6 Perguntas a fazer na próxima entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Na próxima entrevista, quando lhe perguntarem se tem perguntas a fazer, em vez de ficar em silêncio, pode faze as seguintes questões ao recrutador e ganhar pontos a seu favor. Saiba o que perguntar em entrevista de emprego.

1. Quais são os desafios que poderei ter de enfrentar neste cargo?

Esta pergunta demonstra que está interessado em ficar com a posição, tentando ir ao encontro das expectativas. Também denota planejamento, para além de preocupação.

2. Quais são objetivos a cumprir nesta posição a curto prazo?

Uma pergunta mais concreta que pode fazer é qual o trabalho a realizar inicialmente e prioritariamente. Esta questão revela que está interessado em cumprir prazos, em satisfazer a chefia e em organizar o seu trabalho.

3. O que mais preza num trabalhador?

Existem características que os recrutadores valorizam e procuram num candidato em entrevista de emprego. Apesar de certas destas coisas serem comuns e essenciais, pode perguntar o que é que deve pautar o seu trabalho, podendo assim canalizar o seu trabalho para a satisfação do empregador.

4. Como caracteriza a empresa e o ambiente de trabalho?

É natural que tenha curiosidade sobre o ambiente de trabalho e sobre os colegas com quem pode vir a trabalhar. Pelo que pesquisou antes da entrevista, já deve saber um pouco sobre a cultura e sobre os valores da empresa, mas saber mais da empresa pela voz de quem nela trabalha é sempre outra coisa.

5. Tem algo a dizer sobre a minha candidatura?

Uma questão direta e interessada que pode fazer é como pode melhorar a sua candidatura. Pode já ter enunciado os seus defeitos em entrevista, mas a sua frontalidade e o seu desejo de superação serão apreciados pelo recrutador. Apontar uma vulnerabilidade permite descobrir como a contornar. Se o seu defeito está num idioma mais “enferrujado”, por exemplo, pode comprometer-se a fazer uma formação neste idioma muito brevemente.

6. O que posso esperar em seguida?

Demonstre interesse na fase seguinte do processo de recrutamento, nem que seja só saber a data para obtenção de uma resposta. Não se esqueça também de agradecer ao entrevistador.

Confira mais perguntas que pode fazer numa entrevista de emprego.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.