Justificativa do TCC: exemplos para se inspirar e aprender como fazer a sua


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Afinal o que é a justificativa do TCC?

A justificativa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso onde o autor fundamenta as motivações que o levaram a realizar aquele trabalho. Procure pensar a respeito da justificativa como a maneira pela qual se convence o leitor de que o trabalho possui importância e deve ser realizado.

Lembre-se de que, a justificativa do TCC, é o ponto do trabalho que contribui de forma direta com a aceitação da pesquisa. Portanto, ele deve procurar ser o mais completo possível, mas de forma concisa.

Como fazer a justificativa do TCC?

Durante a construção da justificativa, é importante evitar explicitar a conclusão sobre o tema. Esta parte do trabalho serve para elevar a importância do assunto a ser pesquisado, portanto não há espaço para justificar a hipótese levantada.

Evite incluir citações de outros autores na justificativa. Esta parte do trabalho não é adequada para explicitar o referencial teórico que será escolhido. Este é o ponto onde se deve apenas destacar a importância do trabalho.

Por que este tema é relevante?

Destacamos aqui uma série de perguntas que podem ajudá-lo na criação de sua justificativa. Tenha em conta que este não é um roteiro rígido para ser seguido, mas apenas ideias que podem despertar outras perguntas, dependendo do tema do seu projeto.

  • Quais são os fatores que determinaram a escolha do tema?
  • A pesquisa resolve algum ponto obscuro sobre o tema?
  • Quais são os benefícios que a sua pesquisa acrescenta ao assunto?
  • Quais são os motivos de ordem teórica que fazem a pesquisa ser relevante?
  • Quais são os motivos de ordem prática que fazem a pesquisa ser relevante?
  • Em que fase de desenvolvimento se encontra o corpo teórico a respeito do tema?

Pontos que vão te ajudar a escrever a justificativa do TCC:

Atualidade: o tema possui importância no contexto atual?

Inovação: o presente trabalho traz algo de novo sobre o assunto?

Interesse: o autor possui algum vínculo com o tema?

Relevância: o tema possui alguma relevância política, econômica ou social?

Contribuição: o que o tema acrescenta para o debate científico?

Por último, enumere os pontos positivos da abordagem utilizada.

Veja alguns exemplos para você se inspirar

Área da Psicologia

Tema: Solidão do idoso

Ao constatar a inexistência de pesquisas acadêmicas a respeito da solidão dos idosos, ficou claro que seria viável elaborar um projeto de pesquisa com o enfoque no tema.

Este hiato acadêmico motivou o projeto, sendo importante ressaltar o vínculo pessoal que o autor possui com o tema. Através de sua vivência desde a adolescência num asilo de idosos administrado pela família.

Além da grande importância para a área de geriatria e em termos de solução para o problema da solidão dos idosos com mais de 65 anos. Podemos destacar que a pesquisa promove a difusão do tema, estabelecendo os critérios básicos para a seleção de amostras.

Sendo este o primeiro trabalho de pesquisa a tratar do tema solidão de idosos, acreditamos que o pioneirismo possa incentivar futuros alunos a se interessarem por explorar o tema. Fortemente presente no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.

Área da Medicina

Tema: Infertilidade Masculina

A necessidade de acelerar o entendimento do mecanismo de ação do citrato de clomifeno em mamíferos é de extrema importância no contexto da sociedade brasileira, onde um em cada seis homens sofre com problemas de infertilidade.

O presente trabalho irá avaliar as mudanças de comportamento de uma amostra de ratos machos e também os efeitos da fertilidade e do comportamento sexual. A pesquisa irá procurar por possíveis correlações com alterações neuroanatômicas no sistema nervoso central.

Esperamos atrair a atenção para o tema e contribuir para a descoberta de novas hipóteses de tratamento da infertilidade masculina. Além disso, nossas conclusões podem servir de base para outros estudos da área bioquímica.

Área de Nutrição

Tema: Equações preditivas

O presente estudo avaliará a confiança das presentes equações preditivas de peso e altura adotadas no Nordeste do Brasil.

As medidas antropométricas são importantes no planejamento da dieta de pacientes imobilizados, mas a impossibilidade de uma aferição exata das medidas popularizou o uso das equações preditivas.

Nossa motivação partiu de uma pesquisa semelhante realizada no sul do país. A adequação das equações para cada região pode beneficiar a eficácia dos tratamentos realizados nos pacientes acamados.

Esperamos que pesquisadores de outras regiões do país possam se inspirar no nosso trabalho, gerando assim, um mapa mais específico correspondendo a diversidade do nosso país.

Área de Agronomia

Tema: Qualidade do Azeite

O presente trabalho se justifica pelo crescimento do mercado de azeites no Brasil nos últimos cinco anos. A produção de azeite chamou a atenção não apenas de consumidores, mas também de investidores neste período.

Desta forma, este mercado ganhou uma grande importância para o país, tornando-se importante pesquisar novas maneiras de melhorar a produtividade.

A pesquisa irá caracterizar a composição química de azeites de oliva dos principais fabricantes do Sul do Brasil. Os indicadores de índice de acidez, perfil dos ácidos graxos e estabilidade oxidativa foram utilizados como referência.

Sendo a qualidade um fator determinante para o aumento das exportações, esperamos contribuir estabelecendo bases para futuros estudos, aumentando a posição do nosso país no mercado internacional.

Área da Arquitetura

Tema: Melhoria da qualidade física dos espaços públicos

O presente projeto de pesquisa tem por motivação as previsões de expansão da população, realizadas pelo IBGE, para o município de Nova Friburgo. Com uma estimativa de crescimento da ordem de 15% até o ano de 2022, desenvolver uma solução para a eficiência do fluxo de pessoas nos espaços públicos, torna-se muito importante.

Levando em conta a atual fragilidade do cenário político do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa procura enfatizar o desenvolvimento de soluções que sejam ao mesmo tempo, sustentáveis e de fácil manutenção.

Desta maneira, esperamos contribuir com o tema apontando para o uso de novos materiais que superam em durabilidade os materiais popularmente utilizados. Privilegiando sempre o desenho urbano para os meios de transporte a pé e de bicicleta.

Área Sociologia

Tema: Importância da Sociologia no Ensino Médio

A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa reside na importância que o tema possui para a sociedade atual, sendo considerado um tema clássico.

Podemos afirmar que estudar a influência mútua entre o indivíduo e a sociedade aprofunda a compreensão das novas estruturas sociais mais recentes.

Resgatar o estudo da Sociologia no Ensino Médio desperta nos alunos a capacidade de relativizar os conhecimentos que possuímos a respeito do coletivo e do indivíduo.

A disciplina promove o desenvolvimento do pensamento crítico em relação à cidadania, conduzindo o jovem a questionar a sua capacidade de mudar o mundo à sua volta.

Em tempos turbulentos em termos políticos e econômicos como os atuais, inserir a disciplina da Sociologia no Ensino Médio pode funcionar como um catalisador para mudanças. Garantindo assim, uma sociedade mais madura no futuro.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.