8 Coisas a levar para uma entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A entrevista é o passo mais importante de uma candidatura. Além dos cuidados com a apresentação, não se esqueça de levar mais algumas coisas para uma entrevista de emprego. Use esta lista antes de sair de casa.

1. Dados da empresa

Prepare o seu percurso até ao local da entrevista assim como você se prepara para a entrevista em si. Leve o endereço da empresa, o telefone e o nome do entrevistador. O endereço e os contatos são para saber como chegar lá e poder avisar se surgir algum imprevisto. O nome do entrevistador, para saber como se dirigir a ele durante a entrevista.

2. Cópias do currículo

Já terá enviado quando se candidatou ao cargo, mas leve com você 3 cópias do currículo. Sim, cópias e não apenas uma cópia, porque pode ter vários recrutadores pela frente. E nada garante que todos tenham visto o seu currículo antes da entrevista.

3. Bloco de notas

Leve um bloco de notas simples para fazer anotações necessárias durante a entrevista. Pode ser também importante para avaliar as condições da oferta de trabalho.

4. Canetas

Para as suas anotações, vai precisar de caneta. Leve para não ter que pedir aos entrevistadores. Mas leve mais do que uma. É uma segurança no caso da primeira parar de escrever. Também uma oportunidade de se mostrar prestativo perante o recrutador, se este precisar de uma caneta durante a entrevista.

5. Portfólio

Além da descrição verbal das suas competências, leve um portfólio impresso de alguns trabalhos realizados. É a melhor ferramenta para mostrar aos recrutadores do que fez anteriormente.

6. Cartas de recomendação

Leve os trabalhos para mostrar o que fez, mas leve também algumas cartas de recomendação. São importantes para o seu potencial futuro contratante saber o que pensavam sobre você e sobre as suas capacidades nas entidades para quem trabalhou anteriormente.

7. Certificados originais

Se mencionou cursos e formações que realizou no currículo ou na carta de apresentação, leve os comprovantes originais. Poderá mostrar ao recrutador quando ele perguntar sobre suas competências, tornando a informação mais fidedigna.

8. Perguntas e respostas pensadas

Nem todas as perguntas que irão fazer a você durante a entrevista são previsíveis, mas há questões comuns a todas as entrevistas de emprego. Pesquise, pense e se prepare para dar as respostas mais adequadas, para não hesitar nem ser pego desprevenido.

Prepare também um conjunto de perguntas a fazer ao recrutador, é a sua oportunidade para mostrar que se informou sobre a empresa e que está realmente interessado no cargo a ocupar. Questione sobre os próximos passos do processo de recrutamento, sobre as competências que esperam que tenha, sobre as responsabilidades que terá que assumir.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.