O que fazer obrigatoriamente antes da entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Estas são 5 coisas que tem mesmo de fazer antes da entrevista de emprego se quer ser bem sucedido e colocar os recrutadores de olho em você.

1. Pesquisar sobre a empresa

A empresa pesquisou sobre você. Agora é a sua vez de pesquisar sobre a empresa antes da entrevista de emprego. Todos os conhecimentos sobre a empresa são úteis para ganhar confiança na entrevista, para criar empatia com o recrutador e para o candidato se destacar da concorrência.

2. Encontrar aliados dentro da empresa

Procure aliados na empresa que possam te passar informações sobre esta. Os colaboradores são a principal fonte de informação. Ter conhecimento da cultura da empresa antes da entrevista de emprego é uma vantagem. Pode também procurar por nomes dos responsáveis da empresa no LinkedIn para associar caras a cargos.

3. Conhecer o currículo de uma ponta a outra

Tem que conhecer o seu currículo até ao pormenor. O currículo é o seu cartão de visita. Prepare-se para o defender e para receber todo o tipo de perguntas, desde a desistência de empregos e cursos, à experiência e às datas sem trabalhar ou estudar.

4. Praticar a entrevista

Pratique o que dizer na entrevista, sobretudo as respostas às perguntas mais comuns na entrevista de emprego. Não se engasgue quando lhe perguntarem o salário que deseja, por exemplo. Guarde algumas informações para consolidar possíveis lacunas no currículo e nas respostas.

5. Preparar as perguntas

Tenha também na ponta da língua perguntas para o recrutador. Veja as perguntas que deve fazer numa entrevista de emprego.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.