Porque Deixou o Antigo Emprego: Como Responder


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Para responder à pergunta de entrevista de emprego “por que deixou a antiga empresa?”, ou “por que vai deixar a empresa atual?”, deve ter o cuidado de não denegrir a empresa e de não se queixar do seu trabalho.

Razões para deixar a empresa

As razões para se deixar um trabalho são várias. Um mau patrão, um mau ambiente de trabalho, falta de reconhecimento, ordenados em atraso, baixos ordenados, insatisfação com o trabalho, final de contrato, despedimento, etc.

Apesar de serem todas válidas, todas elas dão uma má imagem, podendo ser para este apenas uma questão de tempo até lhe acontecer algo de semelhante.

O que dizer

Por mais que o recrutador aprecie a sua honestidade, se queixar da antiga empresa ou da sua insatisfação profissional não será benéfico.

Pode, por exemplo, dizer que simplesmente não tinha espaço para crescer ou novos desafios para enveredar no antigo emprego. Pode referir que deseja crescer profissionalmente e que este é o local ideal para fazer isso.

Também pode aproveitar para falar sobre os seus pontos fortes (como em quase todas as perguntas da entrevista de emprego).

Qualquer que seja a sua resposta, o importante é não atacar ninguém.

Fórmula para resposta

Para facilitar a sua resposta, pode utilizar a fórmula do passado, presente e futuro, estruturando a resposta nestes três pontos.

Exemplo

  1. “Na época entrei na empresa para ganhar experiência em…”
  2. “Depois de trabalhar em X, por Y tempo, acabei descobrindo que o que me motiva e realmente apaixona no trabalho é Z”
  3. “Assim, logo que vi esta oportunidade de emprego, me candidatei, pois realmente quero trabalhar nesta área de…”

Fique com uma resposta para explicar porque foi demitido.

Saiba como responder a mais perguntas difíceis da entrevista de emprego.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.