Falar sobre você na entrevista de emprego: como responder


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Quando pedirem "fale um pouco sobre você mesmo" na entrevista de emprego, o recrutador espera saber do que você é capaz e o que lhe interessa. Ele quer saber também como você consegue sintetizar informação e responder rapidamente a uma situação.

Importância da questão

Pedir para falar sobre você é normalmente a primeira pergunta da entrevista de emprego, sendo assim determinante para o encadeamento e para o sucesso da entrevista. Não subestime esta pergunta, nem a sua resposta. Procure treinar esta resposta com antecedência.

Como responder

Tente responder a esta questão num minuto, máximo dois. Encare a resposta como o seu pitch. É recomendado falar mais sobre a experiência e as conquistas do que sobre os detalhes pessoas. O que realmente interessa é saber o que o candidato pode fazer pela empresa.

Pontos a mencionar

Pode responder esta pergunta com base em alguns (ou em todos) os pontos seguintes:

  1. falar das experiências passadas;
  2. contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;
  3. dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;
  4. dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. Falar brevemente sobre passatempos (hobbies) que tenha;
  5. o seu papel na empresa.

Exemplo

Uma hipótese de resposta a esta pergunta é:

  1. “Sou formado na Universidade… e já trabalhei nas empresas…, onde aprendi muito sobre...”
  2. “Se precisasse escolher um ponto alto da minha carreira diria que foi quando consegui um contrato de… para a empresa.”
  3. “Estou procurando desenvolver as minhas capacidades de… e de fazer carreira nesta área de… que sempre despertou o meu interesse.”
  4. "Na verdade gosto de fazer... nos tempos livres, para aperfeiçoar os meus conhecimentos neste campo."
  5. "Acho que nesta empresa, onde são prezados os valores de... e as pessoas que... , teria excelentes condições para desempenhar o meu trabalho". 

Ao responder com clareza e determinação a esta pergunta, o candidato sobe rapidamente degraus na confiança do recrutador, ganhado o seu respeito.

Saiba também:

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.