Saiba o que é e como fazer uma entrevista semiestruturada


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Na hora de realizar uma entrevista de seleção, podemos contar com diversas ferramentas. Algumas tendem a ser melhores do que outras, em aspectos diferentes do processo. A entrevista semiestruturada é uma dessas ferramentas.

O que é uma entrevista semiestruturada?

A entrevista semiestruturada é baseada em um roteiro flexível, que pode ser composto tanto por perguntas abertas quanto fechadas.

Assim, a direção da entrevista pode sofrer alterações conforme as respostas apresentadas. Desta forma, o entrevistador tem maior liberdade o que faz com que o processo seletivo pareça com uma conversa informal.

A entrevista semiestruturada também é conhecida como entrevista semiaberta ou semidirigida. E esse tipo de entrevista permite obter dados objetivos a partir de informações subjetivas.

Quais as principais características de uma entrevista semiestruturada?

Entre as principais características da entrevista semiestruturada, podemos destacar:

  • Possibilidade de ajustar as perguntas conforme o contexto ou o entrevistado
  • Funciona como uma conversa informal
  • As perguntas planejadas são usadas apenas como uma diretriz
  • Não há a necessidade de fazer as perguntas em uma ordem rígida
  • Há espaço para o entrevistador usar a improvisação

Quais são as vantagens de uma entrevista semiestruturada?

A principal vantagem da entrevista semiestruturada é a sua flexibilidade. Apesar de ser uma entrevista planejada antecipadamente, é possível mudar a direção das perguntas conforme as respostas.

Desta maneira, é possível adequar a entrevista ao candidato, incentivando a espontaneidade e criando situações inesperadas.

Além disso, por se tratar de uma entrevista que funciona como uma conversa informal, o acesso a informações sensíveis do candidato pode ser facilitado.

Quais são as desvantagens de uma entrevista semiestruturada?

A entrevista semiestruturada requer uma elevada agilidade por parte do entrevistador. Este deve possuir grande experiência para ser capaz de passar confiança para o candidato.

A experiência do entrevistador também é útil na decisão de mudar o rumo das perguntas, conforme as circunstâncias.

O levantamento dos resultados pode ser mais complexo do que nos outros tipos de pesquisa, por causa da necessidade de interpretação dos dados.

Neste sentido, a entrevista semiestruturada pode prejudicar um processo em que o tempo for uma variável limitada.

Como funciona uma entrevista semiestruturada?

O recrutador deve preparar um questionário com algumas perguntas para usar como roteiro. As perguntas devem ser abertas. Em outras palavras, elas devem ser elaboradas para permitir que a pessoa fale livremente a respeito do tema.

Veja abaixo exemplos de perguntas de uma entrevista semiestruturada para a seleção de um vendedor.

1. Na sua opinião, qual o principal fator que pode influenciar o crescimento das vendas e a sua manutenção? Por quê?

2. Quais as medidas que você toma quando encontra um cliente insatisfeito devolvendo um produto? Existe alguma coisa que você gostaria de fazer, mas nunca foi possível?

3. Na sua prática profissional, quais são as atividades que você faz para promover o crescimento das vendas ?

4. Descreva uma situação em que você notou que o crescimento das vendas foi bloqueado. O que poderia ser feito para que essa situação fosse revertida?

Note que, através destas perguntas, o candidato conduz a entrevista como uma conversa informal. Assim, ele pode falar sobre o que quer, na ordem que desejar.

Dependendo das respostas, novas perguntas podem ser feitas, à medida que o recrutador perceber que há alguma coisa relevante para ser investigada em maior profundidade. Neste ponto, é a experiência do recrutador que fará a diferença.

Assim sendo, essa metodologia permite coletar dados importantes para o processo de seleção. Isto ao mesmo tempo em que se coleta informações sobre o comportamento da pessoa e suas reações, se também forem relevantes para a vaga.

Quando aplicar a entrevista semiestruturada?

A entrevista semiestruturada deve ser aplicada quando é preciso investigar aspectos do candidato que vão além da parte técnica.

Como já citado, a experiência do recrutador é crucial no processo. Portanto, não poupe esforços e contrate um serviço especializado de recrutamento e seleção caso seja necessário.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.