudança de foco.
Conquistar uma promoção

É comum que o profissional tenha dificuldade em visualizar o que pode estar bloqueando suas possibilidades de promoção. Neste caso, o Coaching de Carreira funciona como uma mudança de perspectiva.
Por meio desta mudança, é possível estabelecer as metas e objetivos necessários para potencializar a conquista da tão sonhada promoção.
A metodologia auxilia o cliente a ampliar seus pontos fortes e desenvolver os pontos fracos. Isto porque utiliza perguntas abertas com um caráter investigativo, e também diversas ferramentas voltadas para o autoconhecimento.
Como resultado, o cliente pode mudar sua atitude e aumentar a proatividade.
Recolocação no mercado
Para quem está fora do mercado de trabalho, o processo funciona como um apoio para descobrir as lacunas que impedem a pessoa de se recolocar.
O resultado dos encontros serve de alicerce para o cliente encontrar a melhor maneira de se preparar e de se atualizar para este desafio.
O coach poderá também ajudar o cliente a explorar outras opções de atuação na própria carreira ou até buscar algo em que não tinha pensado até então.
Quem está muito tempo fora do mercado pode ficar com a autoconfiança baixa para enfrentar entrevistas. Nestes casos, o coach pode ensaiar as entrevistas com o cliente. Desta maneira, ele pode avaliar se o cliente está falhando em não mencionar realizações ou competências adquiridas.
Mudança de carreira
Seja por insatisfação ou pelo simples desejo de novos desafios, o profissional encontra apoio no coaching quando decide mudar de carreira.
Neste caso, o plano de ação será construído em função da transição. Essa construção procura minimizar os impactos da mudança. Além disso, leva em conta a criação de um novo caminho profissional.
Dentro deste cenário, através de perguntas, o coach direciona o cliente para o pleno aproveitamento de suas competências existentes na nova atividade escolhida.
Busca do primeiro emprego

Uma ferramenta poderosa, o Coaching de Carreira pode fazer muita diferença para quem está na busca do primeiro emprego.
Muitas vezes, este é um momento nebuloso para o indivíduo. Por causa disso, é muito importante poder contar com um profissional que auxilie na criação de um plano de ação. Além disso, o processo pode funcionar como um amplificador da autoconfiança e do autoconhecimento.
É comum que, neste contexto, o coach atue simulando entrevistas. Assim, o cliente desenvolve habilidades e técnicas que são muito úteis no mundo real. Através desta prática, o nervosismo típico do iniciante pode ser apaziguado.
Veja também:
- O que é transição de carreira: 8 dicas poderosas de como fazer
- Coaching: o que você precisa saber
- 5 perguntas de coaching para incrementar sua carreira
- Como a Roda da Vida pode ajudar a sua carreira
- Tem mais de 50 anos? 7 dicas para conseguir um emprego!
Ainda não sabe a profissão ideal? Faça o nosso teste vocacional!