Super dicas para trabalhar em casa: Aumente suas chances de sucesso


Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Hoje em dia o interesse por trabalhar em casa tem crescido exponencialmente. Seja como forma de complementar a renda ou por que a pessoa decidiu empreender. Quando começamos a mesclar o nosso ambiente de trabalho com nossa casa, é necessário dar atenção a alguns aspectos para aumentar as probabilidades de sucesso. 

1.Defina qual espaço irá ocupar

Um erro comum de quem começa a trabalhar em casa, é utilizar espaços para o trabalho que são usados para outras atividades. O ideal é que você reserve um espaço dedicado apenas à sua atividade profissional. Dependendo do caso basta uma mesa de computador e uma cadeira confortável. Avalie suas necessidades.

2.Gerencie o tempo

Gerencie o tempo para que não se torna numa armadilha que pode gerar muitos problemas. Quando nosso espaço de trabalho se confunde com o nosso lar, pode se tornar tentador continuar a trabalhar horas a fio.

Por mais que amemos o nosso trabalho, é  necessário equilíbrio para adequarmos o nosso horário para que nenhuma outra área da nossa vida seja negligenciada.

3.Priorize as tarefas

Se você é do tipo que passou anos numa empresa onde as tarefas eram determinadas por superiores e agora começou a  trabalhar em casa por conta própria, é possível que encontre dificuldades em se organizar. Neste ponto, pode sempre contar com os aplicativos do tipo “lista de tarefas” onde você pode definir datas, notas e alertas.

4.Organize as finanças

Especialmente para aqueles que optaram pelo trabalho em casa como fonte principal de renda, é importante não descuidar das finanças. Para quem decidiu empreender e está dando os primeiros passos, é possível passar por momentos onde o fluxo de recebimentos não seja constante.

Até que você consiga algum contrato que garanta um rendimento base, pode ser necessário contar com algum dinheiro de economias.

5.Faça um plano de marketing

É comum que a pessoa que deseja empreender queira partir para a prática o mais rápido possível. Para aqueles que passaram vários anos como funcionários de empresas, pode ser difícil incorporar a ideia de que agora tudo depende de você. Dentro deste contexto, é muito importante reservar um tempo para o planejamento de marketing.

Que tipo de propaganda pode ajudar a aumentar suas vendas? Qual o tipo de mídia mais adequada? Você tem uma logomarca? Um slogan? Pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional da área para ajudar neste processo.

6.Esteja atento as distrações

Se o seu tipo de trabalho não está relacionado diretamente com as redes sociais, procure se manter distante delas durante o momento que estiver focado no trabalho ou desative as notificações do celular. Não restam dúvidas de que as redes sociais funcionam como uma grande distração e consumidoras de tempo precioso.

Se você é apaixonado pelos animais e tem pets em casa,  lembre-se de que eles podem se tornar uma fonte de distrações e atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho em casa. Esteja atento 

Para os amantes da música, dê preferência para a música instrumental durante o seu período de trabalho. A repetição de refrões apelativos afeta a sua atenção e contribui para quebrar o seu foco.

Ideias de Trabalho

Além das dicas, destacamos aqui também 10  ideias de trabalho que podem ser feitos em casa. Avalie qual delas é mais adequada para o seu caso particular.

Designer

Ideal para quem possui experiência como designer na criação de banners, logomarcas, ebooks, gráficos, etc. É possível conseguir trabalhos em sites, blogs e nas redes sociais onde existe a necessidade de comunicação visual.  

Gestor de redes sociais

O aumento do investimento nas redes sociais pelas empresas criou a necessidade deste posto de trabalho. Se você entende das redes sociais, considere esta opção.

Tradutor

Com o mercado globalizado, cada vez mais se torna importante a tradução de conteúdos de sites. Se você domina outro idioma além do português, está é uma boa opção.

Redator

Para quem tem alguma experiência e facilidade com a escrita, esta é uma boa opção. Sites que trabalham com produção de conteúdo para a internet, tem a necessidade deste profissional.

Blogger

Com apenas um computador, acesso à internet e o domínio de um assunto, você pode se tornar um blogger. A consistência de postagens a qualidade dos temas abordados será crucial no sucesso deste tipo de empreendimento.

Youtuber

Foque numa área onde você tenha bons conhecimentos. A renda é gerada pelos anúncios que ocorrem no seu vídeo. Além disso você pode promover produtos uma vez que o seu canal tenha um grande número de acessos.

Afiliado de produtos digitais

Uma boa maneira de ganhar dinheiro em casa é através da promoção e divulgação de produtos de terceiros, sejam eles produtos digitais ou físicos. O ganho está nas comissões oferecidas por cada produto.

Produtor digital

Quando você é um expert em algum assunto é possível criar produtos como ebooks ou cursos. Ao disponibilizar seus produtos na internet, você ganha em escala ao poder vender seu produtos para um número ilimitado de clientes.

Consultor independente

Torne-se um consultor e atenda pessoas nas áreas que você domine, por exemplo Informática, Finanças, Contabilidade, Administração, Economia, Recursos Humanos, etc. Ganhe dinheiro ao compartilhar seus conhecimentos com os outros.

Professor particular

Através do Skype ou softwares similares você pode conseguir alunos em todo o mundo. As possibilidades são muitas - idiomas, informática, matemática, português, física, biologia etc. 

Conheça alguns sites para quem quer trabalhar em casa

Para ajudar na busca por oportunidades destacamos alguns sites voltados para oferecer projetos para autônomos.

99freelas

O cadastro no 99freelas é grátis. Quando o cliente paga por um serviço é descontado 10% do valor para o site. Para aumentar a visibilidade do profissional, é oferecido um plano Premium.

Freelancer

A inscrição é gratuita. É possível incluir habilidades, amostras de portfólio e receber notificações (inicialmente 8 por mês). Upgrades são oferecidos. A taxa cobrada pelo site é de 10%.

GetNinjas

No GetNinjas o cadastro é gratuito. Segundo informações do site, não é cobrada uma mensalidade e você fica com 100% do valor do serviço.

Comunica Freelancer

Site destinado às áreas de programação e comunicação. O cadastro é gratuito, mas existem planos pagos com algumas vantagens.

Trampos

Com o cadastro gratuito o Trampos permite que você carregue um currículo e portfólio de trabalhos. Também é oferecido um plano Premium.

FreelancerPT

O FreelancerPT é voltado para os profissionais da língua portuguesa. Além do cadastro gratuito, o site oferece um plano Gold que permite acessar os trabalhos um dia antes do usuário free.

Workana

O Workana atende o mercado da América Latina. Existem planos pagos que variam em função do número de propostas por semana.

Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.