Dicas de networking para pessoas tímidas


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A timidez não deve ser um obstáculo ao alargamento da rede de contatos. Escolhemos algumas dicas de networking especialmente dedicadas a pessoas introvertidas.

Colocar trabalho online

A timidez do encontro cara a cara pode ser contornada com a colocação do trabalho online e pelo contato por esta via. Criar um portfólio online é uma forma de se dar a conhecer ao mundo sem sequer sair de casa.

Apostar nas redes sociais

No mundo online pode ainda apostar nas redes sociais, enviando pedidos de amizade no LinkedIn a diferentes profissionais. Neste capítulo tenha em mente as regras de etiquetas a respeitar no LinkedIn.

Fazer cartões pessoais

Também pode fazer um cartão de visita online com o seu nome e a sua especialidade e entregar o mesmo aos contatos que faz. Crie também uma assinatura digital com o seu cargo e contacto para acompanhar os emails que envia.

Marcar encontros privados

Para minimizar as pressões e as distrações pode tentar marcar encontros com as pessoas que tem interesse em conhecer.  

Preparar apresentação

Se preparar o seu pitch ou a sua reunião conseguirá responder melhor a qualquer situação com que se depare.

Frequentar espaços comuns

Comece a frequentar espaços de coworking para conhecer novas pessoas e criar oportunidades. Ir a estes espaços sem a companhia de amigos e conhecidos vai ajudar a conhecer novos profissionais. 

Conheça ainda as diferentes profissões para pessoas introvertidas e como enfrentar a timidez numa entrevista de emprego

Veja também: Networking: super dicas para aumentar sua rede de contatos

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.