Dizer que já foi despedido na entrevista de emprego não tem qe ser necessariamente uma dor de cabeça para o candidato à vaga. Isto pode ser até um trunfo. Veja a seguir como pode responder à pergunta: por que você foi despedido?
Seja honesto
É preciso honestidade na resposta, mas sem se mostrar irritado com o antigo empregador, colocando as emoções de lado e respondendo diplomaticamente. Nunca reclame, pois ninguém gosta de trabalhar com pessoas que se queixam de tudo.
Contextualize
Se o fraco rendimento do trabalho foi a causa, o candidato pode contextualizar seu desempenho no mercado em que operava. Dê exemplos, mostre que estava dentro da maioria dos resultados do setor.
Fale sobre a aprendizagem
O empregador gostará de saber qual é a análise que o candidato faz dos motivos do despedimento e como ele aprendeu com a situação.
É necessário fazer uma autoanálise sobre os motivos da demissão e mostrar que tirou lições da situação. Demonstre que estas lições podem ser aplicadas na próxima empresa em que irá trabalhar.
Lembre que o recrutador julgará não o erro cometido, mas sim como o candidato lidou com ele. Tente demonstrar maturidade, profissionalismo e aprendizagem na sua resposta.
Seja objetivo
O ideal é ser pragmático na resposta. Reflita rapidamente sobre as conquistas no emprego anterior, sobre os erros cometidos e sobre o que aprendeu.
Quanto mais falar sobre isso, mais tendência terá para levantar suspeitas por parte do recrutador.
Saiba ainda como responder a mais perguntas difíceis na entrevista.