Como se preparar para uma Dinâmica de grupo


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Após ter conseguido passar pela peneira da entrevista de emprego e chamar a atenção do recrutador, chega o momento de participar de mais uma fase no processo de seleção: a dinâmica de grupo.

Para muitos candidatos é um momento que pode gerar bastante tensão e medo. Afinal, se diferenciar através dos seus comportamentos e atitudes - em situações semelhantes às que poderá viver no ambiente de trabalho - pode se tornar um motivo de muita ansiedade. Estas são as dicas fundamentais para se preparar antecipadamente para uma dinâmica.

1. Entenda o que a empresa pode querer avaliar no candidato

Muitas vezes as situações apresentadas nas dinâmica são elaboradas para que um problema seja resolvido pelos candidatos. O objetivo é evidenciar aspectos comportamentais individuais e de grupo. Sobre o candidato, a empresa vai querer entender:

  • Se age de forma ética
  • Se tem iniciativa
  • Como utiliza o seu poder de persuasão
  • Se coopera com os outros candidatos
  • Como reage perante um conflito
  • Se ouve com atenção
  • Se demonstra flexibilidade em suas ações
  • Como é a sua comunicação, se fala com clareza
  • Persistência
  • Se respeita opiniões diferentes das sua
  • Se demonstra controle emocional

2. Estude a si mesmo

Faça uma análise criteriosa da sua personalidade, comportamentos, valores, pontos fortes e de aspectos que precisam ser melhorados. Quanto maior o seu autoconhecimento, mais fácil será lidar com situações diferentes do seu habitual.

Um bom ponto de partida para iniciar o estudo de si mesmo é através do modelo dos 3 tipos de inteligência: instintiva, emocional e intelectual. Na maioria das pessoas é comum que uma das inteligências prevaleça sobre as outras.

Para descobrir qual dos tipos de inteligência você usa com mais frequência, é necessário que você se observe no dia a dia. Acredite, os benefícios resultantes desta prática vão além da preparação para uma dinâmica de grupo.

Preste atenção se você é uma pessoa essencialmente prática, que parte logo para a ação quando surge um problema (impulsivo). Note se você precisa estar emocionalmente motivado para agir (emocional). Avalie se a sua preferência é por pensar, planejar e discutir ideias (intelectual).

Seja qual for os resultados das suas observações, reserve um período de tempo para estimular o tipo de inteligência que você usa menos. Desta forma, você estará se preparando para Dinâmica de Grupo fortalecendo a parte menos desenvolvida da sua personalidade.

3. Pesquise sobre a empresa

Procure descobrir o máximo de informações sobre a empresa, analise o seu posicionamento no mercado, qual a área de atuação, valores, missão e a cultura. Saber de antemão sobre estas informações, traz uma maior segurança para enfrentar uma dinâmica de grupo.

Visite o site oficial da empresa e procure ler a página “Quem somos”, “Sobre Nós” ou similar. Na maioria dos casos você irá encontrar informações importantes sobre os valores, missão e ambiente.

Ainda no site, você poderá aprofundar seus conhecimentos navegando por páginas que informem o que a empresa faz. Se possível, procure descobrir qual o perfil do cliente que utiliza os serviços ou produtos da empresa.

Além disso, faça uma pesquisa pelo nome da empresa na Google e nas Redes Sociais. Leia o que os principais veículos de comunicação dizem a respeito do negócio. Analise os tipos de comentários que as pessoas fazem. Procure focar nos aspectos positivos.

4. Conheça as competências exigidas para a vaga

Dependendo do cargo em questão, certas competências são exigidas. A capacidade de falar em público pode ser pouco valorizada para trabalhar numa biblioteca, enquanto que o gosto pelo trabalho solitário pouco servirá numa equipe de vendas.

Seja como for, liste as competências que você possui que se encaixam no perfil. Para cada uma, procure investigar no seu histórico profissional como elas foram desenvolvidas. Procure criar uma pequena narrativa para sustentar as suas afirmações, caso seja necessário.

5. Cuide da aparência

Adeque seu vestuário de acordo com o cargo. Também leve em consideração o estilo da empresa. Lembre-se de como estavam vestidos o recrutador que o entrevistou e os outros funcionários com os quais você possa ter tido contato.

6. Faça atividades para relaxar

Por último, mas não menos importante: relaxe! Procure realizar atividades físicas, caminhadas, exercícios de respiração, ouça música e tudo o que traga a sensação de relaxamento. Qualquer prática que alivie a tensão contribui para uma postura mais tranquila durante a dinâmica.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.