Coaching de Carreira: como ele pode melhorar sua vida profissional


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O Coaching de Carreira é voltado para apoiar a pessoa na conquista de uma vida profissional mais plena. Funciona através de encontros periódicos com uma metodologia baseada em perguntas e é essencialmente prática.

O objetivo é que o processo sirva como base para a definição de um plano de ação, inspirado nas respostas dadas pelo cliente. Além disso, deve funcionar como uma ferramenta para o autoconhecimento. Isto porque investiga seus valores, objetivos, metas, entre outros aspectos.

Destacamos algumas áreas em que o Coaching de Carreira pode contribuir.

Melhoria de performance

A busca pela melhoria do desempenho individual deve ser um objetivo de todos os profissionais. O Coaching de Carreira pode ajudar o indivíduo a adquirir uma visão estratégica, priorizar tarefas e prevenir cenários negativos.

Todos esses aspectos contribuem para a melhoria do desempenho profissional e podem ser fruto deste processo. A partir do objetivo do cliente, o coach conduzirá o cliente, através de perguntas, a encontrar soluções.

Um exemplo é o cliente identificar que a comunicação é um ponto deficiente em sua carreira. O coach pode ajudá-lo a criar uma lista de situações onde ele pode se comunicar de forma mais assertiva.

Desenvolvimento de competências e habilidades

É muito comum que um profissional se veja paralisado na carreira por não ter desenvolvido alguma competência ou habilidade. O processo de Coaching de Carreira pode ajudar a identificar estes pontos cegos.

Além disso, ajuda a traçar um plano de ação para o desenvolvimento do que está faltando para impulsionar a carreira do cliente.

Através da utilização de diversos exercícios e tarefas, é realizado um inventário de competências e habilidades. Assim, o cliente toma consciência do seu momento atual. Isto servirá como ponto de partida para uma mudança de foco.

Conquistar uma promoção

conquistar promoção

É comum que o profissional tenha dificuldade em visualizar o que pode estar bloqueando suas possibilidades de promoção. Neste caso, o Coaching de Carreira funciona como uma mudança de perspectiva.

Por meio desta mudança, é possível estabelecer as metas e objetivos necessários para potencializar a conquista da tão sonhada promoção.

A metodologia auxilia o cliente a ampliar seus pontos fortes e desenvolver os pontos fracos. Isto porque utiliza perguntas abertas com um caráter investigativo, e também diversas ferramentas voltadas para o autoconhecimento.

Como resultado, o cliente pode mudar sua atitude e aumentar a proatividade.

Recolocação no mercado

Para quem está fora do mercado de trabalho, o processo funciona como um apoio para descobrir as lacunas que impedem a pessoa de se recolocar.

O resultado dos encontros serve de alicerce para o cliente encontrar a melhor maneira de se preparar e de se atualizar para este desafio.

O coach poderá também ajudar o cliente a explorar outras opções de atuação na própria carreira ou até buscar algo em que não tinha pensado até então.

Quem está muito tempo fora do mercado pode ficar com a autoconfiança baixa para enfrentar entrevistas. Nestes casos, o coach pode ensaiar as entrevistas com o cliente. Desta maneira, ele pode avaliar se o cliente está falhando em não mencionar realizações ou competências adquiridas.

Mudança de carreira

Seja por insatisfação ou pelo simples desejo de novos desafios, o profissional encontra apoio no coaching quando decide mudar de carreira.

Neste caso, o plano de ação será construído em função da transição. Essa construção procura minimizar os impactos da mudança. Além disso, leva em conta a criação de um novo caminho profissional.

Dentro deste cenário, através de perguntas, o coach direciona o cliente para o pleno aproveitamento de suas competências existentes na nova atividade escolhida.

Busca do primeiro emprego

primeiro emprego

Uma ferramenta poderosa, o Coaching de Carreira pode fazer muita diferença para quem está na busca do primeiro emprego.

Muitas vezes, este é um momento nebuloso para o indivíduo. Por causa disso, é muito importante poder contar com um profissional que auxilie na criação de um plano de ação. Além disso, o processo pode funcionar como um amplificador da autoconfiança e do autoconhecimento.

É comum que, neste contexto, o coach atue simulando entrevistas. Assim, o cliente desenvolve habilidades e técnicas que são muito úteis no mundo real. Através desta prática, o nervosismo típico do iniciante pode ser apaziguado.

Veja também:

Ainda não sabe a profissão ideal? Faça o nosso teste vocacional!

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.