Como a Roda da Vida pode ajudar a sua carreira


Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A Roda da Vida é uma das ferramentas mais utilizadas nos processos de Coaching. Tem como objetivo medir o nível de satisfação geral em relação a sua vida e descobrir quais áreas estão sendo negligenciadas, ajudando a encontrar um equilíbrio entre todas.

Ela consiste num círculo dividido em doze fatias do mesmo tamanho, organizadas em quatro grupos com três fatias cada uma. Os grupos organizam os principais setores da sua vida, tais como: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida, por exemplo. 

Um aspecto interessante da Roda da Vida é que existe sinergia entre todas as fatias. Por exemplo, ao concluir que a fatia Saúde foi a que teve a avaliação mais baixa e optar por trabalhá-la, por sinergia, ela irá influenciar o resultado das outras. Seja qual for o resultado da sua Roda da Vida e qual fatia você decida trabalhar, ela trará benefícios para a sua carreira.

Veja os grupos abaixo:

Pessoal

Saúde

Cuidar do seu bem-estar físico é muito importante. A prática de exercícios físicos, os cuidados com a alimentação ajudam você ter mais energia para viver e trabalhar. A realização de exames médicos periódicos como atitude preventiva, também entra nesta fatia.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você tomará uma atitude preventiva evitando ausências no trabalho por motivo de doença. 

Analise nesta fatia:

  • Como está a sua saúde?
  • Você faz algum tipo de esporte ou vai à academia?
  • Se sente com disposição e energia para enfrentar o seu dia?

Desenvolvimento Intelectual

Aqui você deve avaliar o quanto tem investido em cursos. Seja em sua área de atuação profissional ou não. Também deve ser considerada a compra e leitura de livros. Tudo que auxilie no seu desenvolvimento intelectual. O principal aspecto a ser medido nesta fatia é o seu grau de abertura para absorver novos conhecimentos.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia e colocar os conhecimentos adquiridos em prática, aumentará as suas chances de ser reconhecido e, consequentemente, promovido.

Analise nesta fatia:

  • Está satisfeito com os seus conhecimentos atuais?
  • Seus conhecimentos são suficientes para alcançar os seus objetivos?
  • Qual a foi a última vez que você comprou/leu um livro?

Equilíbrio Emocional

Esta fatia mede o seu equilíbrio emocional e a sua capacidade de gerenciar as emoções desagradáveis. Isto está diretamente relacionado com o seu autoconhecimento. Ela mede também seu bem estar geral, porque ele é consequência da forma com que você lida com conflitos, inseguranças e desafios da vida diária.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia um resultado possível é a manutenção do equilíbrio emocional, essencial para qualquer cargo e fundamental para quem deseja ocupar cargos de liderança.

Alguns questionamentos para descobrir como estão as suas emoções:

  • Como você reage as situações inesperadas que surgem na sua vida?
  • Como você lida com estresse?
  • Você faz alguma prática que o ajude a ter maior controle emocional? (terapia, yoga, meditação, por exemplo)

Profissional

Recursos Financeiros

Esta fatia traz a reflexão de como seus recursos financeiros têm contribuído para uma vida mais plena e no alcance dos seus objetivos e metas. Outro aspecto importante que esta fatia revela, é se você está funcionando apenas no modo de sobrevivência. Ou seja, se os seus ganhos são utilizados apenas para pagar contas e saldar dívidas.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você terá como investir em cursos e treinamentos que podem causar impacto positivo na sua carreira, como ser promovido, por exemplo.

Algumas perguntas para reflexão:

  • Você tem conseguido poupar algum dinheiro para realizar os seus sonhos?
  • Você controla os seus gastos mensais de alguma forma? (Usa planilhas ou  aplicativos para esta finalidade?)
  • Possui dívidas ou empréstimos?

Trabalho e Carreira

Um aspecto importante a ser medido é o nível de satisfação com o seu trabalho atual e a direção que tem tomado a sua carreira. Esta fatia revela se a sua vida profissional está sendo conduzida com um propósito maior. Seu trabalho e carreira precisam estar conectados com seus valores essenciais. Sendo assim, nos tornamos protagonistas e responsáveis por nossa trajetória profissional.  

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você será capaz de tomar decisões sobre o rumo da sua carreira com maior clareza e responsabilidade. 

Você poderá avaliar:

  • Quanto tem se dedicado a planejar a sua carreira?
  • Quais as perspectivas de crescimento no seu trabalho atual?
  • Os objetivos da empresa onde você trabalha atualmente estão alinhados com seus objetivos pessoais?

Contribuição Social

Esta fatia tem por objetivo avaliar se o seu trabalho atual traz alguma contribuição para a sociedade. Dependendo do tipo de trabalho que você exerce pode ser difícil enxergar diretamente este aspecto. A verdade é que todo trabalho útil acaba por contribuir na melhoria de vida de outras pessoas. Faça uma avaliação geral e pense em todos os envolvidos. Desde os fornecedores até o cliente final. Além disso a realização de trabalhos voluntários são uma forma de contribuir para um mundo melhor.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você poderá redefinir o rumo da sua carreira a partir de uma avaliação real da sua contribuição social.

