Mapeamento de competências: saiba o que é, e aprenda como fazer


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O mapeamento de competências é um processo que tem como objetivo indicar as principais competências técnicas e comportamentais que cada cargo exige.

Ao concluir a definição das competências necessárias, é possível realizar uma gestão de recursos humanos mais eficiente.

Este mapeamento deve estar alinhado com os objetivos estratégicos da empresa. O processo deve estar de acordo com os valores que sustentam a organização, e com a visão que ela deseja projetar nos próximos anos.

Baixe aqui a planilha com um exemplo de matriz de competências para ajudar no mapeamento

Como fazer o mapeamento de competências?

Uma das formas mais comuns de realizar o mapeamento de competências de uma organização, é através da avaliação dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). As três dimensões das competências devem servir de referência para conduzir todo o trabalho.

  • Conhecimento: diz respeito aos cursos, formação acadêmica e nível de experiência profissional necessário para exercer de forma adequada a função
  • Habilidade: relacionada com a aptidão que o profissional possui de colocar em prática o seu conhecimento
  • Atitude: diretamente relacionada com a vontade de entrar em ação, o que faz um profissional ser proativo diante de obstáculos

Confira a seguir as etapas de um mapeamento de competências.

1. Identificar as competências necessárias

A etapa de identificação das competências necessárias deve iniciar o processo
A etapa de identificação das competências necessárias deve iniciar o processo

Levando em conta os objetivos da empresa, é necessário definir os tipos de competências que devem ser desenvolvidos. Além disso, deve se estabelecer prioridades, como a definição das áreas que devem ser inicialmente mapeadas.

O departamento de recursos humanos deve conduzir o processo. Porque o recrutamento e seleção, a avaliação periódica, a política de remuneração e o desenvolvimento de pessoas será afetado pelos resultados.

2. Realizar o inventário das competências existentes

Nesta fase, é importante contar com o apoio dos líderes e outras pessoas-chave na empresa. Podem ser aplicados questionários que identifiquem as competências técnicas. Avalie quais colaboradores podem contribuir com informações a respeito.

A partir do plano de cargos e salários, deve se realizar uma análise documental através da leitura de normas internas, portarias e legislação vigente. A análise e interpretação destes textos pode acrescentar informação relevante para o processo.

Também é possível estabelecer um período de observação das atividades. Desta forma, é possível validar os dados coletados em questionários, conferindo se as competências atestadas são a expressão do que ocorre na prática.

3. Identificar as lacunas existentes

Após a coleta de dados, a análise é iniciada para identificar os gaps de competências que possam existir. Nesta fase, é possível utilizar uma classificação para o uso de cada competência identificada.

Por exemplo, cada avaliador pode indicar a frequência do uso das competências listadas por cada colaborador de sua equipe. De forma alternativa, pode se pontuar cada competência individualmente usando um esquema de notas.

Ao concluir esta classificação, será relativamente fácil identificar quais as competências devem ser desenvolvidas.

4. Elaborar um plano de capacitação

O plano de capacitação definirá os treinamentos necessários
O plano de capacitação definirá os treinamentos necessários

O passo seguinte deve ser a criação de um plano de capacitação para preencher as lacunas existentes. Deve se avaliar o impacto das ações de capacitação, em termos de custos e interferência nas atividades rotineiras.

Também é importante contar com instrumentos que avaliem o desempenho antes e após as ações de capacitação. É uma boa prática estabelecer um período para que estes resultados sejam avaliados.

Qual a importância do mapeamento de competências?

Entre os principais benefícios que um mapeamento de competências pode trazer para uma empresa, destacamos:

  • Melhoria da gestão das carreiras
  • Contribui para identificar novos líderes em potencial
  • Ajuda no acompanhamento de performance
  • Identifica claramente os gaps de competências
  • Permite que a tomada de decisão seja mais precisa
  • Torna o recrutamento e seleção mais estruturado
  • Contribui para melhorar a avaliação de desempenho
  • Melhora e facilita o planejamento de treinamentos

Resumo das etapas de um mapeamento de competências:

  • Identificar as competências necessárias
  • Realizar o inventário das competências existentes
  • Identificar as lacunas existentes
  • Elaborar um plano de capacitação

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.