Dinâmica do Espelho: como ampliar o seu autoconhecimento


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A dinâmica do espelho tem sido utilizada com sucesso como uma forma de avaliar comportamentos- Além disso ela permite trabalhar o autoconhecimento e ampliar a importância de cada indivíduo no grupo. A sua prática é aconselhada quando a empresa deseja desenvolver entre os colaboradores alguma conceito importante.

Objetivos da Dinâmica do Espelho

Avaliar comportamentos

Os participantes ficam diante de uma caixa fechada e o facilitador explica que dentro dela está a foto de uma pessoa muito importante para o grupo. A seguir, ele diz que cada um deve se aproximar e abrir a caixa. Sem revelar de quem é a foto cada um deve descrever algumas das qualidades, características e comportamentos que aquela pessoa possui.

Provocar reflexão

Dentro da caixa está um espelho. A dinâmica funciona como um convite à auto-reflexão, aproveitando a imagem refletida do participante. Enquanto um dos colaboradores está diante do espelho, citando suas características é possível que o facilitador pergunte aos outros se sabem de quem a pessoa está falando.

Autoconhecimento

A intenção da dinâmica do espelho é provocar uma reflexão a respeito do comportamento, ações e outras características que manifestamos dentro do grupo. O foco deve ser pela via positiva, levando em conta que todos nós queremos evoluir e nos tornar pessoas melhores. Muitas vezes, o cotidiano não nos dá tempo para fazer este tipo de análise. Portanto, caso tenha que participar, aproveite a oportunidade para ampliar o seu autoconhecimento.

Descobrir o valor de cada pessoa

Outro objetivo desta dinâmica é o de demonstrar que todos temos o nosso valor dentro do grupo, independente do cargo ocupado ou tempo de serviço. Mesmo aquelas pessoas que não contribuem diretamente com a atividade fim da empresa, podem estar ajudando com a manutenção e organização do ambiente, para que o trabalho possa fluir livremente.

Aprender a respeitar cada pessoa

A partir do reconhecimento do valor de cada indivíduo no grupo é possível trabalhar também o respeito pelo outro. Por exemplo: às vezes, pessoas de departamentos diferentes não tem a noção da importância do trabalho dos outros. Este reconhecimento do valor de cada um gera, consequentemente, um maior respeito pela atividade exercida pelo outro.

Conclusão

Qualquer esforço que leve ao aumento da consciência do indivíduo e do grupo deve ser levado a sério. Se for participar da dinâmica do espelho, tenha a certeza de que os resultados serão muito positivos.

Ainda não sabe qual a sua profissão ideal? Faça o nosso Teste Vocacional

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.