Você pode avaliar a sua contribuição respondendo:

  • Seu trabalho contribui para alguma mudança na sociedade?
  • Você realiza doações periódicas para algum tipo de instituição com caráter filantrópico?
  • Faz algum tipo de voluntariado?

Relacionamentos

Família

Tanto a família de origem como a família que decidimos construir, possuem uma grande importância no nosso desenvolvimento profissional. Muitas vezes funcionando como um porto seguro, a família nos ajuda a atravessar os momentos mais turbulentos da nossa vida.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você vai obter mais espaço na sua agenda para tempo com a sua família. Desta forma, terá uma recarga de energia, necessária para sustentar o foco na carreira de forma saudável.

Avalie se você tem dedicado tempo suficiente para manter e fortalecer os laços que o apoiam:

  • Tem reservado tempo para se relacionar com sua família?
  • Como você avalia o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal?
  • Participa regularmente dos eventos promovidos pela sua família (aniversários, casamentos, etc)?

Relacionamento Amoroso

Esta fatia reflete o desenvolvimento afetivo do seu relacionamento amoroso com o outro e consigo mesmo. Também demonstra o seu nível de autoconfiança e amor próprio.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, o foco no relacionamento amoroso funcionará como alicerce emocional para sustentar a sua vida profissional.

O nível de satisfação nesta fatia tem influência direta no seu bem estar geral. Este resultado traz um impacto na qualidade das suas ações, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Algumas perguntas:

  • Você se sente feliz no seu relacionamento atual?
  • Sua relação amorosa é conflituosa?
  • Qual foi a última vez que você planejou um encontro romântico com seu companheiro(a)?

Vida Social

O aspecto mais importante que deve ser medido nesta fatia é a capacidade de se relacionar de forma harmoniosa em diferentes contextos. É natural que, dependendo do seu tipo de personalidade, a medida de satisfação desta fatia será relativa. Por exemplo, para os mais introvertidos pode ser suficiente um encontro social por semana. Já os mais extrovertidos podem ter necessidades maiores. O principal é reconhecer o que é equilibrado de acordo com o seu tipo de personalidade.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você aumenta as oportunidades de melhorar sua empregabilidade em função da ampliação da sua rede de contatos.

Avalie nesta fatia:

  • Qual foi a última vez que você esteve num evento social com o intuito de aumentar o seu networking?
  • Você reserva um tempo na sua agenda para participar de eventos sociais?
  • Quando foi a última vez que você recebeu amigos em casa ou foi à uma reunião na casa de amigos?

Qualidade de Vida

Espiritualidade

A área da espiritualidade não está ligada ao fato de se ter uma religião ou alguma crença, mas sim em sentir-se conectado com a vida, otimista e confiante nas possibilidades. Esta fatia mede o nível de aceitação de que não temos controle absoluto sobre todos os eventos da nossa vida. Quanto maior a resistência neste ponto, menor será o nível de satisfação.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, o resultado para sua carreira será medido pelo melhoria do nível de resiliência diante das adversidades na sua vida profissional.  

Algumas reflexões:

  • Diante das adversidades você consegue se manter otimista?
  • De modo geral, você tem uma crença positiva na vida?
  • Com que frequência você costuma criar cenários mentais positivos?

Lazer, Hobbies e Criatividade

Funcionando como um contraponto ao tempo dedicado no trabalho, esta fatia diz respeito ao tempo dedicado ao lazer e hobbies. Este tempo pode fazer uma enorme diferença no resultado geral de sua vida. Este é o período onde você renova suas energias através de novas experiências. Com isto, você consegue estimular a sua criatividade.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você estará reservando tempo para recarregar suas baterias e, desta forma, trazendo ideias renovadas para sua vida profissional.

Responda as seguintes perguntas:

  • Você possui algum hobby? Quanto tempo dedica a ele?
  • Qual foi a ultima vez que você viajou?
  • Existem espaços livres na sua agenda diária?

Plenitude e Felicidade

Esta fatia tem por função dimensionar o seu nível geral de felicidade e plenitude perante a vida, como um todo. De forma muito simples e objetiva, procure avaliar se você se sente feliz e realizado. Como, na maioria das vezes, nós acabamos por levar a vida no piloto automático, é comum que não façamos esta pergunta.

Benefícios para a carreira: Ao trabalhar esta fatia, você será capaz de visualizar a sua carreira não de forma isolada, mas como inserida num contexto maior: a sua vida como um todo.

Algumas perguntas:

  • Em geral, você se sente entusiasmado para avançar na vida?
  • Acha que é merecedor de conquistar suas metas e objetivos profissionais?
  • A qual distância você se encontra da sua felicidade?

Como fazer a Roda da Vida

roda da vida

A ideia é que, periodicamente, você faça uma Roda da Vida, indicando graficamente notas de zero a dez em cada fatia. Use cores diferentes para preencher cada uma delas, desta maneira, você terá uma foto do seu momento atual. Assim também a prática ganha um aspecto lúdico. Sugerimos que seja realizada semestralmente, para melhores resultados.

Baixe aqui a sua roda da vida

Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.