Questionário para entrevista de emprego: 10 perguntas essenciais


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Se você é um recrutador, fazer um bom questionário na entrevista de emprego é uma forma de testar os candidatos e de identificar aqueles que estarão mais preparados para o desempenho do cargo.

Para elaborar um bom questionário para a entrevista de emprego deve considerar as exigências do lugar em questão e o perfil ideal de trabalhador, sem esquecer as perguntas mais comuns, mas sempre importantes em entrevista.

1. Pode falar um pouco sobre você mesmo?

Peça ao candidato para resumir a sua experiência profissional e para se caracterizar enquanto trabalhador. Com este pedido consegue começar a entrevista de forma informal e deixar o candidato mais à vontade para se exprimir e para estar mais perto do que ele realmente é.

2. O que o motiva no trabalho?

É importante saber se o candidato é capaz de fazer o trabalho, mas também se ele tem motivação e como pensa fazer. O recrutador que procura um candidato motivado e orientado a resultados tem maiores chances de evitar uma má contratação.

3. Quais as suas três melhores qualidades que considera importantes para este cargo?

Contextualize o candidato na tarefa que ele vai desempenhar e conheça um pouco mais sobre ele perguntando pelas suas qualidades.

Para testar as respostas obtidas deve escolher qualidades indispensáveis para o cargo previamente.

4. Quais os seus três maiores defeitos?

Por outro lado, algumas características podem condicionar seriamente o desempenho do cargo. Trace uma lista negra de defeitos para o cargo e descubra se um candidato apresenta algumas dessas características.

5. Por que razão deveríamos te contratar para essa vaga?

Nessa pergunta deve procurar por traços essenciais para o perfil de funcionário desejado, como a motivação, a autonomia, a flexibilidade, o espírito de grupo, a competência, entre outros exemplos.

6. Como você lida com a pressão e com o estresse no trabalho?

Peça ao candidato para exemplificar como ele lidou com a pressão e com o estresse no trabalho no passado recente. Avalie se essa atuação está à altura do que é esperado na empresa e no trabalho em questão.

7. Quando é que você se sente bem-sucedido no trabalho?

Pode perguntar sobre as principais conquistas do candidato nos últimos empregos, mas também pode perguntar sobre o que é um dia de trabalho bem-sucedido para ele, analisando se o candidato se enquadra com os objetivos traçados pela empresa.

8. Como pensa contribuir para o desenvolvimento e para o crescimento da empresa?

Com esta pergunta obriga o candidato a avaliar as suas próprias características e a desenhar o seu próprio perfil, tendo em consideração o que sabe sobre a empresa e a vaga.

9. Onde você se vê no futuro próximo?

É importante descobrir qual a visão que o trabalhador tem para o seu futuro. Interessará contratar um trabalhador com desejo de crescer e de progredir na carreira, que se enquadre no crescimento da própria empresa onde trabalha.

10. O que considera importante numa empresa?

Será o candidato compatível com o ambiente de trabalho da empresa? Ficará agradado com a empresa ou quererá sair a curto prazo? Com esta pergunta poderá descobrir a compatibilidade entre trabalhador e empresa.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.