7 dicas certeiras para você melhorar a sua motivação pessoal!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A motivação é definida como o motivo pelo qual a pessoa é levada a agir. Por isso, é um assunto de pauta prioritário, tanto para o indivíduo quanto para as equipes.

A capacidade de a pessoa se automotivar, seja para o trabalho ou estudo, é um dos pilares para o sucesso. Assim, quando se trata do desenvolvimento de sua carreira, saber criar automotivação é essencial.

A automotivação é baseada em estímulos internos. Sendo assim, apenas você pode descobrir os motivos que te levam a agir. Deixamos aqui algumas dicas para ajudar você a fortalecer a sua motivação. Descubra agora o que fazer.

1. Defina pequenas metas

Sabemos que nem todos estão habituados a trabalhar por metas. Se você tem dificuldades para estabelecer suas próprias metas pessoais, comece definindo metas bem pequenas.

Inicie o dia listando pequenos passos que contribuam para objetivos maiores. Procure incluir apenas tarefas alcançáveis, ou seja, que você tenha certeza de ser capaz de concluir.

2. Faça um inventário dos seus sucessos

mulher de sucesso

Reserve um tempo para listar todos os eventos em que você foi bem sucedido. Ao terminar mantenha a lista visível, para que você tenha sempre a oportunidade de se lembrar dos seus sucessos. Isso irá funcionar como um talismã para aumentar a sua motivação.

3. Mantenha a saúde em dia

Procure realizar exercícios físicos periodicamente. Mantenha também uma alimentação balanceada. Quando nos alimentamos mal e não nos exercitamos, o nosso nível de energia tende a ser muito abaixo da média.

4. Crie o hábito de planejar

Escolha um dia para que fazer o seu planejamento semanal. Quando listamos as coisas que temos para fazer, estabelecemos um compromisso com nós mesmos. Normalmente, apenas 30 minutos são suficientes.

5. Conheça seus pontos fortes e fracos

Faça um mapeamento dos seus pontos fortes e pontos fracos. Através do autoconhecimento, você será capaz de identificar qual o tipo de tarefa você tende a procrastinar e qual tipo você realiza num piscar de olhos. Assim, saberá o que precisa desenvolver em si mesmo.

6. Conheça o seu sistema de valores

Reconhecer aquilo que você valoriza também ajuda a melhorar o seu nível de autoconhecimento. Por exemplo, realização, sucesso, saúde, foco, empatia, desafios, etc. Use um pouco do seu tempo livre para fazer uma lista dos seus principais valores.

De posse desta lista, você será capaz de dizer para si mesmo, como se motivar, através do que realmente importa para você.

7. Avalie os resultados

imagem homem feliz

Após iniciar qualquer mudança para aumentar sua motivação, lembre-se de medir os resultados semanalmente. Pergunte a si mesmo: durante esta semana, eu me senti mais motivado? Quantas vezes me senti entusiasmado? Consegui alcançar mais resultados?

Alcançar metas como forma de aumentar a motivação

Por último, não subestime o poder das metas. O senso comum diz que você deve encontrar motivação para então trabalhar sobre suas metas e objetivos. Mas o contrário também é verdade. Ao conquistar um objetivo, você acaba se sentindo mais motivado para continuar.

Portanto, da próxima vez que for traçar seus objetivos, lembre-se de que ao ver os resultados concretos dos nossos esforços, acabamos muito mais motivados.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.