Falar sobre você na entrevista de emprego: como responder


Quando pedirem "fale um pouco sobre você mesmo" na entrevista de emprego, o recrutador espera saber do que você é capaz e o que lhe interessa. Ele que saber também como você consegue sintetizar informação e responder rapidamente a uma situação.

Importância da questão

Pedir para falar sobre você é normalmente a primeira pergunta da entrevista de emprego, sendo assim determinante para o encadeamento e para o sucesso da entrevista. Não subestime esta pergunta, nem a sua resposta. Procure treinar esta resposta com antecedência.

Como responder

Tente responder a esta questão num minuto, máximo dois. Encare a resposta como o seu pitch. É recomendado falar mais sobre a experiência e as conquistas do que sobre os detalhes pessoas. O que realmente interessa é saber o que o candidato pode fazer pela empresa.

Pontos a mencionar

Pode responder esta pergunta com base em alguns (ou em todos) os pontos seguintes:

  1. falar das experiências passadas;
  2. contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;
  3. dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;
  4. dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. Falar brevemente sobre passatempos (hobbies) que tenha;
  5. o seu papel da empresa.

Exemplo

Uma hipótese de resposta a esta pergunta é:

  1. “Sou formado na Universidade… e já trabalhei nas empresas…, onde aprendi muito sobre...”
  2. “Se precisasse escolher um ponto alto da minha carreira diria que foi quando consegui um contrato de… para a empresa.”
  3. “Estou procurando desenvolver as minhas capacidades de… e de fazer carreira nesta área de… que sempre despertou o meu interesse.”
  4. "Na verdade gosto de fazer... nos tempos livres, para aperfeiçoar os meus conhecimentos neste campo."
  5. "Acho que nesta empresa, onde são prezados os valores de... e as pessoas que... , teria excelentes condições para desempenhar o meu trabalho". 

Ao responder com clareza e determinação a esta pergunta, o candidato sobe rapidamente degraus na confiança do recrutador, ganhado o seu respeito.

Saiba também: