Conheça as 10 características de um empreendedor de sucesso


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Não é incomum encontrar histórias de negócios de sucesso onde o empreendedor reunia certas características. Independente do ramo de negócios, alguns desses traços se repetem nessas histórias.

Se considerarmos o empreendedorismo como um grupo de habilidades e comportamentos, pode-se trabalhar para conquistá-los. Pode ser através de treinamentos, coaching ou leitura de livros.

A seguir, uma lista com as principais características de um empreendedor de sucesso.

1. Visionário

Ser visionário diz respeito a capacidade de enxergar adiante no futuro. Ver o quadro completo e não apenas poucos detalhes. Essa capacidade funciona como combustível para obter a motivação necessária para avançar com um projeto.

Ao criar ideias empreendedoras, é possível motivar todos os colaboradores.

Exemplo de empreendedor visionário

Quando a IBM resolveu entrar no ramo da microinformática, nos anos 80, ainda não contava com um sistema operacional. Foi quando decidiu fechar contrato com uma empresa chamada Microsoft. Com uma olhar para muito mais longe, o jovem Bill Gates adquiriu o software de uma empresa por 50 mil dólares.

Após algumas modificações, o vendeu para a IBM por 8 milhões de dólares, mantendo sua licença. Era o embrião do que viria a ser o Windows.

2. Criativo

imagem de uma mulher criativa compartilhando ideias numa reunião

Um bom empreendedor é capaz de pensar de maneira autêntica e inesperada. Fazer a conexão entre pontos que ninguém mais notou. Além disso, é uma pessoa que produz ideias próprias e procura fugir de soluções comuns.

Exemplo de empreendedor criativo

Na garagem de casa em 1976, Steve Jobs começou a fabricar computadores. No mesmo ano, lançou o primeiro modelo de computador pessoal, o Apple I.

No ano seguinte, o Apple II já contava com um mouse e um disco interno. Movido por esta via criativa, Jobs revolucionou a indústria mundial de computadores.

3. Ético

Quando afirmamos que o empreendedor deve ser ético, falamos da pessoa que possui consciência do seu papel na sociedade, sabendo o que é certo e errado.

Como um potencial gerador de empregos, o empreendedor contribui com o crescimento da sociedade. Assim, assume sua parcela de responsabilidade na melhoria da vida de seus funcionários, clientes e fornecedores.

Exemplo de empreendedor ético

Em 1988, após visitar os EUA, o médico oncologista Dr. Sérgio Petrilli tomou a decisão de criar o GRAACC. Uma instituição sem fins lucrativos de caráter social que tem o objetivo de garantir tratamento para crianças e adolescentes com câncer.

Através de uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o GRAACC se tornou referência com elevados índices de cura, atendendo cerca de 3.500 pacientes por ano.

4. Dedicado

A dedicação ao projeto está relacionada ao nível de empenho e envolvimento. Uma pessoa dedicada irá contribuir com a sua presença na medida do possível. Estará disposto a realizar sacrifícios para que o empreendimento avance, alcançando os resultados esperados.

Exemplo de empreendedor dedicado

Com apenas 17 anos, Alexandre Tadeu da Costa decidiu entrar para o negócio dos ovos de Páscoa. Ao receber uma encomenda de 2 mil ovos, Alexandre teve que se desdobrar, contratando uma senhora especialista em chocolate caseiro.

Foram necessários três dias com 18 horas de trabalho para garantir o pedido. O dinheiro arrecadado pela primeira encomenda serviu de base para a abertura da empresa Cacau Show. Uma das franquias mais bem-sucedidas no país.

5. Otimismo

Conseguir enxergar o copo meio cheio mesmo diante de problemas é um dos principais aspectos do otimismo. O Brasil é um país com uma burocracia exagerada e elevado valor de impostos. Por isso, o otimismo se torna imprescindível para quem deseja iniciar um negócio.

Exemplo de empreendedor otimista

Geraldo Rufino foi catador de latinhas durante a infância. Em sua trajetória de vida, Geraldo afirma que sempre encarou a vida de um modo otimista. Mesmo após ver seus dois únicos caminhões destruídos, iniciou um negócio de reciclagem de peças de veículos envolvidos em acidentes.

Pioneiro no tipo de negócio de desmanche legal de peças de veículos, Geraldo nunca perdeu o otimismo, mesmo diante de adversidades. Atualmente, sua empresa JR Diesel é a maior distribuidora de peças seminovas do país.

6. Assume riscos calculados

imagem de um homem em reunião com equipe de trabalho

A capacidade de correr riscos pode ser vista como algo perigoso. Alguns podem pensar que essa capacidade é exclusiva de pessoas corajosas e ousadas.

