Profissões do futuro: conheça as carreiras mais promissoras


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Devido a velocidade com que as inovações tecnológicas ocorrem atualmente, vivemos momentos de transformação no mercado de trabalho. Algumas profissões deixem de existir enquanto outras, que não existiam até então, sejam criadas.

Criamos este artigo baseado em um trabalho de pesquisa. Realizado pela Inova Consulting, Fundação Instituto de Administração (FIA), Michael Page, Sparks & Honey, Talenses e Revista Exame.

1. Coordenador para o desenvolvimento do conhecimento

O coordenador para o desenvolvimento do conhecimento direciona a formação dos colaboradores
O coordenador para o desenvolvimento do conhecimento direciona a formação dos colaboradores

Profissional especializado em direcionar a formação de colaboradores nas empresas. Sua função é exercida através da indicação de cursos, sugestão de leituras e de viagens.

Na medida em que um maior número de empresas reconhecerem a necessidade da educação continuada, esta profissão tende a crescer.

A formação para gestão do conhecimento é apresentada como MBA exigindo curso superior completo.

Onde estudar:

2. Gestor de tendências e inovação

Com a tarefa de manter as organizações alinhadas com as futuras tendências de inovações. Seu papel tende a ficar desvinculado do marketing e do desenvolvimento de novos produtos e serviços, ganhando um espaço próprio com o passar do tempo.

O curso de gestão da inovação é oferecido como MBA pelas instituições de ensino.

Onde estudar:

3. Engenheiro mecatrônico

Acompanhando a forte tendência de desenvolvimento da comunicação entre dispositivos pela internet, a profissão do engenheiro mecatrônico deve crescer sensivelmente.

Garantindo a comunicação entre as máquinas através de programação, o trabalho destes profissionais terá grande impacto na qualidade de vida das pessoas no futuro.

A formação em mecatrônica é oferecida em grau de bacharelado.

Onde estudar:

4. Arquiteto digital

O arquiteto digital é o profissional capaz de deslocar o foco do problema para a experiência durante o processo de design da solução. Desta maneira, a nova função redefine a forma de atuação tradicional do arquiteto.

O intenso uso de tecnologia irá influenciar a forma como as estruturas serão projetadas. Os processos vão contar com a ajuda da virtualização e realidade aumentada, por exemplo.

A base da formação de um arquiteto digital é o curso superior de Arquitetura.

Onde estudar:

5. Consultor de simplificação

O consultor de simplificação é o responsável pela melhoria dos processos
O consultor de simplificação é o responsável pela melhoria dos processos

A procura pela simplificação de processos tende a aumentar conforme a complexidade tecnológica aumente.

O consultor de simplificação atua trazendo melhorias na maneira como os problemas são pensados, nos processos e na estrutura de produtos e serviços.

A base para se tornar um consultor de simplificação de processos é a formação em Administração.

Onde estudar:

6. Consultor de produtividade

Podendo atuar tanto na vida pessoal como na vida profissional do indivíduo, esta profissão será responsável por promover a produtividade.

Com uma prática que pode ser essencialmente online, este consultor irá equalizar os vários setores da vida do indivíduo. Sempre buscando melhorar a qualidade dos resultados obtidos.

A graduação em Gestão de Recursos Humanos pode servir de base para a formação do consultor em produtividade.

Onde estudar:

7. Consultor de novas competências

Profissional que ajuda os clientes a desenvolverem novas habilidades e competências. Geralmente focado na conquista de novos cargos dentro de uma organização. Pode utilizar técnicas de Coachinge PNL para alcançar os objetivos.

O Coaching é um processo de acompanhamento de metas baseado em perguntas, que serve para alcançar objetivos profissionais e pessoais.

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma disciplina que estuda os processos mentais conscientes e inconscientes que determinam um comportamento, gerando maior autoconhecimento.

A certificação em Coaching e PNL é um caminho para aperfeiçoar o consultor em novas competências. A sua formação de base deve ser, preferencialmente, na área de humanas.

Onde estudar:

8. Especialista em crowdfunding

Profissional com experiência comprovada em conseguir dinheiro para o financiamento de projetos com ferramentas de crowdfunding. Poderá contar com conhecimentos de marketing digital para contribuir na promoção do projeto.

Apesar de não contar com uma formação específica, uma boa maneira de adquirir conhecimentos relevantes é através da gestão de projetos.

Onde estudar:

9. Storyteller

A capacidade de contar histórias do storyteller pode fortalecer a marca da empresa
A capacidade de contar histórias do storyteller pode fortalecer a marca da empresa

Profissional especializado em criar histórias que contribuam para a construção da identidade de serviços, produtos e empresas. Através deste trabalho, é possível fortalecer marcas e melhorar a performance comercial no mercado.

