Como dizer que já foi demitido em uma entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Dizer que já foi despedido na entrevista de emprego não tem de ser necessariamente uma dor de cabeça para o candidato a vaga. Isso pode ser até um trunfo. Veja como pode responder à pergunta: “por que você foi despedido?”.

Honestidade

Deve ser honesto na resposta, mas sem se mostrar irritado com o antigo empregador, colocando as emoções de lado e respondendo diplomaticamente. Nunca se queixe, pois ninguém gosta de trabalhar com pessoas que se reclamam de tudo.

Contextualizar

Se o fraco rendimento do trabalho foi a causa, o candidato pode contextualizar o seu desempenho no mercado em que operava, dando exemplos, mostrando assim que estava dentro da maioria dos resultados do setor.

Aprendizagem

O empregador gostará de saber qual é a análise que o candidato faz dos motivos do despedimento e como ele aprendeu com a situação. É necessário então fazer uma auto análise a esses motivos do despedimento e mostrar que tirou lições dessa situação, que possam ser aplicadas na próxima empresa em que se trabalha.

Lembre que o recrutador julgará não o erro cometido, mas sim como o candidato lidou com ele. Tente demonstrar maturidade, profissionalismo e aprendizagem na sua resposta.

Objetividade

O ideal é ser pragmático na resposta, refletindo rapidamente sobre as conquistas no emprego anterior, sobre os erros cometidos e sobre o que se aprendeu. Quanto mais falar sobre isso, mais tendência terá para a suspeita por parte do recrutador.

Saiba como responder a mais perguntas difíceis da entrevista de emprego.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.