10 ideias eficazes para criar um método pessoal de estudo


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O caminho para criar um método pessoal de estudo, é através do conhecimento das principais técnicas existentes. Desta maneira, podemos combinar algumas delas e criar o nosso próprio método.

Enumeramos a seguir algumas ideias para quem está a procura de um método ideal de estudo. Confira!

1. Aprenda a priorizar

Aprender a priorizar os temas de estudo, contribui para alcançar resultados
Aprender a priorizar os temas de estudo contribui para alcançar resultados

Antes de começar qualquer estudo, pergunte-se: qual a parte do material que é mais importante para ser estudada? Qual dos temas irá me dar o maior retorno em termos de resultado?

Invista o seu tempo de estudo nas áreas que possuem maior valor. Tudo irá depender da sua realidade. Se estiver estudando para uma prova, escolha começar pela disciplina que possua o maior peso no exame.

2. Elimine as distrações

Aprenda a eliminar todas as distrações em potencial antes de começar a estudar. Desligue o celular e saia de todos os aplicativos e das redes sociais. Deixe o ambiente de estudo livre de alertas.

Procure não estudar com música. É muito fácil perder o foco do estudo com a letra de uma canção conhecida. Para quem sente sono com o silêncio, use apenas música instrumental em volume baixo. Preferencialmente, utilize música clássica.

3. Leia e tente recordar

Após a leitura de uma página de texto, procure recordar o que foi lido sem consultar. Enquanto estiver recordando do que leu, tome notas.

Repita a leitura da mesma página se não estiver satisfeito com a performance da sua memória. Insista até que você consiga recordar todos os pontos-chave sem recorrer ao texto.

4. Saiba como tomar notas

Para quem está acompanhando uma aula, procure não anotar tudo o que é dito. Desta forma, você provavelmente irá perder o fio da meada do assunto abordado por causa das suas anotações.

Durante as aulas, utilize a regra do 80/20. Use 80% do tempo da aula para prestar atenção, e utilize apenas 20% do tempo para as notas.

5. Grave e ouça a própria leitura

Algumas pessoas sentem mais facilidade em absorver o material estudado através da audição. Procure ler em voz alta gravando o material lido. Você pode usar o gravador de áudio do seu celular para isso.

Desta forma, você será capaz de ouvir o material quantas vezes quiser, onde quiser. Esta técnica de aprendizagem é ideal para quem tem pouco tempo para estudar. Assim, qualquer pequena lacuna de tempo disponível pode ser usada para escutar os áudios.

6. Faça testes práticos

A realização de testes práticos é uma ótima forma de avaliar os conhecimentos adquiridos
A realização de testes práticos é uma ótima forma de avaliar os conhecimentos adquiridos

Após concluir uma leitura, procure fazer testes práticos a respeito do assunto. Na ausência de testes, faça uma pesquisa na internet para encontrar alguma forma de avaliação sobre o assunto estudado.

Para quem está estudando para uma prova, essa é a maneira mais eficiente de treinar sua mente no material estudado. Procure realizar o maior número possível de testes, toda vez que terminar de estudar um tópico.

7. Elabore mapas mentais

O mapa mental é um tipo de diagrama que permite sintetizar informações. Através de gráficos e ilustrações, o mapa mental é capaz de facilitar a memorização de um assunto estudado através do seu aspecto gráfico.

Geralmente, o diagrama parte de uma figura central com o nome do tema, de onde surgem ramificações que podem utilizar palavras-chave e símbolos.

8. Use a técnica pomodoro

Para ter uma boa gestão do tempo de estudo, sugerimos a técnica pomodoro. Esta técnica consiste em dividir o tempo em fatias de 25 minutos, intercaladas por 5 minutos de pausa.

Desta maneira, é possível gerenciar facilmente o tempo investido nos estudos. Com o passar do tempo, o estudante será capaz de prever quantos “pomodoros” serão necessários para um tema específico.

9. Sublinhe, grife e anote

Uma das maneiras clássicas de estudar é fazendo anotações, sublinhando trechos e grifando passagens com uma caneta marcadora. Através das marcações, você ganha tempo em uma releitura.

Se você adotar esta técnica de estudo, evite exagerar nas marcações de texto. O ideal é apenas marcar algumas poucas palavras-chave que ajudem a recordar todo o contexto do material estudado.

10. Faça resumos

Fazer resumos a respeito do que foi estudado, é uma forma de testar o que foi aprendido
Fazer resumos a respeito do que foi estudado, é uma forma de testar o que foi aprendido

Outra técnica clássica é a da criação de resumos baseado no que foi lido. Para aqueles que possuem facilidade na escrita, esta técnica pode funcionar muito bem.

Procure manter um limite máximo de palavras para os resumos. Ao criar o resumo, tente lembrar do assunto estudado sem consultar os textos. Assim, o processo pode também ajudar na memorização dos temas estudados.

Crie seu próprio método de estudo!

Agora chegou o momento de testar cada uma das ideias apresentadas. Para avaliar quais são as melhores de acordo com a sua realidade.

Você pode combinar as ideias de várias maneiras. Por exemplo:

Método 1

  • Elimine as distrações existentes
  • Priorize os temas de estudo
  • Leia cada tópico e tente recordar
  • Faça testes práticos no final

Método 2

  • Utilize a técnica pomodoro
  • Leia cada tópico e tente recordar
  • Sublinhe, grife e anote o texto
  • Grave e ouça a sua própria leitura

Abuse da sua criatividade na hora de estudar. E muito sucesso!

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.