Há 8 tipos de personalidade extrovertida: saiba qual é o seu


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Existem 16 tipos de personalidade, sendo 8 deles com atitude extrovertida. Os extrovertidos são orientados pelo mundo exterior. Pessoas, relacionamentos e atividades sociais são valorizados por este tipo de personalidade.

A classificação dos 8 tipos introvertidos utiliza as funções psicológicas em dois grupos. São eles: o grupo das funções de percepção (sensação e intuição) e o grupo das funções de julgamento (pensamento e sentimento).

Estes grupos indicam a maneira pela qual cada um dos tipos interage com o mundo de forma diferente um do outro.

Esse sistema de classificação das personalidades pertence ao Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e foi baseado nos estudos do psicólogo suíço Carl Jung (1875-1961).

A identificação dos diferentes tipos de personalidade são derivados das combinações de 4 tipos de preferências:

  • Atitude perante o mundo: Aqueles que possuem maior foco no mundo exterior são classificados como extrovertidos (E). Quem possui maior foco no mundo interior é considerado introvertido (I).
    Podemos ainda afirmar que os extrovertidos carregam suas baterias através do mundo exterior. Por exemplo, pessoas, relacionamentos, eventos sociais, etc. Já os introvertidos preferem renovar suas energias procurando a tranquilidade, atividades com poucos estímulos, como leituras e meditação.
  • Como lidam com informação: aqueles que dão preferência para a informação básica recebida do mundo são classificados como sensação (S). O grupo de pessoas que gosta de adicionar significado e realizar interpretações subjetivas com a informação recebida, este é classificado como intuição (N).
  • Como tomam decisões: o grupo de pessoas que prefere usar a lógica e privilegiam dados consistentes são classificados como pensamento (T). Aqueles que levam em conta pessoas, relacionamentos e sentimentos são denominados sentimento (F).
  • Como lidam com o mundo exterior: as pessoas que lidam com as coisas de uma forma decisiva e taxativa são classificadas como julgamento (J). Já aqueles que preferem permanecer abertos a novas opções são denominados percepção (P).

Veja também: Há 8 tipos de personalidade introvertida: saiba qual é o seu

1. ESTP: Extroversão + Sensação + Pensamento + Percepção

Com elevado entusiasmo perante a vida, os ESTP são verdadeiros “fazedores” e vivem no mundo da ação. Gostam de meter a “mão na massa” vivendo no momento presente e dando pouco valor para introspecção e teorias.

Possuem boa capacidade de observar e entender as atitudes e motivações das outras pessoas. Possuem um sistema de valores próprio para servir de diretriz sobre o que é certo ou errado.

Podem se sentir entediados durante aulas com exposições teóricas, onde não há uma exposição clara da aplicação prática das teorias. Possuem talento para improvisação e são bons para contar estórias.

Tendem a falar e se mover rápido. Geralmente, são pessoas divertidas que a maioria das pessoas gosta de ter à sua volta.

Lidar com a rotina pode ser entediante e o movimento é muito importante para o ESTP. Por isso as carreiras escolhidas são aquelas onde não se permanece confinado ou restrito. Podem se tornar bons empreendedores ou vendedores.

Principais características dos ESTP

  • Boa habilidade para executar tarefas
  • Foco em cumprir o que foi planejado
  • Prático, dá preferência para a ação
  • Pode ter dificuldade em ouvir a própria intuição por privilegiar a sensação
  • O contato com pessoas mais sentimentais e intuitivas pode ajudar no seu autoconhecimento

2. ESFP: Extroversão + Sensação + Sentimento + Percepção

Com fortes capacidades de relacionamento interpessoal, os ESFP vivem voltados para o mundo exterior. São preocupados com o bem-estar das pessoas a sua volta e tendem a se posicionar como mediadores de conflito. São bons observadores e conseguem dizer o que há de errado com o outro.

Embora não gostem da rotina, os ESFP são muito práticos. Preferem “aprender fazendo” em vez de aprender através dos livros. Por causa do pouco desenvolvimento da intuição, tendem a não gostar do pensamento teórico ou temas complexos.

Por serem pessoas com o ritmo acelerado que privilegiam novas experiências, eles tendem a escolher carreiras que ofereçam ou exijam muita diversidade, bem como habilidades interpessoais.

