O que vestir numa entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Uma oportunidade de trabalho depende, entre outros fatores, do que vestir numa entrevista de emprego. É a primeira impressão que passa ao recrutador e que pode influenciar todo o processo.

Adaptar o estilo à empresa

Antes de dizermos quais as peças de roupa preferenciais, a regra de ouro: pesquisar ou descobrir como se vestem na empresa ou no departamento específico a que você se candidata. A partir daí, a sua missão passa por adaptar essa indumentária ao seu estilo pessoal. Só assim se sentirá confortável e confiante no momento da entrevista.

Dependendo destes fatores, poderá apresentar-se na entrevista com um estilo formal ou semi-formal. Eis as peças ideias para vestir em cada um destes estilos.

Escolher o estilo formal

Comecemos por uma vaga para a área da advocacia, banco ou cargos de gerência.

Se é mulher e a empresa se caracteriza por uma indumentária formal, opte por vestir para a entrevista de emprego um blazer simples preto ou cinza e uma camisa branca ou outro tom claro, complementando a indumentária com calçado de salto médio e cor neutra. Dê um pouco de cor a este estilo sóbrio apenas com um acessório.

Os homens têm no terno clássico a melhor forma de se vestirem para uma entrevista de emprego nestas áreas. Sempre em tons sóbrios, acrescentando uma camisa branca e a gravata.

Escolher o estilo semi-formal

Um estilo semi-formal marcado pela simplicidade será o mais aconselhável se vai a uma entrevista de emprego para uma start-up, área do ensino, funções de secretariado, informática ou arquitetura.

Neste caso, para as mulheres a opção deverá recair sobre vestido simples, aproveitando as tendências da moda para introduzir alguma cor e diferença na bolsa ou calçado. Os vestidos, tal como as saias, devem estar à altura dos joelhos.

O homem pode manter as calças de corte clássico, abdicando do terno completo. Mantenha a camisa e um blazer que combine com as calças. Complemente com um acessório que se destaque, como um relógio.

Independentemente das peças escolhidas, o que vestir numa entrevista de emprego deve estar na proporção correta, tendo em atenção o comprimento das calças e das mangas. Peças demasiado justas ou demasiado largas são desaconselháveis. Mas descubra o que não deve mesmo vestir numa entrevista de emprego.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.