10 segmentos para ajudar você a decidir o que vender na internet


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Após muita pesquisa, você se convenceu de que vender produtos na internet é um bom negócio. Mas diante das infinitas opções, ainda não decidiu qual o melhor tipo de produto para vender. Se você se identificou com a situação, este artigo é para você.

Nossa lista de tipos de produtos para vender online foi baseada nos resultados do Google Trends Brasil. Filtramos os resultados nos últimos 5 anos para avaliar a tendência de crescimento do produto.

Em vez de apresentar uma extensa lista de opções sem qualquer alicerce, optamos por apresentar os 10 tipos de produtos com as maiores tendências de expansão.

Lembramos que estes são produtos com alguma tendência de procura de acordo com o Google Trends. Sempre faça o próprio estudo de mercado antes de começar qualquer tipo de negócio, avaliando o mercado consumidor em potencial, a concorrência e os fornecedores.

Confira a nossa lista a seguir.

1. Quadros decorativos

quadros decorativos

A tendência de crescimento para o segmento dos quadros decorativos é clara. É possível trabalhar com impressão sob demanda e atingir diferentes públicos através da variedade de tamanhos, tipos de moldura e formatos.

Um grande diferencial do setor de quadros decorativos se encontra na capacidade de personalização. Além disso, criar parcerias com artistas que produzam peças únicas para a sua loja também pode ser um caminho para o sucesso.

2. Salgadinhos congelados

salgadinhos congelados

Com a fatia de mercado das pessoas que não tem tempo para cozinhar, o negócio de salgadinhos congelados pode alcançar um público diversificado. Ao procurar adaptar as receitas, visando atender quem procura por produtos sem glúten, sem lactose ou de baixo índice glicêmico, o empreendimento amplia o campo de ação.

Vale a pena lembrar da importância da higiene nos processos. Pode ser necessário obter uma licença perante a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de iniciar o seu empreendimento. Procure se informar no site da ANVISA.

3. Relógios femininos

relógio feminino

Ao seguir a tendência atual que promove o empoderamento feminino, o segmento de venda de relógios para mulheres tende ao crescimento. Ao unir segurança e comodidade na hora de comprar um relógio, a loja online será a forma de compra preferencial dentro deste segmento.

Entre as principais tendências para este ano, segundo os sites especializados, destacamos o design mais claro e sem muitos detalhes. Reedições de modelos que fizeram sucesso no passado ganham cada vez mais visibilidade. Novas funcionalidades também tem sido apreciadas pelas consumidoras. Um exemplo está na possibilidade de trocar a pulseira do relógio, mudando a sua cor.

4. Câmeras fotográficas

camera fotografica

Com a tendência para um pequeno crescimento nas pesquisas realizadas na internet, o segmento de venda de câmeras fotográficas possui potencial para crescimento.

Segundo os sites especializados em fotografia, existe uma tendência para as câmeras se tornarem cada vez menores. Sensores cada vez mais poderosos com centenas de megapixels de resolução, lentes cada vez mais versáteis que mudam de formato e geração de energia através de painéis solares, são funcionalidades cada vez mais apreciadas.

5. Incensos

incenso

Voltado para o público ligado à espiritualidade e religião, o interesse por incensos se mantém estável, apresentando uma leve tendência ao crescimento.

Com consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, o diferencial do mercado de incensos está na garantia de utilização de ingredientes naturais. Ao trabalhar com a revenda, tenha a certeza de lidar somente com produtos onde o nome do distribuidor esteja impresso na caixa, junto com o nome do responsável técnico.

6. Acessórios automotivos

acessório automotivo

A procura pelo segmento de acessórios automotivos apresenta uma leve tendência para o crescimento. Como efeito da recessão econômica dos últimos anos, a maioria da frota de veículos permanece composta por carros antigos. Desta forma, o aumento da demanda por acessórios em função da manutenção tende a crescer.

Entre as tendências de consumo atuais destacamos os projetores que se encaixam no painel do carro. Dados como temperatura do motor e velocidade podem ser projetados na janela do carro, acima do volante.

7. Lingeries

lingerie

Nos últimos cinco anos o interesse pelo segmento de lingerires na internet tem se mantido estável, apresentando uma leve tendência para o crescimento. Além disso, o segmento da moda íntima feminina no Brasil, ganhou espaço no mercado mundial nos últimos anos.

Seja zebra, onça ou leopardo, a lingerie com estampa animal print ressurgiu com toda força nos últimos tempos. As peças com estampas artísticas, com traços que lembram artistas famosos, também despontam no cenário atual. Além dessas opções, o brilho e o strass voltaram com força total, dando um toque especial às peças.

8. Papelaria

papelaria

Apresentando alguns picos sazonais, o interesse pelo segmento da papelaria na internet apresenta uma constante tendência ao crescimento. Mercado garantido pela necessidade diária deste tipo de suprimento nas empresas, escolas e lares. Apostar em soluções personalizadas e na agilidade dos canais de distribuição são os maiores diferenciais para o segmento das papelarias.

Recentemente os principais fabricantes de blocos de papéis para desenho apresentaram novidades. São os blocos com feitos com um tipo de papel que impedem que a tinta passe para o outro lado da folha, ideal para a alegria da criançada. Os grampeadores também ganharam nova vida com formatos ergonômicos e múltiplas opções de cores.

9. Moda Praia

moda praia

Segmento nitidamente sazonal que se manteve estável apesar das recentes crises. Ideal que ele seja combinado com outro segmento (como o de lingerie, por exemplo) para manter o fluxo de caixa nos períodos menos ativos.

Os biquínis assimétricos demonstram ser uma tendência que vem se consolidando desde anos anteriores. As peças vintage, imitando estilos dos anos 90, ganharam uma fatia do público mais jovem. Os modelos com amarrações e tiras laterais também permanecem presentes, como em anos anteriores.

10. Acessórios para celulares

acessórios celulares

Com a diminuição dos preços dos celulares, a demanda por acessórios tende a aumentar ao longo do tempo. A competição entre as principais marcas não parece estar perto de terminar. Portanto este é um segmento promissor.

Os consumidores estão cada vez mais interessados por capas com estampas personalizadas com a possibilidade de escolha do material. As películas anti-impacto continuam a ser um item indispensável. Atualmente até os cabos ganham destaque com cores personalizadas.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.