Principais características dos ESFP

  • Aprecia os prazeres da vida
  • Bom humor
  • Atenção voltada para as pessoas
  • Pode ter dificuldade em ouvir a própria intuição por privilegiar a sensação
  • Pode carecer de imaginação e ter pouca abertura à novas ideias
  • Seu autoconhecimento pode aumentar através do contato com pessoas intuitivas e pensativas

3. ENFP: Extroversão + Intuição + Sentimento + Percepção

Entusiasmados e calorosos, os ENFP se mostram muito apaixonados com o mundo a sua volta. Capazes de motivar os outros, eles demonstram amor pela vida e procuram aproveitar o máximo dela. Conseguem atingir um bom nível técnico na maior parte das atividades que eles se interessam.

Orientados por um forte senso de valores, precisam sentir que o que fazem possui significado e está alinhado com seu eu verdadeiro. Diferente de outros tipos extrovertidos, podem precisar de um tempo sozinhos para se centrarem.

Podem saltar de um projeto para outro sempre que surge uma nova oportunidade. Desta maneira podem nunca se aprofundar em nada. Possuem uma grande necessidade de se sentirem amados.

Principais características dos ENFP

  • Boa habilidade para lidar com pessoas
  • Capaz de compreender as pessoas sem julgá-las
  • Possui um entusiasmo envolvente
  • Tem iniciativa para desenvolver projetos
  • Dificuldade em lidar com o momento presente
  • O contato com pessoas mais sensitivas e pensativas pode ajudar no seu autoconhecimento

4. ENTP: Extroversão + Intuição + Pensamento + Percepção

Seu interesse principal é o de compreender o mundo. Por isso, os ENTP estão sempre elaborando ideias sobre situações que ocorreram em suas vidas. Possuem um entendimento mais profundo do seu ambiente do que os outros tipos extrovertidos.

Flexíveis e com facilidade de adaptação, conseguem entender as situações de forma rápida e com profundidade. Se entusiasmam com as próprias ideias com frequência, mas possuem pouco interesse em criar planos de ação ou tomar decisões. Podem nunca terminar o que iniciam preferindo pular de uma ideia para outra.

Com a sensação e o sentimento como área menos desenvolvidas, o ENTP tende a não dar valor a opinião de outras pessoas ou a não dar muita atenção aos detalhes de sua vida.

Principais características dos ENTP

  • Tendência para ser analítico e impessoal
  • Boa capacidade na resolução de conflitos por causa de sua impessoalidade
  • Dificuldade no julgamento sentimental
  • Pouco prático e com dificuldade para lidar com o momento presente
  • Pode ampliar o seu autoconhecimento através do contato com pessoas sentimentais e sensitivas

5. ESTJ: Extroversão + Sensação + Pensamento + Julgamento

Vivendo com um conjunto claro de valores e crenças, os ESTJ vivem no momento presente a partir dos fatos e dados consistentes. Defensores da tradição, costumam não entender e tolerar pessoas que não valorizam as mesmas coisas.

A segurança e a ordem são muito importantes, os ESTJ procuram fazer de tudo por estes valores. Por causa disso, podem trabalhar a favor de causas sociais. Costumam colocar muito esforço em tudo o que fazem.

Os ESTJ são bastante flexíveis em termos de carreira, mas é comum possuírem o interesse por posições de liderança. Se encaixam bem em posições que solicitem a criação de estrutura e ordem.

Principais características dos ESTJ

  • Possui raciocínio objetivo apoiado pelas percepções dos sentidos
  • Boa capacidade para suportar a rotina
  • Facilidade nos trabalhos que envolvam cálculos
  • Pensamento focado mais nas partes do que no todo
  • Prático, organizado e eficiente
  • Atenção voltada para a novidade: novas pessoas, novos ambientes, etc.
  • Autoconhecimento pode ser ampliado pelo contato com pessoas sentimentais e intuitivas

6. ESFJ: Extroversão + Sensação + Sentimento + Julgamento

Os ESFJ são muito interessados em pessoas. As características de sentimento e julgamento são utilizadas para descobrir informações sobre os outros. As informações coletadas servem de base para julgamentos. Muito eficientes em ler os outros, possuem boa capacidade de trazer o melhor das pessoas.

