10 benefícios que o hábito da leitura traz para a sua carreira


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Uma das formas mais simples e baratas de ampliar o seu nível de conhecimento a respeito de um assunto, a leitura permite que uma pessoa comece a aprender imediatamente. Como se esse não fosse motivo suficiente, vamos apresentar neste artigo qual é a importância da leitura com 10 benefícios que ela pode trazer para a sua vida e carreira. Confira:

1. Amplia seus horizontes

amplia horizontes

A ampliação dos horizontes é considerada uma unanimidade entre os leitores. Muitas vezes, através da leitura uma pessoa toma conhecimento a respeito de tendências da sua área de trabalho. Novas tecnologias, metodologias e ferramentas podem ser conhecidas e aprendidas através dos livros técnicos.

Através da leitura também é possível viajar e conhecer outros lugares sem sair de casa. Novas culturas e costumes estão retratados em romances, biografias e livros de contos. Você será capaz de descobrir mundos que você nunca imaginou que pudessem existir.

2. Aumenta a criatividade

A leitura permite aumentar a sua base de conhecimento. Através do aumento do conhecimento, novas conexões entre ideias diferentes podem surgir. À primeira vista, isso pode não ser tão óbvio, mas com o passar do tempo os resultados começam a surgir.

No nível mais básico, ao ler um romance você é estimulado a criar imagens mentais. Os personagens, as paisagens e a ação são construídas na sua tela mental no decorrer da narrativa.

Um livro de ficção-científica é capaz de transportar o leitor para mundos de fantasia, estimulando a criatividade. Bem como ler os clássicos da literatura pode despertar novas formas de ver o mundo.

3. Enriquece o vocabulário

enriquecer vocabulário

Novas palavras e expressões sempre são aprendidas quando se possui o hábito da leitura. Isso pode ser muito útil para aumentar a sua competência de comunicação e de relacionamento interpessoal. Saber se expressar da forma efetiva é um diferencial.

Ao iniciar o desenvolvimento do hábito de leitura, procure estar pronto para encontrar novas palavras. Marque-as no seu texto ou anote-as em algum lugar separado. Investigue o seu significado e fique atento para a sua ocorrência e uso a partir deste momento.

4. Melhora a habilidade de escrever

Como um efeito colateral da leitura, a habilidade de escrever acaba por ser desenvolvida. O constante contato com as construções gramaticais de vários autores resulta na melhoria da capacidade de redação.

Em um mundo cada vez mais conectado, a forma de se expressar através da escrita pode definir a trajetória de uma carreira. Bem como saber fazer a interpretação de um texto, para poder compreender com clareza o significado da mensagem passada.

Fique atento para os erros de português. Eles causam má impressão no ambiente corporativo. A leitura é um ótimo meio para corrigir velhos hábitos incorretos na comunicação verbal e escrita.

5. Fortalece a memória

A necessidade de manter a linha de desenvolvimento da narrativa, exige do leitor um fortalecimento da memória. No caso de romances, é necessário gravar o nome dos personagens, seus respectivos perfis de personalidade e os eventos que tenham ocorrido com eles.

Um estudo da Academia Americana de Neurologia confirmou: indivíduos que tinham o hábito de realizar atividades mentalmente estimulantes, como a leitura, possuíam um declínio menor da memória. Isto se comparados às pessoas que não liam.

A taxa de declínio mental foi reduzida em até 32% nas pessoas com estes hábitos.

6. Melhora a capacidade de concentração

capacidade concentração

Atualmente, temos nossa capacidade de concentração prejudicada pelo desenvolvimento das tecnologias. Os inúmeros aplicativos de celulares que alertam para a chegada de novas mensagens, acabam deixando nossa atenção fragmentada.

O hábito da leitura de um livro é o melhor antídoto contra essa tendência. Manter o foco na história, fortalece nossa atenção. Perseverar com a leitura de modo contínuo acaba por desenvolver nossa persistência diante de tarefas repetitivas ou complexas.

7. Aumenta a inteligência emocional

Ao nos colocarmos no lugar de diversos personagens de um romance, desenvolvemos nossa capacidade de empatia. A empatia tem sido cada vez mais valorizada nas empresas. Ela serve de alicerce para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe.

Mesmo através da leitura de livros técnicos, você absorve a perspectiva de outra pessoa. Portanto, não importa o tipo de literatura que prefere, ler ajuda a desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro.

8. Desenvolve o comprometimento

O comprometimento sempre possuiu grande importância no meio corporativo. A seleção e contratação de funcionários com elevado nível de comprometimento economiza muito dinheiro para as organizações.

Nada pior para a empresa do que, após um longo e exaustivo processo seletivo, constatar que falhou na escolha.

Ao iniciar a leitura de um livro, você está internamente se comprometendo com a sua conclusão. Ao desenvolver o hábito da leitura, fortalecemos nossa vontade. Pouco a pouco avançamos com o livro e, ao chegarmos no final, sentimos o prazer de uma tarefa concluída.

9. Melhora a capacidade de contar histórias

Ao mesmo tempo em que você lê, está sendo capacitado para escrever. A capacidade de contar boas histórias é importante para todos, mas é imprescindível para algumas funções.

A necessidade de realizar apresentações efetivas, por exemplo, está intimamente ligada à esta capacidade.

Com a leitura, nós absorvemos sem perceber o estilo de escrita e estrutura do texto. Desta forma, quanto mais você lê, melhor se desenvolvem suas habilidades para contar histórias.

10. Longevidade

longevidade

Um estudo, realizado pela Universidade de Yale em 2016 com 5.635 participantes acima dos 50 anos, constatou que aqueles que leem livros regularmente têm uma chance 20% menor de morrer nos próximos 12 anos.

A diferença foi observada independente da raça, educação, estado civil, estado de saúde e níveis de depressão. Este é um benefício que não pode ser ignorado. O hábito da leitura aumenta os nossos anos de vida.

Como criar o hábito de leitura? Três dicas infalíveis

Evite distrações

Ao reservar um momento para a leitura, procure colocar o celular no modo silencioso. Se for ler no computador, saia das páginas das redes sociais e desligue os aplicativos de comunicação.

Estabeleça um período

Leia diariamente por pelo menos 15 minutos. No final de uma semana você terá lido durante 1 hora e 45 minutos. No final de 4 semanas serão 7 horas de leitura. Este é um bom ponto de partida para quem deseja começar a desenvolver o hábito de leitura.

Escolha um local

Reserve um espaço para leitura na sua casa. O lugar deve ser confortável, mas não tão confortável que se torne ideal para uma soneca. O objetivo é ter um cantinho especial para ler obras que podem mudar sua visão sobre o mundo! Aproveite.

Por isso, antes de se preocupar com os resultados da leitura, procure fazer deste hábito um prazer. Boas leituras!

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.