Dicas de networking para pessoas tímidas


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A timidez não deve ser um obstáculo ao alargamento da rede de contatos. Escolhemos algumas dicas de networking especialmente dedicadas a pessoas introvertidas ou com poucas habilidades sociais.

Colocar trabalho online

A timidez do encontro cara a cara pode ser contornada com a colocação do trabalho online e pelo contato por esta via. Criar um portfólio online é uma forma de se dar a conhecer ao mundo sem sequer sair de casa.

Apostar nas redes sociais

O LinkedIn é uma excelente forma de apostar no networking
O LinkedIn é uma excelente forma de apostar no networking

No mundo online pode ainda apostar nas redes sociais, enviando pedidos de amizade no LinkedIn a diferentes profissionais. Neste capítulo tenha em mente as regras de etiquetas a respeitar no LinkedIn.

Fazer cartões pessoais

Também pode fazer um cartão de visita online com o seu nome e a sua especialidade e entregar o mesmo aos contatos que faz. Crie também uma assinatura digital com o seu cargo e contacto para acompanhar os e-mails que envia.

Marcar encontros pessoais

Os encontros pessoais são uma forma de estreitar laços profissionais
Os encontros pessoais são uma forma de estreitar laços profissionais

Para minimizar as pressões e as distrações pode tentar marcar encontros com as pessoas que tem interesse em conhecer.

Preparar apresentação

Se preparar o seu pitch ou a sua reunião conseguirá responder melhor a qualquer situação com que se depare.

Frequentar espaços comuns

Comece a frequentar espaços de coworking para conhecer novas pessoas e criar oportunidades. Ir a estes espaços sem a companhia de amigos e conhecidos vai ajudar a conhecer novos profissionais.

Conheça ainda as diferentes profissões para pessoas introvertidas e como enfrentar a timidez numa entrevista de emprego.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.