Além de uma sólida base em oratória, o contador de histórias deve ser capaz de transmitir ensinamentos causando transformação nos ouvintes.

Onde estudar:

10. Condutor de drones

Conforme a tecnologia se torna mais acessível em termos de custo, a tendência de crescimento na utilização de drones nas mais diversas áreas deve continuar.

A polícia de São Paulo foi um exemplo relativamente recente da introdução de drones. O exemplo deve ser copiado por todas as regiões do país. Portanto, a demanda por condutores experientes está garantida.

Aprender a pilotar os diversos modelos de drones existentes e conhecer as questões legais fazem parte da formação de um bom condutor de drones.

Onde estudar:

11. Jardineiro urbano

Com os jardins de pequena escala situados em áreas urbanas se tornando mais comuns, a necessidade de um especialista em plantas deverá aumentar.

À medida que a tendência de aproveitar pequenos espaços dentro de apartamentos aumentar nas grandes cidades, este será um ramo de atividade com grande potencial.

A formação em paisagismo pode fornecer a instrução necessária para um o desenvolvimento de um jardineiro urbano.

Onde estudar:

12. Arquivista Pessoal

O arquivista pessoal classifica de forma organizada todo o material produzido, para atender o crescente fluxo de informações gerado pelas diversas tecnologias.

Isto garantirá o resgate da informação de forma rápida e eficiente, quando necessário.

Contar com uma formação em gestão de documentos pode beneficiar o desenvolvimento da carreira do arquivista pessoal.

Onde estudar:

13. Consultor de carreiras online

Ajudam e preparam profissionais desenvolvendo competências de comunicação, dando dicas comportamentais e de etiqueta. Através de ferramentas online como o Skype, Messenger, Google Talk e outras similares.

Com um trabalho cujo teor é essencialmente prático, o consultor de carreira pode recriar situações de entrevistas ensaiando o profissional para eventos reais.

Ser capaz de compreender das necessidades de cada carreira para propor melhorias, é fruto de investimento na área da gestão de recursos humanos.

Onde estudar:

14. Empreendedor local

O empreendedor é responsável pela geração de empregos
O empreendedor é responsável pela geração de empregos

Com o foco ajustado à realidade local, o empreendedor local é aquele que oferece seus produtos e serviços para um público-alvo muito específico. Este público pode estar ligado à identidade cultural de uma determinada região.

Geralmente, o empreendedor local conta com a ajuda das redes sociais como principal meio de divulgação. No Brasil, o empreendedor é caracterizado pelo Microempreendedor Individual (MEI).

Para garantir o sucesso do seu negócio, o empreendedor deve entender de diversas disciplinas. Assim, a busca por um curso de capacitação se torna imprescindível para garantir a sua capacitação.

Onde estudar:

15. Gestor de resíduos

Responsável por adequar a emissão de resíduos realizada pelas empresas com a regulamentação, o gestor de resíduos contribui para a sustentabilidade ambiental.

Entre as atividades exercidas, podemos destacar o planejamento e a criação de estratégias de descarte seguro de resíduos nas empresas.

O profissional que trabalha com a gestão de resíduos tem a sua formação base na gestão ambiental.

Onde estudar:

16. Biotecnólogo

A importância do biotecnólogo cresce conforme aumenta a população
A importância do biotecnólogo cresce conforme aumenta a população

Fazendo uso da química, engenharia e a biologia, o biotecnólogo é um profissional essencialmente multidisciplinar.

A profissão de biotecnólogo tende a aumentar de importância acompanhando o crescimento populacional mundial.

Através da graduação em biotecnologia, o biotecnólogo é capacitado para atuar no combate das infecções hospitalares. E também na produção de novos medicamentos e vacinas.

Onde estudar:

17. Analista de Big Data

Focado em descobrir informações relevantes para as empresas. Usando múltiplas fontes que incluem desde as redes sociais até o sistema de gestão. O analista de big data ganha cada vez mais destaque no mercado.

Com a sua função centrada em análises estatísticas, o analista de big data tem um papel relevante no suporte à tomada de decisão das organizações.

Este profissional possui a sua formação baseada em ciências de dados.

Onde estudar:

18. Engenheiro de Agronegócio

O engenheiro de agronegócio possui um papel importante na economia do país
O engenheiro de agronegócio possui um papel importante na economia do país

O engenheiro de agronegócio deve se manter atualizado com as melhores e modernas técnicas de gestão, administração, controle de qualidade, armazenagem etc. do setor agropecuário.

O engenheiro de agronegócio pode trabalhar com a gestão de pessoal, tratamento de animais e previsão de colheitas.

A formação pode ser oferecida em nível técnico ou como bacharelado. A formação tecnológica tem ênfase na parte operacional.

Onde estudar:

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.