Mindset: entenda o que é com 5 dicas fundamentais!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A palavra mindset é de origem inglesa, e a sua tradução significa configuração mental. Atualmente, o significado de mindset está associado com os padrões de pensamento que uma pessoa possui.

Sendo assim, através da análise do mindset de uma pessoa, podemos ter uma ideia dos tipos de comportamento que ela pode adotar diante de adversidades, por exemplo. As crenças e valores do indivíduo, também fazem parte do mindset.

Segundo a especialista e autora Carol Dweck, a opinião que você tem a seu respeito, afeta profundamente o seu mindset. Ela identificou que a maioria das pessoas pode ser classificada em dois grandes grupos de mindset, conforme veremos a seguir.

Mindset fixo

Quando alguém acredita que as suas próprias qualidades são permanentes com uma quantidade limitada, caracteriza-se um mindset fixo.

Através deste tipo de mindset, a pessoa pode querer provar constantemente o seu valor. Isso ocorre por conta da crença nas quantidades limitadas de qualidades. Por causa disso, torna-se necessário provar para si mesmas que estas quantidades são suficientes e adequadas.

Para uma pessoa com o mindset fixo, a crença principal é de que não é possível ampliar seus conhecimentos, habilidades e competências. Este tipo de esforço não valeria a pena ser realizado, pois não acrescentaria nada ao seu desenvolvimento.

Mindset de crescimento

Já no mindset de crescimento, a pessoa acredita que as qualidades, habilidades e competências podem ser desenvolvidas através de esforços. Através deste mindset, cada um de nós é capaz de se desenvolver.

Vale a pena ressaltar que neste mindset não se acredita que qualquer um pode se transformar em qualquer coisa. Não é assim que funciona. Elas acreditam que todos nós possuímos potenciais latentes desconhecidos e que podem ser desenvolvidos através de trabalho e esforços.

Um mindset de crescimento admite que os esforços e a persistência fazem parte de uma trajetória para ser bem sucedido. Mesmo diante de obstáculos, a pessoa aceita os desafios e consegue avançar tendo uma atitude resiliente.

Dicas de como desenvolver um mindset positivo

1. Desenvolva um interesse pelo aprendizado

Desenvolver um interesse genuíno para o aprendizado, é fundamental para um mindset de crescimento
Desenvolver um interesse genuíno para o aprendizado, é fundamental para um mindset de crescimento

Um mindset de crescimento é desenvolvido através de um gosto genuíno pelo aprendizado. Estabelecer que você sempre terá o que aprender diante de novas situações, é a melhor maneira de manter a via positiva.

Sempre que você achar que já sabe o suficiente sobre um determinado assunto, procure se questionar. A estagnação pode começar no momento em que você acredita que já sabe tudo.

2. Aprenda a persistir

Falar sobre o poder da persistência pode parecer uma tolice para quem possui um mindset fixo. Mas a verdade é que este é um dos aspectos principais de quem tem um mindset de crescimento.

A capacidade de manter os esforços, mesmo diante de adversidades, pode fazer toda a diferença nos resultados finais.

3. Procure se arriscar

A capacidade de correr riscos calculados está diretamente associada ao mindset de crescimento. Para quem possui um mindset fixo, pode ser difícil tentar correr riscos. Para estas pessoas pode faltar a motivação certa para realizar esforços nesta direção.

É importante lembrar que tendemos a admirar as histórias das pessoas que se arriscam, até serem bem sucedidas. Ler sobre a vida destas pessoas pode funcionar como uma fonte de inspiração.

4. Crie o hábito de se desafiar

Crie o hábito e se desafiar, para ter um mindset de crescimento
Crie o hábito e se desafiar, para ter um mindset de crescimento

Não espere que vida estabeleça desafios para você. Comece desde já a cultivar o hábito de estabelecer desafios para você mesmo. A capacidade de criar desafios para si mesmo, serve de fundamento para um mindset de crescimento.

Ter o devido talento para identificar claramente seus próprios pontos fortes e pontos fracos,

5. Cultive a autopercepção

Desenvolver uma ideia precisa a respeito das suas próprias capacidades e limitações, também é uma condição importante para o mindset de crescimento. Neste contexto, o autoconhecimento é a chave para o sucesso.

Você pode se conhecer melhor contando com a ajuda de um psicoterapeuta. Evite acreditar que este tipo de processo só serve para tratar patologias. Através da psicoterapia você pode se conhecer melhor e tomar contato com seus potenciais adormecidos.

Sugestões de livros para mudar o seu mindset

Deixamos aqui uma lista de livros que podem ajudar você na mudança do seu mindset.

  • Mindset - A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

  • O poder do hábito, de Charles Duhigg

  • Inteligência emocional, de Daniel Goleman

  • O homem é aquilo que ele pensa, de James Allen

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.