Há 8 tipos de personalidade introvertida: saiba qual é o seu


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Existem 16 tipos de personalidade, sendo 8 deles com atitude introvertida. Os introvertidos são os tipos que são orientados pelo seu mundo interior. Estes indivíduos dão privilégio a ideias e conceitos, e tendem a se comportar de forma tímida e retraída. Por isso, frequentemente, podem ser rotulados como excêntricos ou antissociais.

A classificação dos 8 tipos introvertidos utiliza as funções psicológicas em dois grupos. São eles: o grupo das funções de percepção (sensação e intuição) e o grupo das funções de julgamento (pensamento e sentimento).

Estes grupos indicam a maneira pela qual cada um dos tipos interage com o mundo de forma diferente um do outro.

Este sistema de classificação das personalidades pertence ao Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e foi baseado nos estudos do psicólogo suíço Carl Jung (1875-1961).

A identificação dos diferentes tipos de personalidade são derivados das combinações de 4 tipos de preferências:

  • Atitude perante o mundo: Aqueles que possuem maior foco no mundo exterior são classificados como extrovertidos (E). Quem possui maior foco no mundo interior é considerado introvertido (I).
    Podemos ainda afirmar que os extrovertidos carregam suas baterias através do mundo exterior. Por exemplo, pessoas, relacionamentos, eventos sociais, etc. Já os introvertidos preferem renovar suas energias procurando a tranquilidade, atividades com poucos estímulos, como leituras e meditação.
  • Como lidam com informação: aqueles que dão preferência para a informação básica recebida do mundo são classificados como sensação (S). O grupo de pessoas que gosta de adicionar significado e realizar interpretações subjetivas com a informação recebida, este é classificado como intuição (N).
  • Como tomam decisões: o grupo de pessoas que prefere usar a lógica e privilegiam dados consistentes são classificados como pensamento (T). Aqueles que levam em conta pessoas, relacionamentos e sentimentos são denominados sentimento (F).
  • Como lidam com o mundo exterior: as pessoas que lidam com as coisas de uma forma decisiva e taxativa são classificadas como julgamento (J). Já aqueles que preferem permanecer abertos a novas opções são denominados percepção (P).

Veja também: Há 8 tipos de personalidade extrovertida: saiba qual é o seu

1. ISTP: Introversão + Sensação + Pensamento + Percepção

Os ISTP são práticos, bons em análise lógica e raciocínio, mas não possuem muito interesse em teorias e conceitos. Possuem um espírito aventureiro e preferência por esportes. Necessitam de espaço, são independentes e corajosos.

Seu gosto por aventura e desejo por ação fazem com que eles fiquem entediados diante de trabalhos repetitivos.

Costumam viver de acordo com as suas próprias regras. São muito leais às suas crenças e convicções. Espontâneos e adaptáveis, são pessoas orientadas para a ação. Dificilmente fazem julgamentos baseados em valores pessoais, acreditam que os julgamentos devem ser imparciais fundamentados apenas nos fatos.

Capazes de ocupar posições de liderança técnica, possuem um elevado senso de entendimento dos detalhes. Sentem-se realizados em carreiras onde as atividades são voltadas para a ação, mas baseadas em uma detalhada análise lógica e competências técnicas.

Principais características dos ISTP:

  • Gosto por esportes e por atividades ao ar livre
  • Interesse por matemática, mecânica e ciências aplicadas
  • Boa capacidade de organizar informações a partir de dados aparentemente aleatórios
  • Forte capacidade de planejamento para evitar desperdícios de esforços
  • Tendência para procrastinação na tomada de decisão
  • Dificuldade para expressar sentimentos e no relacionamento afetivo
  • Possibilidade de ampliar o autoconhecimento através do convívio com pessoas intuitivas e sentimentais

2. ISFP: Introversão + Sensação + Sentimento + Percepção

Com talento para atividades criativas, os ISFP frequentemente estão envolvidos com artes de alguma maneira. Possuem forte sentido estético e sua atenção está essencialmente voltada para o mundo das sensações. Com a necessidade de viver a vida da forma que pensam que é a correta, entram em conflito com qualquer pessoa ou situação que seja contra este objetivo.

Com tendência a serem reservados, podem se tornar pessoas difíceis de se conhecer bem. Costumam manter para si mesmos suas ideias e opiniões, apenas expondo para as pessoas mais próximas. Interessados em promover o bem-estar geral das pessoas, são normalmente gentis e sensíveis em suas relações.

Em termos de carreira, os ISFP não possuem o desejo de liderar ou controlar os outros. Também não desejam ser liderados ou controlados. Com grande necessidade de espaço e de tempo, os ISFP tendem a não dar muito crédito para as coisas que eles sabem fazer muito bem.

