5 Erros comuns numa entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Por falta de preparação ou nervosismo, há erros comuns numa entrevista de emprego que podem ser decisivos para o candidato. Identifique quais são para conseguir evitá-los.

1. Decorar respostas

Se preparar para uma entrevista não quer dizer levar as respostas decoradas e dizê-las assim que o recrutador começar a fazer perguntas. Mesmo sabendo que há perguntas frequentes em todas as entrevistas, seja o mais espontâneo possível. Até pode responder o mesmo de sempre, mas faça de forma natural realçando algo que o diferencia dos restantes candidatos.

Conheça os clichês que deve evitar numa entrevista de emprego.

2. Não ter perguntas

Uma pessoa pode errar por excesso de preparação, mas também há quem erre por falta dela. Também é comum numa entrevista de emprego o erro de não ter qualquer pergunta para fazer ao entrevistador, quando este dá espaço ao candidato para fazer perguntas. Ao invés de demonstrar conhecimento absoluto, estará a revelar falta de preparação.

Confira as perguntas que pode fazer a um recrutador numa entrevistas de emprego.

3. Se auto elogiar constantemente

Entrar numa entrevista com a postura de quem sabe tudo, se gabando do princípio ao fim, usando as virtudes quando lhe pedem para mencionar os principais defeitos é outro erro comum. A arrogância é um dos erros mais graves referidos pelos recrutadores.

Contorne esta postura descobrindo como falar de si próprio numa entrevista de emprego.

4. Falar mal dos empregos anteriores

Falar mal das empresas por onde passou anteriormente, de anteriores patrões ou colegas é um dos erros comuns numa entrevista de emprego. É um comportamento que deve evitar já que revela falta de profissionalismo. Se quer falar do passado sem pôr em causa o lugar, destaque os aspetos positivos dessas experiências.

5. Falta de honestidade

A falsidade ou a evasão são outros erros comuns numa entrevista de emprego. Pode revelar descrevendo-se como uma pessoa diferente daquela que realmente é ou assumindo competências que não possui. Evite também a desonestidade quando fizerem uma pergunta que não sabe responder.

Para perceber como faltar com a verdade pode ser fatal na sua candidatura, veja o que acontece se mentir numa entrevista de emprego.

Se não quer cometer um outro erro comum que vai determinar a primeira impressão do recrutador vai ter de você, tenha o cuidado com o que não vestir numa entrevista de emprego.

Conheça também: Entrevista de emprego: pontos fortes e fracos

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.