20 ideias de negócios lucrativos em 2019


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Para quem está pensando em começar a empreender e abrir seu próprio negócio, este artigo apresentará 20 ideias que podem ajudar.

O Brasil é um país que conta com um grande mercado consumidor. Tomar a decisão correta pode gerar resultados muito positivos. Vamos lá!

1. Criador de conteúdo online

criador conteúdo

Criar conteúdos online é uma excelente forma de estratégia para que as empresas fortaleçam sua marca. Assim, elas atraem novos clientes com a criação de conteúdos que agreguem valor ao negócio.

O criador de conteúdos online precisa obrigatoriamente gostar de escrever. Ele será o responsável por produzir todo o conteúdo do site, blogs, e-books ou newsletter que a empresa irá divulgar na mídia.

Para montar este negócio será necessário ter um computador com acesso rápido a internet, pode ser realizado em sua própria casa, no estilo home office.

2. Brechó

brechó

A noção de consumo vem se alterando nos últimos tempos, seja pela crise ou por uma cultura de reciclagem de roupas, sapatos e acessórios.

Normalmente os produtos vendidos são únicos, muitas vezes importados, além de peças raras, praticamente um achado.

Os brechós vem atender estas demandas vendendo estes produtos seja numa loja física ou através de vendas online.

3. Comércio Eletrônico (E-commerce)

comércio eletrônico

A venda de produtos pela internet cresce a cada ano com a popularização cada vez maior do acesso a internet no Brasil. Muitas pessoas optam pelas compras online pela comodidade e segurança.
A criação de uma loja online exige pouco risco. Atualmente existem inúmeras empresas de hospedagem de sites que oferecem planos de comércio eletrônico com preços acessíveis. Os planos costumam incluir desde os principais meios de pagamentos habilitados até o cálculo de valor de frete.

4. Alimentação alternativa

alimentação alternativa

A procura por uma alimentação saudável e alternativa, vem crescendo nos últimos anos. Seja pela procura de alimentos orgânicos, vegetarianos ou pelos cuidados com a saúde com alimentação fitness (com redução de gordura e de açúcar).

Uma grande tendência são a venda de produtos naturais a granel, lojas de produtos fitness e marmitas saudáveis.

Segundo o site do SEBRAE, esta é uma área que cresceu 98% nos últimos anos.

As áreas que você pode trabalhar são desde alimentos congelados, loja de produtos naturais, venda de suplementos.

5. Marido de aluguel (Faz tudo)

marido aluguel

Encontrar um profissional capacitado para fazer pequenos reparos em casa ou no trabalho é uma necessidade diária para muitas pessoas.

O profissional é uma espécie de "faz tudo" que pode realizar:

  • a instalação de um ventilador de teto
  • um painel para TV
  • instalação de eletrodomésticos e chuveiros
  • troca de lâmpadas
  • desentupimentos de ralos
  • consertos de vazamentos
  • colocações de quadros nas paredes

Já existem diversos cursos de capacitação para marido de aluguel com certificado.

O investimento inicial para abrir o negócio é baixo. Sendo importante a criação de um site, além de se afiliar em sites de aplicativos de prestação de serviços. Gerando com isso maior credibilidade pois nestes aplicativos cada vez que um serviço é prestado o profissional pode ser avaliado.

6. Cuidador de animais (Pet sitter)

cuidador de animais

O mercado pet não para de crescer, desconhecendo a crise que assola muitos setores. Os animais domésticos já fazem parte de grande parte das famílias brasileiras. Segundo o site Pet Brasil, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de população animal no mundo.

Para montar um negócio como cuidador de animais ou Pet sitter exige primeiramente que a pessoa goste de animais.

O segundo passo é decidir se você irá fazer esse trabalho na casa dos clientes, ou se terá um espaço próprio.

O cuidador ficará responsável por limpeza das necessidades do animalzinho, passeios diários (caso seja um cachorro), brincadeiras, entre outras atividades.

7. Clube de assinaturas

clube de assinatura

Os clubes de assinatura estão super em alta no Brasil. Este é um empreendimento antigo que ganhou uma nova roupagem. Você pode ser assinante de uma revista ou jornal e fazer parte do rol de um clube de assinaturas, que tem uma periodicidade e onde o assinante recebe em sua casa o produto ou serviço.

Alguns dos produtos que podem ser negociados num clube de assinaturas:

  • vinhos
  • cervejas
  • café
  • temperos
  • livros
  • artigos de papelaria
  • carnes
  • queijos

As vantagens deste tipo de negócio são a comodidade para o assinante que recebe no conforto de sua casa o que solicitou.

