Porque Devemos te Contratar: Como Responder


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Existem perguntas comuns que os entrevistadores fazem, "porque devo te contratar" é uma delas. Por isso, você pode se antecipar e ir preparado para sua entrevista de emprego.

Saiba como formular a sua resposta para essa pergunta e se sair melhor frente aos outros candidatos.

Recorrer ao anúncio de emprego

Antes de se apresentar para a entrevista de emprego é extremamente importante que você estude profundamente os requisitos exigidos pela vaga. Somente desta forma você pode se preparar de forma adequada para as perguntas que podem surgir.

Procure sempre valorizar os pontos onde você possui mais experiência. Construa o seu discurso em função daquilo que for mais importante para a vaga. O objetivo é mostrar que você é o candidato ideal para aquela oportunidade.

Recorrer ao currículo

Lembre-se de que o entrevistador estará usando o seu currículo como roteiro para entrevista. Portanto é esperado que você saiba falar a respeito de tudo que estiver neste documento.

Tome o cuidado de enviar uma versão atualizada do seu currículo. Lembre-se de colocar informações que você saiba falar a respeito. Estude bem o seu currículo antes de se apresentar para a entrevista.

Exemplos de respostas usando a comparação com a peça de um "quebra-cabeças"

Como se fossem peças de um quebra-cabeças, você deve estudar os requisitos da vaga que constam no anúncio para avaliar onde as habilidades e competências do seu currículo se encaixam no perfil. Desta forma, você pode dar respostas, como os exemplos abaixo:

“Eu acredito que a minha experiência se encaixa perfeitamente com o que a sua empresa está procurando. Digo isso porque eu possuo ótimas habilidades de comunicação com diferentes tipos de pessoas. Por exemplo, quando eu trabalhei numa fundação como auxiliar administrativo, nosso departamento organizou um levantamento estatístico nacional e durante seis meses. Até o fechamento da pesquisa eu trabalhei como ponto focal do projeto.”

“Estou seguro de que a minha experiência como Vendedor se encaixa adequadamente com o que vocês procuram. Afirmo isso em função dos últimos anos em que estive trabalhando na empresa ABC. Apesar do período de crise que o país atravessou, fui capaz de manter o nível das vendas, sempre com uma pequena margem de crescimento em relação ao ano anterior.”

“Tenho certeza de que a minha experiência com atendimento Home Care a pacientes críticos se encaixa de forma adequada com as necessidades da vaga. Durante os quatro anos em que trabalhei como Fisioterapeuta para a Clínica ABC, fiquei conhecido por ser capaz de firmar uma boa conexão com pacientes com incapacidade de comunicação.”

Exemplos de respostas usando a comparação com uma "pedra preciosa"

Do mesmo jeito que uma pedra preciosa possui valor pela sua raridade, mostre que você possui alguma habilidade ou competência única, que pode fazer toda a diferença para a empresa. Veja abaixo exemplos de resposta onde a pessoa coloca o seu foco no que a torna única e singular.

“Eu penso que a minha paixão por pessoas junto com a minha habilidade de prestar suporte técnico, são essenciais para esta posição. No meu último trabalho eu era responsável pelo suporte técnico do nosso departamento, por causa disso eu acabei por estudar mais sobre o assunto meu tempo livre. Fiz uma formação online para que eu me tornasse capaz de atender a demanda crescente de forma satisfatória. No final, acabei por receber um feedback muito positivo dos gestores do meu departamento.“

“Entendo que meu interesse por aprofundar meus conhecimentos em Excel podem fazer uma grande diferença. Durante o último ano fiz dois cursos de Excel Avançado por conta própria. A aplicação direta do conhecimento adquirido trouxe grande impacto no setor de Contas a Pagar e Receber da empresa, diminuindo erros e agilizando os processos.

Lembre-se que é muito importante estudar previamente os requisitos da vaga. Isso fará toda a diferença na hora de formular uma resposta. Quando esta pergunta surgir, lembre-se das nossas duas comparações: quebra-cabeças e pedra preciosa.

Muito sucesso na sua carreira!

Veja também: 8 Coisas a levar para uma entrevista de emprego

Saiba mais: Como responder às perguntas mais difíceis numa entrevista de emprego

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.