É uma pessoa tímida? Fique com 8 dicas para a entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O nervosismo nas entrevistas de emprego é muito comum, principalmente para quem é mais tímido ou quem tem medo de falar em público.

Pesquisar sobre a empresa

Deve pesquisar sobre a empresa antes da entrevista para estar melhor preparado e para não entrar em pânico durante a mesma.

Familiarize-se com a empresa e tente saber quem o vai entrevistar para diminuir a pressão do encontro.

Treinar entrevista

Treine ao espelho ou com um amigo a sua entrevista de emprego. Também pode colocar o celular gravando a sua simulação de entrevista para combater a timidez e saber onde melhorar.

Ter algo nas mãos

Evite ir para a entrevista de mãos vazias. Leve determinadas coisas para a entrevista.

Pode usar uma caneta na mão para esconder tremeliques, mas não deve distrair o entrevistador com demasiados movimentos com a caneta.

Também pode levar uma garrafa de água para se refrescar e fazer pausas.

Chegar cedo

Cuide dos preparativos e chegue com antecedência ao local da entrevista. Tome um café para despertar e visite o lavabo antes de entrar na empresa. Não deixe as suas preocupações fazerem parte da entrevista.

Preparar respostas

Vá para a entrevista com as respostas às perguntas mais difíceis e mais comuns na entrevista de emprego.

Prepare uma frase para o caso de ser encurralado com uma pergunta inesperada, como por exemplo: “essa é uma boa questão, deixe-me voltar a ela em breve”.

Preparar perguntas

Utilize perguntas na entrevista quando ficar sem o que dizer ou simplesmente quando lhe for solicitado.

Preparar conversas

Mesmo nas entrevistas mais formais existem momentos de pequena conversa, onde se pode referir o estado do tempo, algo peculiar na empresa ou outros assuntos. Esteja também preparado para estes momentos, para causar boa impressão.

Usar a timidez 

Encare a timidez como uma vantagem. Na hora de identificar os pontos fortes e fracos pode referir a timidez. As pessoas tímidas costumam ser organizadas, criativas, autônomas e orientadas para o detalhe.

As pessoas introvertidas são até ideais para determinados empregos.

Veja ainda dicas de networking para pessoas tímidas.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.