Antes de montar o seu negócio, faça uma pesquisa de mercado para poder oferecer algo bastante inovador.

8. Aluguel de quarto

aluguel de quarto

Este é um negócio que qualquer pessoa pode ter desde que tenha um quarto sobrando em sua casa. Você poderá alugar para estudantes universitários ou que venham fazer intercâmbio. Caso você more numa região turística poderá explorar isto também com hospedagem de turistas.

Este ramo de negócios é ideal para quem gosta de conhecer pessoas e valoriza relacionamentos. Se você se encaixa neste perfil tem tudo para ser bem sucedido neste tipo de empreendimento.

Hoje existem várias plataformas que permitem habilitar o serviço em pouco tempo. Você pode utilizar serviços como Airbnb, Webquarto e Easyquarto, criar um site e divulgar nas redes sociais.

9. Infoprodutos

infoproduto

Em essência, um infoproduto é um material que fornece informação a respeito de um assunto, distribuído no formato digital. A maioria dos infoprodutos se enquadra no mercado do ensino à distância (EAD).

Entre os formatos mais comuns destacamos o ebook, áudio books, vídeo aula, screencasts e podcasts. Atualmente existem inúmeras plataformas que permitem hospedar seus infoprodutos e comercializá-los.

É um mercado que não para de crescer no Brasil e no mundo. Para ter um negócio de Infoprodutos você só precisa de um computador e ter acesso a internet. É uma boa oportunidade para o pequeno empreendedor com poucos recursos.

10. Impressão em 3D

impressão 3D

As impressoras 3D são capazes de criar objetos reais a partir de um arquivo. Para iniciar um negócio de impressão 3D, você pode adquirir uma impressora ou terceirizar o serviço de impressão. Avalie qual a melhor opção de acordo com a sua realidade.

Desta forma este tipo de equipamento permite que o empreendedor trabalhe em vários segmentos de negócio. Entre os mais comuns destacamos o setor de design e o de engenharia. No dois casos uma impressora 3D pode facilitar a criação de protótipos, diminuindo custos e acelerando processos.

Esta é uma área que está em crescimento a nível mundial. É um tipo de negócio que não exige um investimento inicial muito alto e também apresenta um baixo custo mensal. Ideal para pequenos empreendedores com poucos recursos para investir.

11. Produtos importados para revenda

produtos importados

Comprar produtos que não são facilmente encontrados no Brasil para a revenda pode ser um negócio muito lucrativo. Através da importação de produtos de origem chinesa é possível alcançar grandes margens de lucro.

Neste tipo de negócio, você pode optar por ter uma loja física ou uma loja virtual. Esta decisão deve ser baseada nos estudos a respeito do público alvo, produto selecionado, análise de custos e fornecedores.

No caso de um loja virtual, existem várias opções no mercado que oferecem este tipo de serviço com custos acessíveis.

Entre os tipos de produtos que você pode comercializar destacamos roupas, perfumes, produtos eletrônicos, relógios e maquiagem.

12. Energia solar

energia solar

A procura por sistemas baseados em energia solar tende a crescer no mercado brasileiro. O principal fator que contribui para este crescimento destacamos a vontade de se libertar das contas de luz.

Um negócio de energia solar é especializado em instalar um sistema de energia solar em casas e empresas. Entre os serviços prestados temos a vistoria, análise das necessidades do cliente, instalação e homologação do sistema.

Existem empresas que dão formação na área de instalação de sistemas de energia solar. Inclua no seu plano de negócios a construção de um website para divulgar os serviços. Esta é a forma mais comum de divulgação deste tipo de serviço.

13. Animação de festas infantis

animação festas infantis

As festas infantis deixaram de ser um evento simples que podia ser planejado e executado pela família e amigos. Elas possuem produções elaboradas que podem contar com luzes, efeitos especiais, cenários e personagen.

Uma explicação para esta mudança está no crescimento da inserção da mulher no mercado de trabalho nos últimos anos. Neste contexto, a grandiosidade dos eventos parece compensar a maior ausência dos pais nos dias atuais.

O principal investimento de um negócio de animação de festas infantis está no treinamento dos animadores. O ideal é contar com uma equipe que seja eclética e possua diversas habilidades.

Pessoas com competências musicais, contadores de estória, interpretação e malabarismo são alguns dos exemplos que devem ser considerados.

