8 dicas fáceis de como aprender melhor e mais rápido


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O aprendizado contínuo é um fator determinante para uma carreira de sucesso. Portanto, conhecer métodos infalíveis para aprender mais, torna o profissional mais competitivo.

Com as nossas dicas de como estudar e aprender mais rápido, você será capaz de alcançar ótimos resultados!

1. Cultive a motivação certa

Apesar da elevada importância dos estudos, muitas pessoas julgam que estudar é uma atividade entediante. Assim, antes de começar a sua rotina de estudos, procure pensar na principal motivação que o impulsiona para adquirir mais conhecimentos.

Antes de estudar, pare por um momento e liste todos os benefícios que você poderá obter ao dominar o assunto que pretende estudar. Alinhe a sua vontade com os seus objetivos, criando assim entusiasmo para o período de estudo.

2. Organize o tempo de estudo

Organize o seu tempo de acordo com o seu estilo pessoal
Organize o seu tempo de acordo com o seu estilo pessoal

Ao planejar o seu tempo de estudos, defina a maneira mais adequada ao seu estilo pessoal. Você pode optar por utilizar a técnica pomodoro. Ela divide o tempo de estudo em fatias de 25 minutos intercaladas por 5 minutos de descanso.

Organize o seu tempo diário para que você se mantenha no percurso. É melhor estudar um pouco todos os dias do que passar várias horas estudando apenas no fim de semana. Estabeleça o mesmo horário do dia para os estudos e procure cumprir.

3. Cuide do seu ambiente

Prepare o seu ambiente de estudo para torná-lo o mais prático e confortável possível. Tenha sempre por perto a bibliografia necessária. Cuide da iluminação do ambiente, para evitar que a sua vista se canse muito rapidamente.

Se necessário, mantenha canetas, lápis, blocos, borrachas e outros itens de papelaria que possam contribuir para o estudo. Evite ouvir música enquanto estuda, isso pode influenciar a sua atenção e diminuir o rendimento.

4. Elabore perguntas durante a leitura

Enquanto estiver lendo algum texto, procure fazer anotações e elaborar perguntas. Sublinhe, grife e use canetas marcadoras se achar necessário. Você ainda pode escrever nas margens das páginas para ajudar na identificação das ideias.

O ideal é que você termine o período de estudo com uma lista de perguntas a respeito do tema. Se a leitura foi preparatória para uma aula, você pode usar as questões como diretriz para acompanhar o que será exposto pelo professor.

5. Faça diagramas a partir do texto

O uso de diagramas ajuda na memorização
O uso de diagramas ajuda na memorização

Dependendo do conteúdo, você ainda pode fazer diagramas para facilitar a fixação. Trace flechas, círculos e quadrados para ajudar a sua memorização. Aqui não existem regras, a imagem deve contribuir para a memorização do tema.

Se você assinalou as palavras-chave do texto, procure criar um esquema gráfico com todas estas palavras encontradas. Use a sua imaginação e trace diagramas e desenhos. Faça o uso de cores para identificar assuntos diferentes.

6. Crie um resumo do texto lido

Desenvolva o hábito de criar resumos após a leitura. Faça o esforço de tentar lembrar do conteúdo sem consultar o texto. Sintetize a ideia principal de cada parte lida, procurando eliminar as informações que não são fundamentais.

Os resumos são uma ótima maneira de estudar para provas. Através da releitura dos resumos, você pode memorizar conteúdos mais rapidamente. Além disso, você pode consultar os resumos como forma de revisão da matéria estudada.

7. Procure aplicar os conhecimentos

Conforme o assunto abordado, tente realizar uma aplicação prática dos conhecimentos recém-adquiridos. A prática é a melhor maneira de fixar o que foi aprendido, tornando o conhecimento mais rico.

Além disso, aplicar o conhecimento na prática pode indicar onde você ainda tinha dúvidas sobre o assunto. Certos temas podem parecer simples em teoria, mas quando se coloca em prática geram inúmeras dúvidas.

8. Cuide da sua saúde

A prática de exercícios físicos contribui para um melhor desempenho nos estudos
A prática de exercícios físicos contribui para um melhor desempenho nos estudos

Por último, mas não menos importante, procure cuidar de sua saúde. Mantenha uma rotina mínima de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Procure fazer um check-up médico periodicamente para prevenção.

Durma pelo menos oito horas de sono para garantir a recuperação do seu corpo. Problemas de saúde que poderiam ser evitados podem atrasar sensivelmente o progresso de qualquer estudante.

Como aprender melhor na sala de aula?

Além das dicas de estudo para o seu planejamento individual, deixamos aqui algumas sugestões de como estudar e aprender melhor na sala de aula:

  • Seja pontual e respeite o horário de início e término das aulas
  • Procure ler os textos antes das aulas
  • Evite as distrações e mantenha o celular desligado durante
  • Procure participar dos debates e discussões sobre os temas
  • Ouça atentamente e faça anotações resumidas
  • Procure sentar em um lugar que favoreça a sua atenção
  • Sempre que surgirem dúvidas, faça perguntas
  • Lembre-se que, ao ajudar os colegas, você acaba aprendendo mais

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.