Como responder a um e-mail confirmando a presença na entrevista


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Se recebeu um e-mail convidando para uma entrevista de emprego deve responder esse e-mail, confirmando a sua presença na entrevista e agradecendo a oportunidade concedida. Seguir a etiqueta, mantendo a formalidade, pode ser um elemento diferenciador no processo de recrutamento.

1. Ler o e-mail com atenção

A primeira coisa que deve fazer é ler o e-mail recebido com atenção. Podem existir instruções específicas para confirmar a presença na entrevista. Nesse caso deve seguir as instruções passo a passo.

2. Responder diretamente ao e-mail

Caso não haja indicações para seguir pode responder diretamente ao e-mail recebido, sem apagar o corpo da mensagem e o assunto do e-mail. Escreva a sua resposta sobre o texto do e-mail.

3. Manter o tom do e-mail

O seu discurso deve estar enquadrado com o texto do e-mail. A um texto formal deve responder com um texto formal. Comece com palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.”

Confirme a sua presença na entrevista na data e na hora referida ou peça para alterar, caso não seja realmente possível na hora ou dia marcados.

Pode referir que aguarda a entrevista ou um novo contato com entusiasmo. Seja objetivo, não se prolongue na resposta.

4. Agradecer a entrevista

Termine o e-mail a agradecer a oportunidade que está sendo concedida com a realização da entrevista.

Escreva o seu nome e os seus contatos (como o seu whattsapp) no final do e-mail.

Logo que estiver confirmada a sua presença na entrevista, é hora de preparar a entrevista de emprego.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.