Principais características dos ISFP:

  • Voltado para tirar o máximo do momento presente
  • Percepção da realidade focada nas demandas do momento
  • Valorização estética, beleza, gosto refinado
  • Tende a se subestimar e não valorizar suas próprias conquistas
  • Movido por valores sentimentais
  • Dificuldade em ouvir a voz da razão
  • Amante da natureza, animais e flores
  • O contato com indivíduos intuitivos e pensativos pode ampliar seu autoconhecimento

3. INFP: Introversão + Intuição + Sentimento + Percepção

Com foco em tornar o mundo um lugar melhor, seu maior objetivo é descobrir o real significado da vida. Como idealistas os INFP procuram descobrir maneiras de melhor servir a humanidade.

São perfeccionistas que lutam para alcançar seus objetivos. Usam suas intuições para descobrir mais sobre as pessoas e como guia na busca por maior valor na vida.

São reservados para mostrar suas emoções. Atenciosos e bons ouvintes, possuem a habilidade de deixar as pessoas à vontade. São sinceros nos seus esforços para entender as pessoas ao seu redor. Procuram privilegiar como se sentem sobre noções de certo e errado. Por isso tendem a se mostrar irracionais sob estresse.

Preferem carreiras como professores, serviço social ou qualquer posição de aconselhamento. Sentem-se muito satisfeitos ao trabalhar com qualquer atividade direcionada para o bem público, onde a lógica não seja a uma necessidade principal.

Principais características dos INFP:

  • Possui boa capacidade de concentração
  • Preferência por trabalhos que contribuam para o bem-estar dos outros
  • Boa habilidade literária, prefere se expressar pela palavra escrita
  • Tende a evitar o contato social
  • Possibilidade de se perder da realidade por causa de idealizações
  • O convívio com pessoas sensitivas e pensativas pode melhorar seu autoconhecimento

4. INTP: Introversão + Intuição + Pensamento + Percepção

Os INTP vivem no mundo das possibilidades teóricas. Sempre atentos para o que pode ser transformado ou melhorado, passam a maior parte do tempo dentro de suas próprias mentes.

Tendem a não colocar muito valor no mundo externo, agem como verdadeiros construtores de conhecimento buscando explicações lógicas e valorizando a inteligência.

Costumam sentir uma espécie de responsabilidade pessoal em resolver problemas e ajudar a humanidade a avançar para um nível superior de consciência.

Valorizam o conhecimento acima de tudo, estão com a mente sempre trabalhando para confrontar teorias através de sua perspectiva única. Possuem gosto por discutir teorias e preferem não trabalhar em atividades rotineiras.

Sentem-se mais satisfeitos quando conseguem trabalhar de forma independente em suas teorias. São os pioneiros de novas formas de pensar antigas questões. Quando encontram um ambiente que contribui para sua capacidade criativa, são capazes de gerar resultados notáveis.

Principais características dos INTP:

  • Gosto por teorias e pelo pensamento abstrato
  • Valoriza os fatos como comprovações de suas ideias
  • Facilidade para criar teorias, mas tende a não valorizar a exposição de suas ideias
  • Grande profundidade intelectual fundamentados pelos insights da sua intuição
  • Pouco gosto pela rotina, pode falhar na execução de projetos
  • Dificuldade nos relacionamentos afetivos e na expressão dos seus sentimentos
  • Seu autoconhecimento pode aumentar pelo convívio com indivíduos sensitivos e sentimentais

5. ISTJ: Introversão + Sensação + Pensamento + Julgamento

Os ISTJ são reservados e tranquilos, com o foco de sua atenção na busca por paz, harmonia e segurança na vida. São organizados e metódicos, com um forte senso de dever que os motiva para realizar tarefas.

Muito confiáveis e leais, dão muito valor para a integridade e honestidade. Apresentam um senso de humor com aqueles que são mais íntimos.

Acreditam que o mundo deve funcionar de acordo com regras e procedimentos, por causa disso apresentam dificuldade para infringir leis. Possuem a tendência de acumular responsabilidades por causa da dificuldade em dizer não.

Teorias e abstrações não são o seu campo de preferência. Por isso, podem ter dificuldades para entender ideias diferentes da sua perspectiva pessoal.

Preferem trabalhar sozinhos, mas funcionam bem em equipe. Podem se sair bem em posições de autoridade. A perseverança faz com que os ISTJ se coloquem em destaque em termos de carreira. Qualquer área onde eles possam utilizar as capacidades de organização, ordem e estrutura podem trazer satisfação e felicidade.

Principais características dos ISTJ:

  • Forte poder de decisão apoiado pela análise lógica
  • Prefere lidar com suas emoções na sua privacidade
  • Dificuldades para entender as necessidades dos outros pelo pouco uso do sentimento
  • Dificuldade em ouvir a voz da intuição
  • Pode carecer de imaginação e receptividade para ideias novas
  • Conviver com sentimentais e intuitivos pode contribuir para ampliar seu autoconhecimento

6. ISFJ: Introversão + Sensação + Sentimento + Julgamento

Bondosos e calorosos, os ISFJ valorizam cooperação, paz e harmonia. Também são sensíveis aos sentimentos das outras pessoas.