Poré, se tratando de empreendedorismo, ela está sempre associada a avaliação de riscos prévia. Assim, o empreendedor analisa o cenário antes de correr algum risco.

Exemplo de empreendedor que assume riscos calculados

Ao herdar o negócio fundado pelos seus pais, Felipe Pedroso decidiu assumir a Cia. do Sono quando o empreendimento tinha uma dívida de R$ 3 milhões em 2012. Após implantar uma série de mudanças, o negócio se reergueu e agora tem um faturamento de cerca de R$ 15 milhões.

7. Determinado

Manter-se firme no caminho planejado e ter a sabedoria para alterar o plano quando necessário. Assim podemos definir a determinação no empreendedorismo. A determinação é essencial para dar direção ao negócio como um todo, capaz de nortear os colaboradores.

Exemplo de empreendedor determinado

Após ter trabalhado como babá, faxineira e empregada doméstica, Zica Assis manteve sua determinação até realizar seu sonho. Ela desejava criar um produto que tratasse seu cabelo crespo e volumoso.

Depois de fazer um curso de cabeleireira, Zica desenvolveu o produto em casa, após várias tentativas. Agora, é proprietária de uma rede de salões de beleza voltada para o público classe C, com mais de 25 unidades em diversas cidades.

8. Corajoso

Muitas vezes, a coragem para dar o primeiro passo é a chave para definir o sucesso de um empreendimento. Principalmente quando não existe um ambiente favorável que garanta o sucesso do negócio.

A coragem pode ser o antídoto para não dar ouvidos às críticas negativas das pessoas que desestimulam o empreendedor a começar.

Exemplo de empreendedor corajoso

Após receber vários feedbacks negativos sobre sua ideia de negócio, Roberto Alcântara não se deu por vencido. Decidiu avançar com o desejo de vender produtos odontológicos em grande escala. Assim, conseguiria preços mais baixos.

Ele e a esposa contavam com a experiência como dentistas, mas com quase nenhuma experiência em negócios. Ao buscar apoio de estudos nas universidade em 1998, ele também recebeu muitos feedbacks negativos.

Hoje, a Angelus é uma empresa possuidora de patentes e conta com uma equipe de pesquisadores. Roberto continua a ter coragem para sonhar alto e quer tornar a Angelus uma referência no mercado mundial.

9. Motivado

mulher jovem de braços cruzados motivada

A motivação para o empreendedor é caracterizada pelo motivo para entrar em ação. Para muitos, pode ser traduzida no enunciado da missão ou propósito do negócio.

Seja como for, ter a clareza para saber quais são os motivos que levam a tomar decisões e entrar em ação contribui positivamente para o negócio.

Exemplo de empreendedor motivado

Após se encontrar na área de inteligência artificial, Igor Santiago foi estagiar em um instituto de pesquisa. Lá, ele acabaria por conhecer seus futuros sócios da empresa I.Systems, Danilo Halla e Ronaldo Silva.

Ao perceberem que a área de processamento industrial carecia de inovação, começaram o desenvolvimento de um software capaz de tomar decisões mais rapidamente.

Sempre motivados pelo grande gosto pela inteligência artificial, os três sócios enfrentaram feedbacks negativos durante cerca de quatro anos. Atualmente, a I.Systems se tornou uma S.A. após ter sido escolhida por um fundo de investidores.

10. Gosto pelo aprendizado

Um empreendedor que não gosta de aprender coisas novas corre o risco de “engessar” as possibilidades de crescimento do negócio.

Com a velocidade das mudanças por causa da tecnologia, novas formas mais eficientes de realizar rotinas administrativas são criadas a todo momento.

Neste contexto, o gosto pelo aprendizado pode definir a sobrevivência do empreendimento no mercado.

Exemplo de um empreendedor com gosto pelo aprendizado

A cidade de Recife conta com um moderno sistema de segurança da empresa Avantia. Sua eficiência pode ser medida pelos resultados. Entre os anos de 2007 e 2013, ocorreu uma queda de cerca de 60% no número de assassinatos.

Sílvio Aragão e Eduardo Ferreira Lia, os empreendedores responsáveis, sempre investiram no aprendizado contínuo. Preocupados com a busca por novas tecnologias, adquiriram 50% de uma startup que possuía uma tecnologia de detecção de áudio.

Aragão deseja que a Avantia cresça três ou quatro vezes mais, enquanto Lia afirma que é necessário se antecipar de acordo com as tendências.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.