Qual é o emprego dos seus sonhos? Como responder


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Você pode saber qual é o emprego dos seus sonhos. Contudo, quando fizerem essa pergunta na entrevista de emprego, deve pensar duas vezes antes de responder, visto que a sua resposta pode não ser aquela que o entrevistador espera ouvir.

O que o entrevistador quer saber?

A pergunta sobre o trabalho dos seus sonhos é geralmente um teste na criatividade e nos interesses do candidato, que é livre de dar a resposta que bem entender. Como não existe uma fórmula exata para a resposta, o candidato tanto pode dar uma resposta criativa, por exemplo, ou uma resposta mais direcionada à vaga em questão.

Ao longo da entrevista o candidato consegue perceber pelo tom e pelo humor do entrevistador se pode dar uma resposta mais criativa ou se deve responder mais especificamente, quando notar que o trabalho está alinhado com os seus desejos pessoais.

Dar uma resposta criativa

Para dar este tipo de resposta pode pensar no que gostaria de trabalhar e onde. Imagine onde gostaria de trabalhar, como junto ao mar, por exemplo, se o trabalho pode ser feito pela internet.

Descreva como seria o emprego dos seus sonhos, sem entrar em detalhes quanto a cargos. A sua criatividade pode ser bem recebida pelo entrevistador.

Dar uma resposta simples

Outra forma de responder a esta pergunta é falar sobre o trabalho dos sonhos para todo mundo, aquele em que não há estresse, conflitos e pressões, por exemplo. No entanto, o candidato tem de assegurar que está habituado a trabalhar sob pressão e que este trabalho dos sonhos não existe na verdade. 

Dar uma resposta mais concreta

Se considerar que o recrutador está à espera de uma resposta prática, e que a vaga se adapta às suas características, pode aproveitar a oportunidade para enfatizar as suas habilidades e o que você gosta de fazer mais, encaixando os seus gostos e competências na vaga de emprego.

Refira como acha que este emprego se enquadra nos seus desejos profissionais, e que se trata de uma boa oportunidade para aprender. Os recrutadores gostam de candidatos com objetivos e que sabem traçar formas de os alcançar.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.