Quer trabalhar em banco? Confira as 10 profissões ideais


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Apesar de todas as crises que o Brasil já atravessou, trabalhar em um banco continua a ser um dos objetivos profissionais mais desejados. O setor bancário conta com faixas salariais acima da média, inúmeros benefícios e em alguns casos com participação nos lucros.

Pensando em quem deseja trabalhar em bancos, criamos este artigo com os 10 cursos superiores que aumentam as chances de ingressar neste segmento. Além disso, listamos as principais formas de contratação utilizadas. Confira a seguir.

Quais são os cursos para trabalhar em banco?

Para quem pensa em fazer a sua carreira em um banco, existem algumas áreas que são necessárias em qualquer instituição bancária. Para facilitar a vida do(a) futuro(a) bancário(a), alguns destes cursos são oferecidos como ensino à distância.

1. Administração

A formação em administração capacita o profissional para fazer a gestão de recursos financeiros e administrativos.

O administrador pode reavaliar processos e propor melhorias para alcançar os objetivos da instituição de forma mais rápida e utilizando menos recursos.

2. Ciências contábeis

imagem contadora

O profissional formado em ciências contábeis pode atuar nas áreas de auditoria, controladoria, gestão contábil e contabilidade. Ele administra os tributos e obrigações fiscais da empresa, ao mesmo tempo em que mantém os registros contábeis em dia.

Além disso, pode analisar balancetes e relatórios gerenciais dando suporte para a diretoria.

3. Economia

No setor bancário o economista é responsável por elaborar e manter um plano de negócios seguindo a execução orçamentária estabelecida pelo planejamento da instituição.

Ele também deve realizar estudos macroeconômicos para tomar atitudes preventivas em relação às mudanças de mercado.

4. Gestão financeira

O profissional da área de finanças é responsável em uma instituição bancária pelo fluxo de caixa, contas a pagar e a receber. Além disso, ele pode realizar planejamentos financeiros para garantir a boa performance da instituição no mercado.

5. Direito

imagem advogado

O profissional formado em direito pode atuar com a gestão de contratos dentro de um departamento jurídico na instituição bancária.

Este profissional também pode servir de apoio para outros departamentos, no segmento do direito tributário.

6. Recursos humanos

O gestor de recursos humanos pode atuar na manutenção do plano de cargos e salários da empresa. Também pode desenvolver estratégias para o recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Este profissional pode ainda servir de mediador em questões sindicais e trabalhistas, cumprindo com a política da instituição.

7. Tecnologia da informação

imagem programadora

O profissional da área de tecnologia da informação, pode atuar no setor bancário desenvolvendo e mantendo soluções no segmento da segurança digital.

Também é possível prestar suporte em sistemas de informação, e coordenar equipes de desenvolvimento em nível gerencial.

8. Comunicação Social

O profissional de comunicação social atua na criação de textos institucionais com objetivos promocionais ou informativos. É aquele colaborador que deve estar atento às tendências do ambiente empresarial.

Outra forma de atuação é a padronização das comunicações internas, com o objetivo de melhorar o seu alcance.

9. Marketing

imagem mulher computador

No nível gerencial, o profissional de marketing é responsável pela criação e manutenção da identidade visual da instituição bancária.

Também deve criar campanhas para promover produtos e serviços, adequando os veículos de comunicação conforme o caso.

10. Logística

Uma das funções do profissional de logística em uma instituição bancária, é desenvolver continuamente os processos de compra, armazenamento e distribuição dos produtos. Assim, ele permite melhorar a eficiência ao otimizar a utilização de recursos.

Como trabalhar em um banco?

São muitas as formas de garantir uma vaga em um banco. Os processos seletivos variam de acordo com cada caso específico.

Concursos públicos

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, costumam contratar novos colaboradores através de concurso público. É necessário ficar atento para as datas em que estes bancos publicam os seus concursos para conhecer os critérios de seleção definidos.

Processos seletivos

Esta é a forma de contratação utilizadas pelos bancos privados. Acompanhe os sites oficiais das instituições de seu interesse para saber quando as vagas são oferecidas. Os processos seletivos podem variar de acordo com a instituição.

Programa de estágio

Aproveite enquanto estiver estudando na faculdade para procurar por um programa de estágio. Assim você pode adquirir experiência e sair na frente dos outros candidatos quando completar os seus estudos.

Programa de trainee

Para quem é recém-formado, pode procurar pelos programas de trainee. A competição costuma ser muito acirrada, mas ao conseguir uma vaga o profissional ganha todo o treinamento necessário para se tornar um líder, passando por vários departamentos. Fique atento para a divulgação nos sites oficiais das instituições.

Onde estudar para trabalhar em um banco?

Por último, deixamos uma lista com as principais universidades que oferecem a maioria dos cursos listados neste artigo.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.