Donos de uma excelente memória, os ISFJ guardam constantemente informações sobre as pessoas e eventos que persistem com o passar do tempo. Valorizam a segurança e a bondade e não possuem tendência para abraçar imediatamente a inovação.

Preferem aprender fazendo do que ler teorias em livros antes de entrar em ação. Por causa disso a vida acadêmica pode ser uma dificuldade na vida do ISFJ. Confiáveis, com bom senso estético e de espaço.

Reconhecem seus sentimentos internos com mais facilidade do que os outros tipos. O mesmo vale para sentimentos das outras pessoas.

Em termos de carreira, os ISFJ se realizam em atividades onde a estruturação e organização estejam voltadas para as necessidades das pessoas.

Desta forma, ele pode combinar suas melhores competências comportamentais. Além disso, os ISFJ podem ser bem sucedidos em atividades que exijam elevado senso estético e de espaço, como decoração de interiores.

Principais características dos ISFJ:

  • Valoriza a lealdade, o bem estar social e a persistência
  • Tendência ao perfeccionismo, detalhista e com pensamento conservador
  • Prático
  • Gosto por ajudar e cuidar
  • A convivência com pessoas intuitivas e pensativas pode contribuir para aumentar o seu autoconhecimento

7. INFJ: Introversão + Intuição + Sentimento + Julgamento

Muito intuitivos, gentis e atenciosos, os INFJ é o tipo mais raro de personalidade, ocorrendo em apenas 1% da população. Valoriza a ordem e a sistematização do mundo exterior.

Apesar de possuir uma base intuitiva e espontânea, podem gastar muito tempo à procura do melhor sistema para lidar com as coisas. São capazes de ter insights excepcionais a respeito das pessoas e situações.

A maioria dos INFJ é muito reservado a respeito do seu mundo interior. Profundos e complexos, os INFJ costumam reter informação e compartilham apenas uma parte de suas elaborações. Genuinamente preocupado com os sentimentos das outras pessoas, não lidam muito bem com situações de conflito.

Costumam ter uma tendência para somatizar seus próprios conflitos internos. Raramente se encontram em paz por causa da sua intensa necessidade de melhorar a si mesmos e ao mundo exterior.

Com preferência por atividades onde eles possam exercer a criatividade de forma independente, podem se destacar nas artes ou ciências pelo uso de sua intuição. Além disso, os INFJ podem ser encontrados em atividades orientadas para servir o outro. Preferem não lidar com tarefas muito detalhadas.

Principais características dos INFJ:

  • Tende a se preocupar com os outros e com o bem-estar humano em geral
  • Pouco individualista, costuma conseguir convencer as pessoas através de sua cordialidade
  • Capaz de se fechar em si mesmo quando imerso em sua intuição
  • Ações orientadas por visões e significados
  • Busca harmonia e crescimento
  • O convívio com pensativos e sensitivos contribui para ampliar o seu autoconhecimento

8. INTJ: Introversão + Intuição + Pensamento + Julgamento

Voltados para o planejamento estratégico, os INTJ valorizam o conhecimento, inteligência e competência. Concentrado em observar o mundo externo fazendo associações entre as informações.

São capazes de compreender novas ideias rapidamente, mas seu interesse está na aplicação prática destas ideias. Lidam com o mundo a partir da tomada de decisões e julgamentos que permitam encaixar tudo num sistema racional e compreensível.

Os INTJ não sentem necessidade de expressar seus sentimentos. Por causa disso, eles podem ser vistos pelos outros como distantes e reservados. Também podem ser vistos como inflexíveis, mas na verdade eles sempre estão à procura da melhor estratégia para colocar suas ideias em prática.

A combinação da intuição com a necessidade de ordem e sistematização dá aos INTJ a abertura para se tornarem grandes cientistas. Os INTJ são excepcionais na hora de encontrar uma aplicação prática para teorias complexas. Sentem-se realizados em carreiras que permitam este tipo de atividade.

Principais características dos INTJ:

  • Privilegia a independência
  • Gosto pela inovação,
  • Facilidade para reestruturação de grupos ou empresas
  • Desinteresse pelas metas cumpridas, busca por novos desafios
  • Pode ignorar a opinião dos outros por causa do seu grande individualismo
  • Dificuldade com autocrítica
  • Excessivamente impessoal
  • Busca por conhecimento
  • A convivência com sentimentais e sensitivos pode contribuir para o seu autoconhecimento

Saiba mais: Personalidade: o que é e qual a importância para sua carreira

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.