Marketing Multinível: saiba o que é e como funciona


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O Marketing Multinível (MMN) é um modelo de distribuição de produtos em múltiplos níveis. Assim, remunera uma rede de distribuidores independentes que atuam como revendedores.

O modelo de negócio também é conhecido como venda direta. O termo indica que o consumidor compra diretamente do produtor, seja pela internet ou de forma presencial.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor de vendas diretas movimentou R$ 45,2 bilhões em 2017. O segmento ainda conta com cerca de 4 milhões de empreendedores independentes atuando como revendedores de produtos de diversas áreas. O país ocupa a sexta posição no setor.

Como funciona o Marketing Multinível?

Com um modelo baseado na diminuição dos intermediários entre o produtor e o consumidor, cria-se uma rede de distribuidores independentes. Eles ganham comissões sobre as vendas dos indivíduos que forem recrutados por eles.

Diferente de quem vai iniciar o próprio negócio, geralmente o investimento para entrar para a rede de distribuidores é pequeno. Não há exigências em termos de qualificações técnicas ou acadêmicas. E as empresas sérias fornecem treinamento e formação para seus distribuidores.

Em termos de plano de carreira dentro do Marketing Multinível, existem planos de premiação para os distribuidores que atinjam metas de vendas. As classificações variam de uma empresa para outra, mas geralmente são baseadas no total de pontos conquistados por equipe.

Principais empresas de MMN no Brasil

Aqui está uma lista com algumas das principais empresas associadas à ABEVD para ajudar você na decisão:

  • Avon
  • Cacau Show
  • De Millus
  • Forever
  • Herbalife
  • Hinode
  • Jequiti
  • Mary Kay
  • Racco
  • Tupperware

Cuidado com o modelo de pirâmide

O esquema de pirâmide é considerado ilegal no Brasil. Esse modelo é baseado na promessa de enriquecimento rápido e fácil. Também é comum que os integrantes sejam obrigados a pagar uma taxa de adesão para entrar na rede, sem grande incentivo para a venda dos produtos ou serviços.

No esquema de pirâmide, os participantes são estimulados apenas a indicar outros para a rede. A remuneração é feita baseada na entrada dos novos participantes, sem a necessidade de vender qualquer coisa. Assim, apenas os participantes mais antigos ganham dinheiro com o esquema.

Não acredite em promessas de renda mensal fixa ou variável, independente de produtividade e associada a um investimento inicial do distribuidor. Não se fica rico da noite para o dia com o Marketing Multinível.

Não confie em promessas de que basta recrutar outros distribuidores e que não é necessário vender. Nenhuma empresa vive apenas de recrutamento de distribuidores. Se a única fonte de renda da empresa é a partir da entrada de novas pessoas, saiba que o modelo está destinado ao fracasso no longo prazo.

Criar uma grande rede de distribuidores não é necessariamente garantia de sucesso no Marketing Multinível. Além disso, é muito importante que você desenvolva suas habilidades de liderança. Capacitar e dar formação para a sua rede são características de um bom líder.

Trabalhar para mais de uma empresa de Marketing Multinível também não é garantia de sucesso. Muitas vezes, o foco e o aprofundamento traz muito mais resultados do que a dispersão entre diversas empresas com produtos diferentes.

Você também pode ter interesse em:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.