As 10 Habilidades Profissionais indispensáveis no mercado de trabalho


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Algumas habilidades são obrigatórias a todos os profissionais que desejam ser bem sucedidos no mercado de trabalho.É importante ter em mente que as habilidades podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas. Algumas podem ser consideradas mais “naturais” do que outras, mas todas podem ser melhoradas.

Ética e integridade

Ser íntegro é demonstrar confiança, transparência e credibilidade. Manter o seu discurso coerente com a sua prática sabendo indicar os seus limites e respeitando os limites alheios.

Energia e Iniciativa

Possuir a capacidade de enxergar o que é necessário em determinado contexto e partir para ação. Ter agilidade diante de situações complexas e desafiadoras sabendo agir de forma eficaz. Saber analisar as prioridades e delegar tarefas de forma preventiva. Quem possui esta habilidade geralmente é capaz de inspirar as pessoas à sua volta, está disponível, atento, tem entusiasmo e exprime vibração.

Comunicação

Aprender e ampliar a sua comunicação interpessoal é muito importante para ser um profissional de sucesso. Falar de forma clara, num tom de voz adequado com coerência e de forma objetiva. Desenvolver a capacidade para iniciar uma conversa, demonstrando interesse no que está sendo dito pelo outro e, quando possível, fazendo perguntas para demonstrar que está atento ao que a pessoa está falando. Lembre-se de que para ser um bom comunicador é importante saber ouvir.

Capacidade de Negociação

Ser capaz de criar acordos do tipo “ganha-ganha” utilizando a persuasão, o foco em resultados, ao mesmo tempo em que mantém o respeito às outras pessoas. Saber administrar conflitos e perceber quando é o momento certo para uma pausa. Manter uma escuta ativa também é muito importante para desenvolver esta habilidade.

Liderança

Capacidade de envolver e motivar as pessoas, com carisma. Sabendo tomar decisões e ter a capacidade de detectar e desenvolver potenciais da equipe levando em conta as características de cada indivíduo. Sendo capaz de priorizar tarefas e definir claramente as expectativas.

Inteligência emocional

É uma habilidade muito valorizada, em qualquer cargo, mas principalmente para cargos de liderança. A importância desta habilidade cresceu nos últimos tempos acompanhando a globalização. Hoje é comum fazer parte de uma equipe formada por pessoas de origens e culturas diversas. Ela diz respeito à capacidade de estar consciente e lidar com as próprias emoções e, ao mesmo tempo, não ser indiferente às emoções das outras pessoas.

Flexibilidade

Ser capaz de se adaptar às mudanças e rever pontos de vista tendo abertura para feedback e ideias diferente das suas. Sem dúvida, esta habilidade está intimamente relacionada com a personalidade do indivíduo em questão, mas pode ser aprendida e desenvolvida.

Criatividade

É saber pensar “fora da caixa” e não se limitar aos padrões estabelecidos, sendo capaz de levar em conta a intuição (sensibilidade) e saber aplicá-la em situações que pedem inovação.

Planejamento e Organização

Basicamente esta habilidade permite que você se prepare com antecedência para apresentar ideias e projetos. Por exemplo: levantando todos os dados necessários para uma reunião importante dando sustentação para o seu ponto de vista. Toda equipe gosta de contar com a presença de alguém que demonstre que investe algum tempo em planejamento e organização.

Tomada de Decisão

Ser capaz de definir claramente o problema ou desafio e, a seguir, criar uma lista de possíveis soluções avaliando a relação custo e benefício de cada uma. Decidir por uma delas e implementar a solução escolhida mantendo uma avaliação constante para poder alterar a trajetória, caso necessário.

Veja também:

Ainda não sabe qual a sua profissão ideal? Faça o nosso Teste Vocacional

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.