Motivado pelo desejo de ser amado e útil, seu comportamento é muito favorável aos outros. A maioria das pessoas ficam contentes em ter um ESFJ por perto por causa da sua habilidade natural de fazer os outros se sentirem bem a respeito de si mesmos.

Valorizam a segurança e a estabilidade, são de extrema confiança e responsáveis. Possuem grande necessidade da aprovação dos outros para se sentirem bem.

A definição da carreira para os ESFJ passa por atividades que exijam organização e ordem. Com a sua satisfação centrada em ajudar os outros, eles encontram a felicidade em atividades que envolvam servir os outros.

Principais características dos ESFJ

  • Gosto pelo contato social e de dialogar sobre temas do cotidiano
  • Preocupado com os relacionamentos e as pessoas
  • Valoriza as coisas que são agradáveis aos sentidos, gosto estético refinado
  • Fácil adaptação à rotina
  • Dificuldade de ser objetivo e conciso por causa do seu gosto por conversar
  • Pouco interesse por temas abstratos
  • Seu autoconhecimento pode ser ampliado pelo contato com pessoas intuitivas e pensativas

7. ENFJ: Extroversão + Intuição + Sentimento + Julgamento

Os ENFJ são focados em pessoas. Possuem ótimas habilidades para lidar com os outros. Seu principal interesse é dar apoio, atenção e tempo para as outras pessoas. São muito bons em dar apoio e incentivo contribuindo para que as pessoas consigam alcançar seus objetivos. Hábeis em conseguir com que os outros façam o que eles querem.

Podem ter dificuldade em permanecerem sozinhos, por causa da força de sua atenção voltada para o exterior. Apesar disso, são mais reservados do que os outros tipos extrovertidos e tendem a se expor pouco. Podem priorizar as necessidades dos outros em vez das suas próprias.

ENFJ gostam de se envolver em atividades onde seja necessário manter uma estrutura e resolver questões. Possuem habilidade natural para qualquer atividade de aconselhamento. Costumam se sair muito bem em posições liderança e onde possam servir de inspiração para os outros.

Principais características dos ENFJ

  • Possuem muito calor humano e simpatia
  • Interesse por temas acadêmicos
  • Pouco interesse por atividades burocráticas
  • Atenção voltada para novas ideias, insights e temas visionários
  • Boa capacidade de imaginação que permite enxergar além do óbvio
  • Direcionado por um sistema de valores sentimental
  • Dificuldade em dar ouvidos à voz da razão
  • Podem ampliar seu autoconhecimento pelo contato com pessoas sensitivas e pensativas

8. ENTJ: Extroversão + Intuição + Pensamento + Julgamento

São líderes naturais. Encaram o mundo como um campo de oportunidades e desafios a serem superados.

Com raciocínio rápido para compreender situações complexas, são muito decididos e costumam ser encarados como pessoas responsáveis. Com o foco de sua atenção voltado para a carreira, tendem a ser bem sucedidos no mundo dos negócios.

Podem ser impacientes com a ineficiência dos outros. Por não estarem naturalmente conectados aos sentimentos das outras pessoas, podem demonstrar alguma intolerância quando sua paciência é testada.

Por causa disto, os ENTJ podem se tornar pessoas intimidadoras e arrogantes. Conversas desafiadoras e animadas são fonte de satisfação para os ENTJ.

Com o foco no sentido prático da vida, os ENTJ têm boa capacidade de colocar teorias em ação. Donos de um grande poder pessoal, os ENTJ são adequados para posições de liderança.

Também possuem facilidade na construção de organizações. Seu forte desejo de liderar pode fazer com que eles não sejam felizes apenas como seguidores.

Principais características dos ENFJ

  • Raciocínio objetivo apoiado pela intuição
  • Pensamento focado mais no todo do que nas partes
  • Atenção voltada para as possibilidades futuras
  • Gosta de planejar a longo prazo
  • Interesse pelo que não é óbvio e pouco conhecido
  • Facilidade para problemas complexos
  • Boa capacidade de ter insights, visionário
  • Dificuldade em perceber as demandas do momento presente
  • O contato com indivíduos sentimentais e sensitivas pode ampliar seu autoconhecimento

Saiba mais: Personalidade: o que é e qual a importância para sua carreira

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.