Profissões do futuro: conheça as carreiras mais promissoras


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Devido a velocidade com que as inovações tecnológicas ocorrem atualmente, vivemos momentos de transformação no mercado de trabalho. Diante deste cenário, é possível que algumas profissões deixem de existir enquanto outras, que não existiam até então, sejam criadas.

Para avaliar as principais tendências, criamos este artigo baseado em um trabalho de pesquisa realizado pelas seguintes organizações: Inova Consulting, Fundação Instituto de Administração (FIA), Michael Page, Sparks & Honey, Talenses e Revista Exame.

1. Coordenador para o desenvolvimento do conhecimento

coordenador desenvolvimento

Profissional especializado em direcionar a formação de colaboradores nas empresas. Sua função é exercida através da indicação de cursos, sugestão de leituras e de viagens.

Na medida em que um maior número de empresas reconhecerem a necessidade da educação continuada, esta profissão tende a crescer.

2. Gestor de tendências e inovação

Com a tarefa de manter as organizações alinhadas com as futuras tendências de inovações. Seu papel tende a ficar desvinculado do marketing e do desenvolvimento de novos produtos e serviços, ganhando um espaço próprio com o passar do tempo.

3. Engenheiro mecatrônico

Acompanhando a forte tendência de desenvolvimento da comunicação entre dispositivos pela internet, a profissão do engenheiro mecatrônico deve crescer sensivelmente.

Focados em garantir a comunicação entre as máquinas através de programação, o trabalho destes profissionais terá grande impacto na qualidade de vida das pessoas no futuro.

4. Arquiteto digital

O arquiteto digital é o profissional capaz de deslocar o foco do problema para a experiência durante o processo de design da solução. Desta maneira, a nova função redefine a forma de atuação tradicional do arquiteto.

O intenso uso de tecnologia irá influenciar a forma como as estruturas serão projetadas, contando com a ajuda da virtualização e realidade aumentada, por exemplo.

5. Consultor de simplificação

consultor de simplificação

A procura pela simplificação de processos tende a aumentar conforme a complexidade tecnológica aumente.

Neste contexto, o consultor de simplificação pode atuar trazendo melhorias na maneira como os problemas são pensados, nos processos e na estrutura de produtos e serviços.

6. Consultor de produtividade

Podendo atuar tanto na vida pessoal como na vida profissional do indivíduo, esta profissão será responsável por promover a produtividade.

Com uma prática que pode ser essencialmente online, este consultor irá equalizar os vários setores da vida do indivíduo, buscando melhorar a qualidade dos resultados obtidos.

7. Consultor de novas competências

Profissional que ajuda os clientes a desenvolverem novas habilidades e competências. Geralmente focado na conquista de novos cargos dentro de uma organização. Pode utilizar técnicas de Coachinge PNL para alcançar os objetivos.

O Coaching é um processo de acompanhamento de metas baseado em perguntas, que serve para alcançar objetivos profissionais e pessoais. A Programação Neurolinguística (PNL) é uma disciplina que estuda os processos mentais conscientes e inconscientes que determinam um comportamento, gerando maior autoconhecimento.

8. Especialista em crowdfunding

Profissional com experiência comprovada em conseguir dinheiro para o financiamento de projetos com ferramentas de crowdfunding. Poderá contar com conhecimentos de marketing digital para contribuir na promoção do projeto.

9. Storyteller

storyteller

Profissional especializado em criar histórias que contribuam para a construção da identidade de serviços, produtos e empresas. Através deste trabalho, é possível fortalecer marcas e melhorar a performance comercial no mercado.

10. Condutor de drones

Conforme a tecnologia se torna mais acessível em termos de custo, a tendência de crescimento na utilização de drones nas mais diversas áreas deve continuar.

A polícia de São Paulo foi um exemplo relativamente recente da introdução de drones. Portanto, a demanda por condutores experientes está garantida.

11. Jardineiro urbano

Com os jardins de pequena escala situados em áreas urbanas se tornando mais comuns, a necessidade de um especialista em plantas deverá aumentar. À medida que a tendência de aproveitar pequenos espaços dentro de apartamentos aumentar nas grandes cidades, este será um ramo de atividade com grande potencial.

12. Arquivista Pessoal

Para atender o crescente fluxo de informações gerado pelas diversas tecnologias, o arquivista pessoal cumprirá o papel de um profissional que classifique de forma organizada todo o material produzido. Isto garantirá o resgate da informação de forma rápida e eficiente, quando necessário.

13. Consultor de carreiras online

Ajudam e preparam profissionais desenvolvendo competências de comunicação, dando dicas comportamentais e de etiqueta através de ferramentas online como o Skype. Com um trabalho cujo teor é essencialmente prático, o consultor de carreira pode recriar situações de entrevistas ensaiando o profissional para eventos reais.

14. Empreendedor local

empreendedor local

Com o foco ajustado à realidade local, o empreendedor local é aquele que oferece seus produtos e serviços para um público-alvo muito específico. Este público pode estar ligado à identidade cultural de uma determinada região.

Geralmente, o empreendedor local conta com as redes sociais como principal meio de divulgação. No Brasil, é caracterizado pelo Microempreendedor Individual (MEI).

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.