14. Construção de chatbots

construção chatbot

Os chatbots são programas capazes de interpretar uma pergunta e fornecer uma resposta, imitando uma interação humana. Normalmente eles são usados em sites de ecommerce. Sendo programados para responderem perguntas simples como prazo de entrega e agendamentos e reservas.

Este é um tipo de negócio onde é necessário conhecimentos de programação de computadores. Os projetos mais complexos envolvem inteligência artificial e mecanismos para a correta compreensão da linguagem natural.

A maior vantagem competitiva da implantação de um chatbot está na disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desta forma a empresa ganha agilidade na solução de problemas e no relacionamento com o cliente.

15. Foodtruck

foodtruck

Para quem leva jeito na cozinha e gosta de surpreender os outros através da comida, o Foodtruck ainda pode ser uma boa opção. Por conta das complexidades da vida moderna, muitas pessoas são obrigadas a comer na rua. Nos últimos tempos, a popularização dos foodtrucks tem se tornado cada vez maior.

Geralmente a pessoa encontra comidas rápidas e práticas feitas na hora. Note que a mobilidade deste tipo de negócio é uma grande vantagem. Você pode oferecer seus serviços em mais de um local da cidade e se o movimento cair, pode experimentar outros pontos.

16. Massagista

massagista

Considerando que o Brasil ocupa a 3ª posição no mercado mundial de beleza, o negócio de massagens torna-se promissor. Além da parte estética, a massagem terapêutica também possui boa aceitação.

Vale a pena atentar para o fato de que este tipo de negócio também pode oferecer produtos agregados aos serviços como cremes, óleos e loções.

O fator essencial para o sucesso deste tipo de negócio está no treinamento dos massagistas. Em termos de estrutura, é necessário um espaço com salas individualizadas, recepção e banheiro. Os custos vão depender da localização, do tamanho do espaço e das especialidades oferecidas.

17. Afiliação de produtos

afiliação produtos

Desde que as empresas descobriram o poder multiplicador dos programas de afiliados, o número de programas vem crescendo cada vez mais. Sendo um projeto com um custo relativamente baixo, mas com potencial para dar bons resultados.

Basicamente, a afiliação de produtos funciona através da troca de comissões pelas vendas de produtos que você anuncia. Portanto, basta que você possua um computador e conexão com a internet para começar a desenvolver seu projeto.

Desta forma, você pode criar um site ou blog dentro de um nicho de mercado específico onde você possua conhecimentos. Você pode avaliar produtos dando o seu parecer técnico ou escrever críticas a respeito.

18. Tutoria

tutoria

O negócio de tutoria é uma forma de ganhar dinheiro com os seus conhecimentos. Atuando essencialmente para melhorar o desempenho dos alunos, os tutores ajudam a superar obstáculos na trajetória acadêmica de qualquer pessoa.

Para iniciar o negócio de tutoria, você pode oferecer um espaço físico ou trabalhar online. No caso do trabalho em casa, tenha a certeza de reservar um ambiente com o mínimo de conforto para receber seus aluno.

Se optar por trabalhar exclusivamente online, procure ganhar intimidade com os principais softwares disponíveis. como o Skype por exemplo.

Idiomas estrangeiros, instrumentos musicais, informática, esportes e disciplinas clássicas da escola são algumas das áreas que podem ser exploradas pela tutoria.

19. Organização de ambientes

organização ambientes

Com o aumento da complexidade da vida moderna, a maioria das pessoas não encontra tempo para se manter organizadas. A partir dessa lacuna, os personal organizers possuem a missão de criarem ambientes organizados nos domicílios e empresas.

Além de organizar os ambientes, estes profissionais devem ser capazes de estruturar rotinas para a manutenção da organização.

Este é o tipo de negócio onde o investimento inicial tende a ser baixo. O essencial para o seu funcionamento está nas pessoas capacitadas para o serviço. Se você possui a vocação para organizar ambientes, pode ter aí uma grande oportunidade de negócio.

20. Criação de blog

criação de blog

Os blogs sobre temas específicos podem alcançar um grande número de pessoas. Escolha um tema que você domine antes de começar a produzir textos. Avalie também qual é a demanda por este tema e o perfil do público alvo.

Tenha cuidado na hora de escolher o nome do seu blog. Este deve ser um nome que esteja associado diretamente com o assunto que você deseja abordar. Além disso, ele deve ser curto e simples para facilitar a lembrança pelos usuários.

Você pode ganhar dinheiro com um blog aproveitando os espaços para propaganda de produtos relacionados com o tema. Uma vez que você o blog aumente o número de visualizações, será possível negociar os espaços com marcas associadas.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.